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UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.

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1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista de Lima

2 FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

3 OBJETIVOS Possibilitar aos alunos e às alunas a compreensão dos conceitos relativos ao comportamento humano nas organizações, considerando os níveis de análise individual, grupal e organizacional. Levar os alunos e as alunas a estabelecerem conexões entre os diferentes níveis de comportamento organizacional e a vantagem competitiva das empresas.

4 EM QUE MUNDO CORPORATIVO VIVEMOS?

5 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia empresarial. (ROBBINS, 2005) Estudo sistemático e a aplicação cuidadosa do conhecimento sobre como as pessoas agem dentro da organização, seja como indivíduos, seja em grupos. (NEWSTROM, 2008)

6 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL CAMPO MULTIDISCIPLINAR O comportamento organizacional é um campo multidisciplinar que se divide em três sub-conjuntos, centrados em processos: individuais (valores, atitudes, personalidade, percepção, motivação e aprendizagem); grupais (dinâmica grupal, liderança, tomada de decisão, poder e política) e organizacionais (comunicação, estrutura, cultura, mudança e desenvolvimento organizacional).

7 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Processos Organizacionais Processos Grupais Processos Individuais

8 BREVE HISTÓRICO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Estudos de Hawthorne (1927) – Pesquisas realizadas em uma fábrica da Western Eletric Company para determinar a relação entre intensidade da iluminação e a produtividade. Movimento das Relações Humanas – Em oposição à teoria Clássica da Administração, baseava-se na crença de que há uma conexão importante entre práticas gerenciais, moral e produtividade. Abordagem contingencial da administração (início da década de 1960) – Encoraja gerentes e profissionais a examinar diferenças individuais e situacionais antes da decisão sobre o curso de uma ação.

9 REFLEXÕES... Os conceitos de comportamento organizacional precisam refletir condições situacionais ou contingenciais. O senso comum, por si só, não provê ao gestor o entendimento suficiente das complexidades e sutilezas do comportamento organizacional. Os gestores devem evitar o fascínio inerente a buscar respostas simples para resolver questões organizacionais.

10 ABORDAGEM ESTRATÉGICA DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Compreensão da maneira como os fatores individuais, interpessoais e organizacionais influenciam o comportamento e o valor das pessoas dentro de uma determinada organização, na qual o valor se reflete na produtividade, na satisfação e, em última instância nas vantagens competitivas e no sucesso financeiro da organização. (Hitt, Miller e Colella, 2007)

11 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA VANTAGEM COMPETITIVA Quando uma organização consegue desempenhar algum aspecto de seu trabalho melhor do que seus concorrentes ou quando é capaz de realizar o trabalho de um jeito tal que os concorrentes não consigam fazer igual. CAPITAL HUMANO Soma de competências, conhecimentos e atributos gerais das pessoas dentro de uma organização. Representa a capacitação para o trabalho de hoje e o potencial para o trabalho de amanhã. Engloba não apenas competências observáveis, mas também as competências, conhecimento e habilidades dos colaboradores para aprender, se comunicar, construir confiança e trabalhar em equipes.

12 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA CAPITAL HUMANO – FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA VALOR – Extensão com que os indivíduos são capazes de lidar com o trabalho básico de uma organização. SINGULARIDADE – Extensão em que as competências e os talentos das pessoas de uma organização são inigualáveis no setor. BAIXA IMITABILIDADE – Extensão em que as habilidades e talentos das pessoas em uma determinada organização podem vir a ser copiados por outras organizações.

13 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA

14 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL DISCIPLINAS PSICOLOGIA Busca medir, explicar e, algumas vezes, modificar o comportamento dos seres humanos e dos animais. Envolve o estudo da aprendizagem, motivação, personalidade, emoções, percepção, satisfação com o trabalho, eficácia da liderança, avaliação de desempenho, planejamento do trabalho, estresse profissional. SOCIOLOGIA Estuda o sistema social no qual os indivíduos desempenham seus papéis, ou seja, a relação das pessoas entre si. Áreas que receberam mais contribuição da sociologia foram a dinâmica de grupo, o desenho de equipes de trabalho, a cultura organizacional e aspectos como poder, comunicação e conflitos.

15 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL DISCIPLINAS PSICOLOGIA SOCIAL Mistura conceitos da psicologia e sociologia. Seu foco é a influência de um indivíduo sobre o outro. Um dos temas mais investigados é a mudança, entendimento e mudanças de atitudes, padrões de comunicação e a tomada de decisão em grupo. ANTROPOLOGIA Estudo das sociedades para compreender os seres humanos e suas atividades. Envolve o estudo de valores e atitudes comparativas, cultura organizacional e análise multicultural. CIÊNCIA POLÍTICA Estuda o comportamento dos indivíduos e dos grupos dentro de um ambiente político. Estuda, principalmente, conflitos, políticas intra-organizacionais e poder.

16 DESAFIOS E OPORTUNIDADES DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Respondendo à globalização Administrando a diversidade da força de trabalho Aumentando a qualidade e a produtividade Enfrentando a escassez de mão-de-obra Melhorando o atendimento ao cliente Melhorando as habilidades humanas

17 DESAFIOS E OPORTUNIDADES DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Dando autonomia para as pessoas Estimulando a inovação e as mudanças Lidando com a temporariedade Trabalhando em organizações interconectadas Ajudando os funcionários a equilibrar a vida pessoal e profissional Melhorando o comportamento ético

18 FATORES AFETADOS/PREVISTOS PELO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL PRODUTIVIDADE – Preocupação com a eficiência e a eficácia dos indivíduos grupos e organizações. ABSENTEÍSMO – Ausência do funcionário no ambiente de trabalho. ROTATIVIDADE – É a permanente saída e entrada de pessoal da organização de forma voluntária ou in voluntária. CIDADANIA ORGANIZACIONAL – É um comportamento discricionário que não faz parte das exigências funcionais de um cargo, mas que ajuda a promover o funcionamento eficaz da organização. SATISFAÇÃO NO TRABALHO – Conjunto de sentimentos que uma pessoa possui com relação ao seu trabalho.


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