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C ULTURA O RGANIZACIONAL Profa. Renata de Oliveira silva 1º sem/ 2012.

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1 C ULTURA O RGANIZACIONAL Profa. Renata de Oliveira silva 1º sem/ 2012

2 A BERTURA E B OAS VINDAS ! Profa. Renata de Oliveira Silva2

3 3 Nome Formação Empresa e o que faz Expectativa Apresentação Inicial

4 Profa. Renata de Oliveira Silva 4 Nós somos o que fazemos repetidas vezes. Portanto, a excelência não é um ato, mas um hábito. Aristóteles

5 Profa. Renata de Oliveira Silva 5 Metodologia de trabalho Exposição Debate Exercícios Prova

6 Profa. Renata de Oliveira Silva 6 Organização dos trabalhos Definindo contrato do grupo

7 Organização dos trabalhos Profa. Renata de Oliveira Silva 7 Esta é uma disciplina que exige trabalho em grupo: Soma de experiências e competências. A contribuição de todos é um fator de sucesso: Compartilhamento de ideias e visões. Respeitar o tempo do colega é uma condição. A administração do tempo é fundamental.

8 C ONTEÚDO DA D ISCIPLINA Profa. Renata de Oliveira Silva 8

9 Objetivo Profa. Renata de Oliveira Silva 9 Apresentar e debater conceitos introdutórios de cultura e comportamento organizacional sob a perspectiva de atuação do Administrador de Negócios.

10 Ementa Conceitos básicos: – Sociologia, sociedade e cultura. – Cultura organizacional, sociedade e organizações sociais. – Organizações sociais e organizações de trabalho. Comportamento e cultura organizacional: – Práticas culturais e as metas organizacionais. – Clima organizacional e a gestão do tempo. – Aprendizagem e compreensão da cultura organizacional. – Barreiras culturais às mudanças. – Cultura organizacional e as questões de poder, autoridade e comunicação. Profa. Renata de Oliveira Silva 10

11 Bibliografia Básica ECONOMIA APLICADA Bernardes, Cyro; Marcondes, Reynaldo C. Editora Saraiva - 7ª Edição Profa. Renata de Oliveira Silva 11 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Robbins, Stephen P.; Judge, Timothy A.; Sobral, Filipe. Pearson Prentice Hall - 14ª Edição CULTURA ORGANIZACIONAL: Uma abordagem antropológica da mudança Tavares, Maria das Graças de Pinho Editora Qualitymark

12 P ARTE I C ONCEITOS B ÁSICOS Profa. Renata de Oliveira Silva 12

13 Profa. Renata de Oliveira Silva13 Ciência que estuda a vida social humana

14 14 Sociologia aplicada à Administração Sociedade Organização Departamentos Pessoas Mercado Geral Individual Níveis de agrupamento Estudo das pessoas em relação aos seus ambientes organizacionais e culturais.

15 Organização como espaço do Homem Profa. Renata de Oliveira Silva 15 Tudo que é criado pelo Homem é produto de seus sonhos, suas paixões, seus medos, suas necessidades, suas crenças e sua capacidade de conceber e agir. Organização: forma, meio, maneira, jeito Organizações: formatos Fonte: Profa. Dra. Maria Estér de Freitas

16 Organização de trabalho Profa. Renata de Oliveira Silva 16 Unidade social artificialmente criada e estruturada para alcance de objetivos específicos, por meio de pessoas organizadas em torno de estruturas, rotinas, atividades e ações voltadas para esse fim. Ambientes organizacionais: espaços formais ou informais de interação humana (coletivas e individuais) com públicos internos ou externos à organização.

17 Cultura Profa. Renata de Oliveira Silva 17 Conjunto sistematizado de ferramentas, utensílios, objetos, símbolos, hábitos, normas, crenças, valores, rituais, sentimentos e atitudes compartilhado por uma sociedade (grupo de pessoas), que molda e estabelece padrões esperados de comportamento de seus membros, que perdurem ao longo do tempo.

18 Profa. Renata de Oliveira Silva 18 O que é cultura organizacional?

19 19 Cultura Organizacional Sistema de valores, hábitos, crenças, práticas (...) compartilhado pelos membros de uma organização que a diferencia das demais. O que essas organizações têm em comum? E o que as difere?

20 A cultura organizacional se refere à maneira pela qual seus funcionários, e demais stakeholders, percebem as características da cultura da empresa, e não ao fato de eles gostarem ou dela. Cultura Organizacional Capturando sua essência Características Inovação Grau em que os funcionários são estimulados a serem inovadores e assumir riscos. Atenção aos detalhes Grau em que se espera que os funcionários demonstrem precisão, análise e atenção aos detalhes. Orientação para resultados Grau em que os dirigentes focam mais os resultados do que as técnicas e os processos empregados para o seu alcance. Foco na pessoa Grau em que os dirigentes e gestores levam em consideração o efeito dos resultados sobre as pessoas da organização. Foco na equipe Grau em que as atividades de trabalho são mais organizadas em torno de equipes do que de indivíduos. AgressividadeGrau em que as pessoas são competitivas e agressivas. Estabilidade Grau em que as atividades enfatizam a manutenção do status quo em vez da mudança.

21 Comportamento Organizacional Profa. Renata de Oliveira Silva 21 Compreensão de fatores que afetam o comportamento humano nas organizações, como: Poder Liderança Organização do trabalho Grupos informais Conformidade a normas Resistências a mudanças Conflitos Comunicação E seus efeitos no desempenho e alcance dos resultados desejados pela organização.

22 Cultura e Comportamento Organizacional Desafios e oportunidades da administração Profa. Renata de Oliveira Silva 22 Respondendo à Globalização Aumento das missões internacionais Trabalho com pessoas de diferentes culturas Enfrentamento de movimentos anticapitalistas Fuga de empregos para países com mão-de-obra mais barata Maior regulação e controle na gestão de riscos Pressões sobre Governança Corporativa e Responsabilidade Socioambiental

23 Cultura e Comportamento Organizacional Desafios e oportunidades da administração Profa. Renata de Oliveira Silva23 Administrando a diversidade de mão-de-obra Questões étnicas, de gênero, geracionais Comprometimento, expectativas, necessidades... Melhorando o atendimento ao cliente (serviços) Qualificação da mão-de-obra (própria e terceirizada) Eficiência de estruturas organizacionais e dos processos Cultura do funcionário X Cultura do cliente Administrando as competências humanas Desenvolvimento de competências (CHA) Desempenho Captação, retenção e sucessão de talentos

24 Estimulando a inovação e a mudança Produtos e serviços Arranjos e processos produtivos Modelos de gestão Lidando com a incerteza Comportamento do mercado Temporalidade do emprego Desenvolvimento contínuo (capital intelectual) Trabalhando com organizações interconectadas Novas formas de organização do trabalho Comunicação remota Uso intensivo de TI Cultura e Comportamento Organizacional Desafios e oportunidades da administração Profa. Renata de Oliveira Silva 24

25 Ajudando os funcionários a equilibrar a vida profissional e pessoal Políticas e práticas de gestão de pessoas Processos de trabalho Criando um ambiente de trabalho positivo Clima organizacional Qualidade de vida no trabalho Melhorando o comportamento ético Transparência Combate a fraude Combate ao assédio Cultura e Comportamento Organizacional Desafios e oportunidades da administração Profa. Renata de Oliveira Silva 25

26 P ERGUNTAS ?


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