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1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO O DESAFIO DAS EMPRESAS MODERNAS Fenômeno Mundial. São mudanças internas consideradas irreversíveis dentro das organizações. Mudanças.

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1 1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO O DESAFIO DAS EMPRESAS MODERNAS Fenômeno Mundial. São mudanças internas consideradas irreversíveis dentro das organizações. Mudanças corporativas predominam em todos os paises industrializados, desenvolvidos e não desenvolvidos porém com velocidades diferentes.

2 2 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO O DESAFIO DE IMPULSIONAR AS PESSOAS E RENOVAR CONTINUAMENTE AS EMPRESAS. Num passado recente as pessoas eram consideradas os recursos da organização: os recursos humanos.

3 3 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO Mas o que significa recursos? Recursos representa algo material, passivo, inerte e sem vida própria e que supre os processos organizacionais em termos de matéria-primas, dinheiro, máquinas e equipamentos, etc.[Pág 1] (Chiavenato, I. – Gerenciando Pessoas) Mas serão as pessoas meros recursos organizacionais? Depende da maneira como se aborda a sua atividade dentro das organizações.

4 4 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO Na Era Industrial As atividades consideradas: Rotineiras, repetitivas, física ou muscular = Máquinas Atualmente a automação, automatização e a robotização assumem esse papel cada vez mais em nosso meio.

5 5 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO Na Era da Informação: 1.Trabalho físico x mental: Atividades cada vez menos física e cada vez mais mental e cerebral. Menos repetitiva e imitativa, mais criativa e inovadora. Substituição da força da mão-de-obra, substituída pela força do conhecimento e competências. Atuação em forma de parcerias e colaboração. Cada pessoa é uma cabeça, uma inteligência a serviço da organização.

6 6 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO 2.Homogeneidade X Heterogeneidade –No passado os Depto de R.H em suas atividades práticas (seleção, treinamento, remuneração e benefícios) buscavam encontrar profissionais com características de personalidade e de comportamento homogêneos. –As pessoas deixam de ser commodities, para assumir um papel mais importante na organização, ou seja oferecer suas habilidades e suas diferenças individuais. Sua forma de pensar e agir.

7 7 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO –As diferenças individuais são realçadas e incentivadas. A busca por novos talentos são procuradas de forma constante. –A reunião dos conhecimentos, habilidades e competências individuais fazem a diferença para a vantagem competitiva da organização.

8 8 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO 3.Trabalho individual x trabalho em equipe O trabalho deixa de ser individualizado, solitário e isolado para se transformar em atividade grupal, solidária e conjunta. Aquilo que foi importante no passado o profissional especialista(única área), hoje abre espaço para o um novo conceito: o profissional generalista(várias áreas).

9 9 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO As novas diretrizes nas organizações atualmente: –as pessoas trabalham melhor e mais satisfeitas quando desenvolvem e executam seu trabalho e o fazem em equipes, células de produção, times, trabalho conjunto, participação, solidariedade, consenso, decisão em equipe, autogerenciamento, multifuncionalidade, polivalência, diversidade, empowerment.

10 10 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO 4 – Reter x possuir talento: Hoje não é mais tão importante reter talentos na organização. –É mais importante: Fazer com que os talentos sejam rentavelmente aplicados. Desenvolver e aplicar esses talentos para se obter elevados retornos deste precioso capital humano.

11 11 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO Atualmente o papel de alguns presidentes de empresas bem sucedidas é exatamente agregar valor continuamente à organização, aos clientes e aos acionistas por meio do valor intelectual agregado aos funcionários.

12 12 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO 5.Gerentes líderes democráticos: Mudança de papéis: –Gerentes e executivos transformam-se em líderes democráticos e incentivadores. –O comando e decisões autocráticas (de uma só pessoa) dá espaço para um novo ambiente de trabalho, o comprometimento de todos em torno de um só objetivo: o crescimento da organização como um todo. –A área de RH, sai da condição de órgão executor e operacional, para atuar como uma equipe estratégica de consultoria interna.

13 13 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO 6.Treinamento e Desenvolvimento (T&D) x Organização como um todo: O desenvolvimento das pessoas deixa de ser uma tarefa exclusiva da área de T&D, e passa a ser uma preocupação conjunta da empresa. A gestão do conhecimento e das competências, a criação de universidades corporativas (exclusivamente para atender interesses e necessidades específicas). Ex.: Convênios entre: –Empresas e universidades, –Empresas e escolas técnicas, –Empresas e entidades de classe (SEBRAE, CIESP, FIESP).

14 14 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO 7.Capital Humano: Aumentar e aplicar o capital humano constitui hoje uma obsessão das empresas competitivas. Quem participa diretamente deste processo descentralizado? Começa com o executivo principal (capitão do time) que dá o pontapé inicial, passa para o meio do campo (gerentes) que trabalham na defesa e no ataque.

15 15 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO OS NOVOS ATIVOS DA EMPRESA Qual é o principal patrimônio de uma organização? O que está valendo mais em uma organização? O que determina o valor de mercado de uma organização? O SEU CAPITAL INTELECTUAL E o que é Capital Intelectual? –Ele depende de três ingredientes principais: conteúdo (talentos), continente (estrutura organizacional) e clima (cultura organizacional)

16 16 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO Capital Intelectual Capital Externo Capital de clientes e de fornecedores Capital Interno Capital e Sistemas Internos e conhecimento corporativo Capital Humano Capital de talentos Talentos(conteúdo) Pessoas dotadas de competências, habilidades e conhecimentos Estrutura (continente) Organizacional Organização do Trabalho Cultura (Clima) Organizacional Comportamento no trabalho Os desdobramentos do Capital Intelectual

17 17 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO Bibliografia: Chiavenato, I. – Gerenciando Pessoas – como transformar os gerentes em gestores de pessoas – 4ª edição – São Paulo: Editora Prentice Hall, (1° Capítulo).


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