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INSTITUTO CHIAVENATO de Educação www.chiavenato.com
Ensinar para administrar. Administrar para ensinar.
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GESTÃO de RECURSOS HUMANOS
Idalberto Chiavenato
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NOVOS TEMPOS: * Era Industrial * Era da Informação
* Estabilidade e permanência * Mudança e Transformação * Mundo concreto e físico * Mundo abstrato e virtual
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NOVOS TEMPOS: * Era Industrial * Era da Informação
* Estabilidade e permanência * Mudança e Transformação * Mundo concreto e físico * Mundo abstrato e virtual NOVOS DESAFIOS: * Produtos * Produtos + Serviços * Manutenção do statu quo * Criatividade + Imaginação * Capital Financeiro * Capital Intelectual
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NOVOS TEMPOS: NOVAS SOLUÇÕES: * Era Industrial * Era da Informação
* Estabilidade e permanência * Mudança e Transformação * Mundo concreto e físico * Mundo abstrato e virtual NOVOS DESAFIOS: * Produtos * Produtos + Serviços * Manutenção do statu quo * Criatividade + Imaginação * Capital Financeiro * Capital Intelectual NOVAS SOLUÇÕES: * Tamanho * Agilidade * Divisão do Trabalho * Integração + Conectividade * Ordem * Flexibilidade * Controle * Inovação
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Os objetivos básicos da empresa moderna:
1. Servir a uma necessidade básica da sociedade, do mercado ou do cliente. A empresa é um processo de satisfação de consumidores e não apenas um processo de produção de bens. Ela deve começar com o cliente e não com uma patente ou matéria-prima.
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Os objetivos básicos da empresa moderna:
1. Servir a uma necessidade básica da sociedade, do mercado ou do cliente. A empresa é um processo de satisfação de consumidores e não apenas um processo de produção de bens. Ela deve começar com o cliente e não com uma patente ou matéria-prima. 2. Gerar riqueza. A empresa é um sistema vivo e aberto que se caracteriza pela sinergia e pelo elevado valor agregado.
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Os objetivos básicos da empresa moderna:
1. Servir a uma necessidade básica da sociedade, do mercado ou do cliente. A empresa é um processo de satisfação de consumidores e não apenas um processo de produção de bens. Ela deve começar com o cliente e não com uma patente ou matéria-prima. 2. Gerar riqueza. A empresa é um sistema vivo e aberto que se caracteriza pela sinergia e pelo elevado valor agregado. 3. Distribuir a riqueza gerada. A riqueza gerada deve ser distribuída proporcionalmente entre todos os parceiros que contribuíram direta ou indiretamente para sua geração de maneira proporcional.
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Os objetivos básicos da empresa moderna:
1. Servir a uma necessidade básica da sociedade, do mercado ou do cliente. A empresa é um processo de satisfação de consumidores e não apenas um processo de produção de bens. Ela deve começar com o cliente e não com uma patente ou matéria-prima. 2. Gerar riqueza. A empresa é um sistema vivo e aberto que se caracteriza pela sinergia e pelo elevado valor agregado. 3. Distribuir a riqueza gerada. A riqueza gerada deve ser distribuída proporcionalmente entre todos os parceiros que contribuíram direta ou indiretamente para sua geração de maneira proporcional. 4. Construir uma imagem de ética e responsabilidade social. A empresa deve criar um ambiente de honestidade e plena confiança.
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Os objetivos básicos da empresa moderna:
1. Servir a uma necessidade básica da sociedade, do mercado ou do cliente. A empresa é um processo de satisfação de consumidores e não apenas um processo de produção de bens. Ela deve começar com o cliente e não com uma patente ou matéria-prima. 2. Gerar riqueza. A empresa é um sistema vivo e aberto que se caracteriza pela sinergia e pelo elevado valor agregado. 3. Distribuir a riqueza gerada. A riqueza gerada deve ser distribuída proporcionalmente entre todos os parceiros que contribuíram direta ou indiretamente para sua geração de maneira proporcional. 4. Construir uma imagem de ética e responsabilidade social. A empresa deve criar um ambiente de honestidade e plena confiança. 5. Melhorar – ou pelo menos manter – a natureza. A empresa deve repor ao ambiente ecológico tudo o que dele retirou para suas operações.
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A NECESSIDADE DE MODELOS INTEGRADOS DE GESTÃO
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Qual é o Caminho? Quais as Prioridades? Quais os Objetivos? Quais os Resultados?
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Por onde começar?
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MODELO DE GESTÃO DE FOCO INTERNO
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Questões Críticas: Quem somos? A quem servimos? O que queremos ser?
Aonde queremos chegar? Com quem podemos contar?
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Modelo de Gestão de Foco Interno Missão
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Modelo de Gestão de Foco Interno A quem servimos? Missão
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Shareholders Acionistas Proprietários Empresa
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Stakeholders Acionistas Proprietários Diretores Gerentes Clientes e
Usuários Fornecedores Empresa Parceiros Comunidade Colaboradores
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Stakeholders: Proprietários Acionistas Investidores
Clientes e Consumidores Fornecedores Parceiros Colaboradores Terceiros Comunidade Mercado Órgãos Governamentais Sindicatos de Classe
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Questões Críticas: A quem devemos prestar contas?
Quem são nossos stakeholders? Quem são nossos clientes? Como atender a todos os stakeholders?
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Modelo de Gestão de Foco Interno Missão Visão
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Modelo de Gestão de Foco Interno Missão Visão Objetivos
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Objetivos de Aperfeiçoamento
Objetivos Rotineiros Objetivos de Aperfeiçoamento Objetivos Inovadores Treinar 100 homens/horas por semana Produzir 120 bolas por minuto Entrevistar 120 candidatos Manter o índice de rotatividade em menos de 1% ao mês Manter o índice de absenteísmo em menos de 2% ao mês Manter o nível de satisfação dos funcionários em 85% Aumentar a qualidade dos produtos em 5% ao ano Elevar o nível de produtividade do pessoal em 5%. Incrementar a relação faturamento por funcionário de R$ 210,00 para R$ 350,00 em um ano Melhorar o atendimento ao cliente. Acelerar a entrega do pedido ao cliente. Criar e desenvolver um produto novo por mês Desenhar um novo programa de treinamento para equipes dentro de um ano Obter 100 sugestões mensais dos funcionários Incentivar a participação dos funcionários nas decisões. Implantar programa de qualidade total ou ISO.
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A Cascata de Objetivos Estratégicos Táticos Operacionais Objetivos
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Modelo de Gestão de Foco Interno Missão Visão Objetivos Escolher a
Equipe Saber selecionar os membros da equipe.
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Modelo de Gestão de Foco Interno Missão Visão Objetivos
Escolher a Modelar o Equipe Trabalho Saber organizar o trabalho da equipe.
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Modelo de Gestão de Foco Interno Missão Visão Objetivos
Escolher a Modelar o Preparar a Equipe Trabalho Equipe Saber treinar os membros da equipe.
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Modelo de Gestão de Foco Interno Missão Visão Objetivos
Escolher a Modelar o Preparar a Incentivar a Equipe Trabalho Equipe Equipe Saber motivar os membros da equipe.
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Modelo de Gestão de Foco Interno Missão Visão Objetivos
Escolher a Modelar o Preparar a Incentivar a Liderar a Equipe Trabalho Equipe Equipe Equipe Saber orientar os membros da equipe.
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Modelo de Gestão de Foco Interno Missão Visão Objetivos
Escolher a Modelar o Preparar a Incentivar a Liderar a Equipe Trabalho Equipe Equipe Equipe Resultados
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Modelo de Gestão de Foco Interno Missão Visão Objetivos
O que somos O que queremos ser Aonde queremos chegar Com quem vamos contar Missão Visão Objetivos Escolher a Modelar o Preparar a Incentivar a Liderar a Equipe Trabalho Equipe Equipe Equipe Resultados
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Modelo de Gestão de Foco Interno Missão Visão Objetivos
O que somos O que queremos ser Aonde queremos chegar Com quem vamos contar Gerente como missionário Gerente visionário Gerente com ação proativa Gerente como condutor de equipes Missão Visão Objetivos Escolher a Modelar o Preparar a Incentivar a Liderar a Equipe Trabalho Equipe Equipe Equipe Resultados
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C L I E N T E S Equipes de Funcionários Gerentes Diretores
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Criar um Ambiente de: Engajamento e participação Aprendizado constante
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Criar um Ambiente de: Engajamento e participação Aprendizado constante Mudança e renovação Excelência
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Criar um Ambiente de: Engajamento e participação Aprendizado constante Mudança e renovação Excelência Foco em resultados Satisfação do cliente
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Criar um Ambiente de: Engajamento e participação Aprendizado constante Mudança e renovação Excelência Foco em resultados Satisfação do cliente Qualidade de vida no trabalho Ética e responsabilidade social
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Criar um Ambiente de: Engajamento e participação Aprendizado constante Mudança e renovação Excelência Foco em resultados Satisfação do cliente Qualidade de vida no trabalho Ética e responsabilidade social Agregar valor Respeito à natureza
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Sincronismo Conectividade Integração Visão Sistêmica Sinergia
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Estamos realizando um bom trabalho?
Afinal, para quem?
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Difícil? Mas não impossível!
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