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INSTITUTO CHIAVENATO de Educação www.chiavenato.com Ensinar para administrar. Administrar para ensinar.

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1 INSTITUTO CHIAVENATO de Educação Ensinar para administrar. Administrar para ensinar.

2 GESTÃO de RECURSOS HUMANOS Idalberto Chiavenato

3 NOVOS TEMPOS: * Era Industrial * Era da Informação * Estabilidade e permanência* Mudança e Transformação * Mundo concreto e físico * Mundo abstrato e virtual

4 NOVOS TEMPOS: * Era Industrial * Era da Informação * Estabilidade e permanência* Mudança e Transformação * Mundo concreto e físico * Mundo abstrato e virtual NOVOS DESAFIOS: * Produtos* Produtos + Serviços * Manutenção do statu quo* Criatividade + Imaginação * Capital Financeiro* Capital Intelectual

5 NOVOS TEMPOS: * Era Industrial * Era da Informação * Estabilidade e permanência* Mudança e Transformação * Mundo concreto e físico * Mundo abstrato e virtual NOVOS DESAFIOS: * Produtos* Produtos + Serviços * Manutenção do statu quo* Criatividade + Imaginação * Capital Financeiro* Capital Intelectual NOVAS SOLUÇÕES: * Tamanho* Agilidade * Divisão do Trabalho* Integração + Conectividade * Ordem* Flexibilidade * Controle* Inovação

6 Os objetivos básicos da empresa moderna: 1. Servir a uma necessidade básica da sociedade, do mercado ou do cliente. A empresa é um processo de satisfação de consumidores e não apenas um processo de produção de bens. Ela deve começar com o cliente e não com uma patente ou matéria-prima.

7 Os objetivos básicos da empresa moderna: 1. Servir a uma necessidade básica da sociedade, do mercado ou do cliente. A empresa é um processo de satisfação de consumidores e não apenas um processo de produção de bens. Ela deve começar com o cliente e não com uma patente ou matéria-prima. 2. Gerar riqueza. A empresa é um sistema vivo e aberto que se caracteriza pela sinergia e pelo elevado valor agregado.

8 Os objetivos básicos da empresa moderna: 1.Servir a uma necessidade básica da sociedade, do mercado ou do cliente. A empresa é um processo de satisfação de consumidores e não apenas um processo de produção de bens. Ela deve começar com o cliente e não com uma patente ou matéria-prima. 2. Gerar riqueza. A empresa é um sistema vivo e aberto que se caracteriza pela sinergia e pelo elevado valor agregado. 3. Distribuir a riqueza gerada. A riqueza gerada deve ser distribuída proporcionalmente entre todos os parceiros que contribuíram direta ou indiretamente para sua geração de maneira proporcional.

9 Os objetivos básicos da empresa moderna: 1.Servir a uma necessidade básica da sociedade, do mercado ou do cliente. A empresa é um processo de satisfação de consumidores e não apenas um processo de produção de bens. Ela deve começar com o cliente e não com uma patente ou matéria-prima. 2. Gerar riqueza. A empresa é um sistema vivo e aberto que se caracteriza pela sinergia e pelo elevado valor agregado. 3. Distribuir a riqueza gerada. A riqueza gerada deve ser distribuída proporcionalmente entre todos os parceiros que contribuíram direta ou indiretamente para sua geração de maneira proporcional. 4.Construir uma imagem de ética e responsabilidade social. A empresa deve criar um ambiente de honestidade e plena confiança.

10 Os objetivos básicos da empresa moderna: 1.Servir a uma necessidade básica da sociedade, do mercado ou do cliente. A empresa é um processo de satisfação de consumidores e não apenas um processo de produção de bens. Ela deve começar com o cliente e não com uma patente ou matéria-prima. 2. Gerar riqueza. A empresa é um sistema vivo e aberto que se caracteriza pela sinergia e pelo elevado valor agregado. 3. Distribuir a riqueza gerada. A riqueza gerada deve ser distribuída proporcionalmente entre todos os parceiros que contribuíram direta ou indiretamente para sua geração de maneira proporcional. 4.Construir uma imagem de ética e responsabilidade social. A empresa deve criar um ambiente de honestidade e plena confiança. 5. Melhorar – ou pelo menos manter – a natureza. A empresa deve repor ao ambiente ecológico tudo o que dele retirou para suas operações.

11 A NECESSIDADE DE MODELOS INTEGRADOS DE GESTÃO

12 Qual é o Caminho? Quais as Prioridades? Quais os Objetivos? Quais os Resultados?

13 Por onde começar?

14 MODELO DE GESTÃO DE FOCO INTERNO

15 Questões Críticas: Quem somos? A quem servimos? O que queremos ser? Aonde queremos chegar? Com quem podemos contar?

16 Modelo de Gestão de Foco Interno Missão

17 Modelo de Gestão de Foco Interno Missão A quem servimos?

18 Shareholders Empresa Acionistas Proprietários

19 Stakeholders Empresa Acionistas Proprietários Diretores Clientes e Usuários Fornecedores Colaboradores Parceiros Comunidade Gerentes

20 Stakeholders: Proprietários Acionistas Investidores Clientes e Consumidores Fornecedores Parceiros Colaboradores Terceiros Comunidade Mercado Órgãos Governamentais Sindicatos de Classe

21 Questões Críticas: A quem devemos prestar contas? Quem são nossos stakeholders? Quem são nossos clientes? Como atender a todos os stakeholders?

22 Modelo de Gestão de Foco Interno Missão Visão

23 Modelo de Gestão de Foco Interno Missão Visão Objetivos

24 Objetivos Rotineiros Objetivos de Aperfeiçoamento Treinar 100 homens/horas por semana Produzir 120 bolas por minuto Entrevistar 120 candidatos Manter o índice de rotatividade em menos de 1% ao mês Manter o índice de absenteísmo em menos de 2% ao mês Manter o nível de satisfação dos funcionários em 85% Aumentar a qualidade dos produtos em 5% ao ano Elevar o nível de produtividade do pessoal em 5%. Incrementar a relação faturamento por funcionário de R$ 210,00 para R$ 350,00 em um ano Melhorar o atendimento ao cliente. Acelerar a entrega do pedido ao cliente. Criar e desenvolver um produto novo por mês Desenhar um novo programa de treinamento para equipes dentro de um ano Obter 100 sugestões mensais dos funcionários Incentivar a participação dos funcionários nas decisões. Implantar programa de qualidade total ou ISO. Objetivos Inovadores OBJETIVOS

25 Estratégicos Táticos Operacionais Objetivos A Cascata de Objetivos

26 Modelo de Gestão de Foco Interno Missão Visão Objetivos Escolher a Equipe Saber selecionar os membros da equipe.

27 Modelo de Gestão de Foco Interno Missão Visão Objetivos Escolher aModelar o EquipeTrabalho Saber organizar o trabalho da equipe.

28 Modelo de Gestão de Foco Interno Missão Visão Objetivos Escolher aModelar o Preparar a Equipe Trabalho Equipe Saber treinar os membros da equipe.

29 Modelo de Gestão de Foco Interno Missão Visão Objetivos Escolher aModelar o Preparar a Incentivar a Equipe Trabalho Equipe Equipe Saber motivar os membros da equipe.

30 Modelo de Gestão de Foco Interno Missão Visão Objetivos Escolher aModelar o Preparar a Incentivar a Liderar a Equipe Trabalho Equipe Equipe Equipe Saber orientar os membros da equipe.

31 Modelo de Gestão de Foco Interno Missão Visão Objetivos Escolher aModelar o Preparar a Incentivar a Liderar a Equipe Trabalho Equipe Equipe Equipe Resultados

32 Modelo de Gestão de Foco Interno Missão Visão Objetivos Escolher aModelar o Preparar a Incentivar a Liderar a Equipe Trabalho Equipe Equipe Equipe Resultados O que somos O que queremos ser Aonde queremos chegar Com quem vamos contar

33 Modelo de Gestão de Foco Interno Missão Visão Objetivos Escolher aModelar o Preparar a Incentivar a Liderar a Equipe Trabalho Equipe Equipe Equipe Resultados Gerente como missionário Gerente visionário Gerente com ação proativa Gerente como condutor de equipes O que somos O que queremos ser Aonde queremos chegar Com quem vamos contar

34 Diretores Equipes de Funcionários C L I E N T E S Gerentes

35 Criar um Ambiente de: Engajamento e participação Aprendizado constante

36 Criar um Ambiente de: Engajamento e participação Aprendizado constante Mudança e renovação Excelência

37 Criar um Ambiente de: Engajamento e participação Aprendizado constante Mudança e renovação Excelência Foco em resultados Satisfação do cliente

38 Criar um Ambiente de: Engajamento e participação Aprendizado constante Mudança e renovação Excelência Foco em resultados Satisfação do cliente Qualidade de vida no trabalho Ética e responsabilidade social

39 Criar um Ambiente de: Engajamento e participação Aprendizado constante Mudança e renovação Excelência Foco em resultados Satisfação do cliente Qualidade de vida no trabalho Ética e responsabilidade social Agregar valor Respeito à natureza

40 Sincronismo Conectividade Integração Visão Sistêmica Sinergia

41 Estamos realizando um bom trabalho? Afinal, para quem?

42 Difícil? Mas não impossível!

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