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TM175 Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica IV: Ética Parte I – Ética e Sociedade.

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1 TM175 Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica IV: Ética Parte I – Ética e Sociedade

2 Conceitos sobre Responsabilidade Social

3 CONTEXTUALIZAÇÃO Ações de impacto positivo ou negativo sobre hábitos dos cidadãos como consumidores, eleitores ou usuários Ações de impacto positivo ou negativo sobre hábitos dos cidadãos como consumidores, eleitores ou usuários NEGATIVASPOSITIVAS Trabalho infantil ou forçadoCuidados com a família Exploração do trabalhadorPreocupação com a saúde Preservação ou poluição ambiental Medidas de segurança Ações educativas

4 CONTEXTUALIZAÇÃO Promoção dos bens individual e comum Promoção dos bens individual e comum Maior sensibilidade devido à informação e à formação Maior sensibilidade devido à informação e à formação Preocupação com a ordem social e os direitos humanos Preocupação com a ordem social e os direitos humanos

5 Conseqüências Surgimento de organizações voltadas a essas novas necessidades sociais (3º. Setor) Surgimento de organizações voltadas a essas novas necessidades sociais (3º. Setor) Empresas redirecionam seus objetivos no sentido de enriquecer a sociedade e cumprir sua função social Empresas redirecionam seus objetivos no sentido de enriquecer a sociedade e cumprir sua função social

6 O que Peter Drucker diz a respeito Para entender o que é uma empresa, devemos começar com a sua finalidade. Ela deve situar- se no exterior da própria empresa. De fato deve situar-se na sociedade, já que a empresa é um órgão da sociedade

7 MISSÃO SOCIAL DA EMPRESA Oferecer produtos e serviços à sociedade Oferecer produtos e serviços à sociedade Promoção do bem individual e do bem comum Promoção do bem individual e do bem comum As instituições existem por tolerância da sociedade e apenas enquanto esta e a economia acreditarem que as empresas fazem o seu trabalho e que ele é necessário, útil e produtivo As instituições existem por tolerância da sociedade e apenas enquanto esta e a economia acreditarem que as empresas fazem o seu trabalho e que ele é necessário, útil e produtivo

8 ÂMBITOS DA MISSÃO SOCIAL DA EMPRESA Âmbito interno Âmbito interno –A primeira na escala de prioridades –Preocupação com o pessoal e seu entorno –Preocupação com a organização dos meios administrativos, produtivos ou de serviços –Preocupação com o ambiente empresarial

9 ÂMBITOS DA MISSÃO SOCIAL DA EMPRESA Âmbito externo Âmbito externo –Conduta com clientes e fornecedores –Conduta com parceiros: instituições governamentais, não-governamentais e empresariais –Respeito à legislação –Preocupação com o impacto ambiental: ecológico e social

10 MOTIVAÇÕES EXTRÍNSECAS A questão é tratada perifericamente: A questão é tratada perifericamente: –Preocupação com a imagem –Coação da legislação –Coação da mídia –Coação das organizações de controle social ou ambiental

11 MOTIVAÇÕES EXTRÍNSECAS Âmago: marketing social Satisfazer legislação pertinente Satisfazer pressões da sociedade Satisfazer normas internacionais de prática socialmente responsável Motivações extrínsecas

12 MOTIVAÇÕES INTRÍNSECAS A questão é tratada no âmago A questão é tratada no âmago –Fundamentam-se nos princípios éticos –A ética deve permear as ações coordenadas nas organizações –Pessoas e empresa como um todo preocupados com o bem comum –A empresa focada na geração e irradiação do bem comum No contexto da responsabilidade social, a ética trata essencialmente das relações entre as pessoas. Se cada um deve tratar os outros como gostaria de ser tratado, o mesmo vale para as organizações. Ética, portanto, é uma qualidade das relações humanas e indicador do estágio de desenvolvimento social.

13 MOTIVAÇÕES INTRÍNSECAS Âmago: Valores Éticos Satisfazer o cliente Adequação de instalações e operações Adequação de produtos e serviços Foco na satisfação de todos os envolvidos Desenvolver virtudes nas pessoas envolvidas Motivações intrínsecas

14 BENEFÍCIOS E PREJUÍZOS CAUSADOS PELAS EMPRESAS BenefíciosPrejuízos Emprego e salário Geração e distribuição de riqueza Fornecimento de produtos e serviços Criação de padrões de qualidade Produção de conhecimento e tecnologia Despejo de resíduos Esgotamento de recursos naturais Exploração de pessoas

15 OS SETE VETORES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL V1 – Apoio ao desenvolvimento da comunidade onde atua V2 – Preservação do meio ambiente V3 – Investimento no bem-estar dos funcionários e de seus dependentes e no ambiente de trabalho V4 – Comunicação transparente V5 – Retorno aos acionistas V6 – Sinergia com os parceiros V7 – Satisfação dos clientes e/ou consumidores

16 RESPONSABILIDADE SOCIAL INTERNA E EXTERNA Responsabilidade social interna Responsabilidade social externa Foco Público interno (empregados e seus dependentes) Comunidade Áreas de atuação Educação Salários e benefícios Assistência médica, social e odontológica Educação Saúde Assistência social Ecologia Instrumentos Programas de RH Planos de previdência complementar Doações Programas de voluntariado Parcerias Programas e projetos sociais Tipo de retorno Retorno de produtividade Retorno para os acionistas Retorno social propriamente dito Retorno publicitário Retorno de imagem Retorno para os acionistas


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