A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Responsabilidade Social É a forma como uma instituição conduz suas atividades, tornando-se co-responsável pelo desenvolvimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Responsabilidade Social É a forma como uma instituição conduz suas atividades, tornando-se co-responsável pelo desenvolvimento."— Transcrição da apresentação:

1 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Responsabilidade Social É a forma como uma instituição conduz suas atividades, tornando-se co-responsável pelo desenvolvimento da sociedade.

2 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Administração com Responsabilidade Social (ARS) É a forma de atender às expectativas da sociedade em termos de respeito às leis, aos valores éticos, às pessoas, à comunidade e ao meio ambiente.

3 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL ARGUMENTOS CONTRA A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA Teóricos: - Essa é função do governo. - A empresa precisa medir desempenho e os programas de ação social muitas vezes não conseguem medir índices de sucesso. - A função da empresa é maximizar lucros. - Líderes empresariais não têm capacidade de determinar o que é de interesse social.

4 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL ARGUMENTOS CONTRA A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA Práticos: - Os gerentes têm uma responsabilidade fiduciária no sentido de maximizar o lucro do patrimônio líquido. - O custo dos programas sociais seria um ônus para a empresa e teria de ser repassado aos consumidores na forma de aumento de preços. - Não há apoio, por parte do governo, para o desenvolvimento de programas sociais. - Os líderes empresariais não dispõe de habilidades especializadas necessárias para alcançar metas de interesses sociais.

5 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL ARGUMENTOS FAVORÁVEIS A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA Teóricos: - Melhorar as comunidades nas quais estão inseridas e nas quais fazem negócios. - Evitar que pequenos problemas se tornem grandes problemas. - É ético ser socialmente responsável. - Demonstrar sensibilidade a questões sociais ajudará a evitar intervenção governamental na empresa. - Caridade e preocupação social.

6 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL ARGUMENTOS FAVORÁVEIS A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA Práticos: - Ações que demonstram sensibilidade social podem ser lucrativas para a empresa. - Ser socialmente responsável melhora a imagem de relações públicas da empresa em termos de cidadania. - Aumento no preço das ações em função da aprovação pública.

7 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL GRAUS DE ENVOLVIMENTO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA A ABORDAGEM DA OBRIGAÇÃO SOCIAL supõe que as únicas obrigações de responsabilidade social da empresa são as exigidas por lei. A ABORDAGEM DA RESPONSABILIDADE SOCIAL reconhece as responsabilidades econômicas e sociais da empresa. As responsabilidades sociais consistem em lidar com os problemas sociais correntes.

8 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL GRAUS DE ENVOLVIMENTO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA A ABORDAGEM DA SENSIBILIDADE SOCIAL enfatiza que além das responsabilidades econômicas e sociais a empresa deve antecipar futuros problemas sociais, destinando recursos ao tratamento destes (adaptação preventiva).

9 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL A ARS está passando a ser vista por muitas empresas não apenas como um conjunto de iniciativas motivadas por razões de marketing, relações públicas ou filantropia, mas como um conjunto de políticas, práticas e programas que permeiam os negócios e o processo de tomada de decisões na empresa.

10 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL As empresas que vêm praticando ARS estão obtendo resultados positivos principalmente em função de redução de custos operacionais, melhoria de imagem, aumento do volume de vendas e lealdade dos clientes e melhoria dos indicadores de produtividade e qualidade.

11 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Responsabilidade Social Empresarial O conceito de responsabilidade social tem se fortalecido da constatação de que as empresas têm um papel essencial a cumprir, juntamente com o governo e a sociedade civil, na solução das imensas desigualdades sociais e da catástrofe ambiental em que vivemos.

12 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Responsabilidade Social Empresarial A responsabilidade social empresarial se fundamenta nos principais pilares: a necessidade de promover o desenvolvimento sustentável em nível global; a ampliação dos públicos com os quais a empresa deve se preocupar em suas decisões;

13 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Responsabilidade Social Empresarial A responsabilidade social empresarial se fundamenta nos principais pilares: a verdadeira inclusão social e o amplo e universal respeito aos direitos humanos fundamentais; a eliminação de qualquer tipo de discriminação de gênero, racial, ideológica, étnica, cultural etc.; a vontade política de implanta-la na gestão da empresa.

14 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Responsabilidade Social Empresarial É a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais (Revista Exame: agenda para o futuro, 1999).

15 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL A ética abrange e questiona inúmeros aspectos da administração das organizações e de suas relações sociais, que são classificados em: Nível Social: refere-se a princípios envolvendo o papel e o impacto das organizações na sociedade, como a questão dos direitos humanos. Conflitos éticos neste nível: poluição ambiental decorrente da ação produtiva; altos salários dos executivos; a influência das empresas nas decisões governamentais; o financiamento de campanhas políticas por empresas e interesses privados para escolha de governantes e dirigentes.

16 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Nível dos Colaboradores: refere-se a princípios envolvendo o modo como uma organização deve lidar com os grupos externos e internos afetados por suas decisões (fornecedores, clientes, acionistas, comunidade, funcionários etc.). Conflitos éticos neste nível: as obrigações da empresa quanto as informações sobre os riscos de seus produtos ao consumidor; as relações dos funcionários com os usuários; as obrigações da empresa com relação ao impacto da operação e desativação de fábricas sobre a comunidade, fornecedores e distribuidores.

17 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Nível Organizacional: refere-se a política interna, incluindo assuntos relacionados à natureza das relações entre as empresas e seus empregados. Conflitos éticos neste nível: as preocupações com a natureza dos contratos de trabalho, com as obrigações mútuas entre patrões e empregados, com questões trabalhistas como: demissões, gratificações, normas de trabalho, motivação.

18 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Nível Individual: refere-se a maneira pela qual as pessoas devem se relacionar nas organizações. Conflitos éticos neste nível: as obrigações e direitos que as pessoas têm como seres humanos e trabalhadores; as obrigações em relação aos colegas, superiores e subordinados; as normas de conduta que orientam as decisões que envolvem ou afetam outras pessoas.

19 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Para instituir a ética nas organizações, vejamos algumas ferramentas mais comuns: Elaboração e publicação de códigos de ética, com a finalidade de demonstrar aos empregados o compromisso da empresa em estabelecer padrões éticos de funcionamento em suas atividades diárias. Orientação aos empregados, incluindo debates sobre temas éticos em programas de ambientação e de treinamento.

20 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Para instituir a ética nas organizações, vejamos algumas ferramentas mais comuns: Realização de seminários gerenciais, programas de discussão e workshops onde os gerentes tratam problemas éticos hipotéticos. Nomeação de um funcionário incumbido de ouvir as reclamações do povo (no caso de governo) ou de clientes internos e externos (em se tratando de empresa) e, se fundamentadas, conseguir seu atendimento pelo governo ou empresário.

21 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Para instituir a ética nas organizações, vejamos algumas ferramentas mais comuns: Estabelecimento de linha direta com a direção, através da criação de canais de comunicação que possibilitem aos clientes internos e externos fazerem reivindicações, sugestões e reclamações diretas. Realização de auditoria ética sobre as atividades da empresa numa determinada área de interesse social. Criação de comitês de ética e comissões de empregados para decidir sobre questões éticas.

22 BIBLIOGRAFIA LEISINGER, Klaus M. Ética empresarial: responsabilidade global e gerenciamento moderno. Rio de Janeiro: Vozes, MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da escola científica à competitividade em economia globalizada. São Paulo, Atlas, PATRUS-PENA, Roberto. Ética nos negócios: condições, desafios e riscos. São Paulo: Atlas, REVISTA EXAME: Reportagem de capa: agenda para o futuro. Ed. 679, Ano 32, Nº 01. Janeiro, REVISTA VOCÊ S.A. Isto é com você: certas empresas fazem mal a saúde. Ano 1, Nº 06, Dezembro, 1998.


Carregar ppt "ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Responsabilidade Social É a forma como uma instituição conduz suas atividades, tornando-se co-responsável pelo desenvolvimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google