A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESPONSABILIDADE SOCIAL. RESPONSABILIDADE SOCIAL É a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESPONSABILIDADE SOCIAL. RESPONSABILIDADE SOCIAL É a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos."— Transcrição da apresentação:

1 RESPONSABILIDADE SOCIAL

2 RESPONSABILIDADE SOCIAL É a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais, e promovendo o desenvolvimento social. (Instituto ETHOS de Responsabilidade Social e Empresarial)

3 RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA RSC é definido pela World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) como: a decisão da empresa de contribuir ao desenvolvimento sustentável, trabalhando com seus empregados, suas famílias e a comunidade local, assim como com a sociedade em seu conjunto, para melhorar sua qualidade de vida. A responsabilidade social faz com que a empresa sustentável se converta em peça chave na arquitetura do desenvolvimento sustentável.

4 Referem-se ao acesso aos mínimos sociais expressos nas necessidades fundamentais do ser humano, tais como: saúde, educação, trabalho, alimentação, moradia, lazer, vestuário, a fim de que cada cidadão possa ter acesso a uma base de equidade na sociedade. DIREITOS SOCIAIS

5 RSC – Internamente na Empresa Investimentos em: -Capital humano, -Saúde, -Segurança -Gestão da mudança

6 RSC – Externamente a Empresa Envolve: -Parceiros comerciais -Fornecedores -Clientes -Autoridades públicas -ONG que exercem a sua atividade junto das comunidades locais

7 Econô- mico Gastos e benefícios, produtividade no trabalho, criação de emprego, despesas em serviços externos, despesas em investigação e desenvolvimento, investimentos em educação e outras formas de capital humano. Ambiental Impacto dos processos, produtos, serviços no ar, água, solo, biodiversidade e saúde humana. Social Tratamento que se dá aos grupos minoritários e às mulheres, o trabalho feito em favor dos menores, a saúde e segurança ocupacionais, estabilidade do empregado, direitos laborais, direitos humanos, salários e condições de trabalho nas relações externas. Indicadores da Sustentabilidade

8 Interesses de cada Participe PARTÍCIPEPRINCIPAIS INTERESSES 1)Trabalhadores Garantia de emprego, salários, orgulho e sentimento de dignidade, saúde e segurança no lugar no trabalho. 2) Comunidade local Riscos de saúde e a segurança, resíduos expelidos, conhecimento da atividade da empresa 3) Clientes e fornecedores Qualidade, preços, segurança e garantia nos produtos. 4) Adm. Pública Cumprimento da legislação, acidentes e denúncias, consumo de recursos, cumprimento dos compromissos ambientais. 5) Entidades financeiras, investidores e acionistas Resultados financeiros, informações sobre responsabilidade ou obrigações legais e respeito a terceiros, custos ambientais e sua gestão, investidores ambientais, vantagens comerciais relacionadas com a gestão ambiental, custo do não cumprimento legal. 6) Organizações ecológicas Informação ambiental no âmbito local. Impacto nos ecossistemas. Impactos ambientais do produto ou serviço.

9 ESTRUTURA DO QUESTIONÁRIO: O questionário de avaliação da empresa está dividido em sete grandes temas: Valores Público Interno Meio Ambiente Fornecedores Consumidores e Clientes Comunidade Governo e Sociedade ESTRUTURA DO QUESTIONÁRIO ETHOS

10 Sistema de Gestão Sócio-Ambiental (ISO 14000) Relatar interna e externamente as ações realizadas pela organização Adotar indicadores como os do Instituto Ethos, GRI Reports, KPIs, … Adotar um sistema de remuneração transparente e que vise eliminar desigualdades IMPLANTAÇÃO

11 Lucratividade anual Rotatividade anual Valor pago aos acionistas Investimentos (capital, RH, P&D) Responsabilidades socioambientais Taxa de valor adicionado ao PIB INDICADORES

12 Quantidade de energia utilizada Emissões de SO2 Emissões de metais pesados Quantidade de lixo gerada Emissão de gases do efeito estufa Perda de biodiversidade Percentual do uso de recursos renováveis e não renováveis INDICADORES AMBIENTAIS

13 Faltas por acidentes Preservação dos valores culturais Percentagem de horas de treinamento por horas trabalhadas Percentagem de mulheres/minorias étnicas em posições de chefia Abolido o uso de trabalho infantil INDICADORES SOCIAIS

14 Redução de emissões Redução do consumo de água e da geração de efluentes Acidentes Zero Eliminar a contaminação dos sites Estimular a biodiversidade Estimular o consumo de alimentos e a prática de hábitos saudáveis RESULTADOS


Carregar ppt "RESPONSABILIDADE SOCIAL. RESPONSABILIDADE SOCIAL É a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google