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O processo de comunicação corporativa começa na definição do planejamento estratégico das empresas/instituições Definição dos valores básicos a serem.

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2 O processo de comunicação corporativa começa na definição do planejamento estratégico das empresas/instituições Definição dos valores básicos a serem seguidos pela empresa como parte fundamental na construção do código de conduta corporativo, do DNA ético da empresa/instituição Valores são uma parte fundamental da comunicação corporativa – Uma questão de percepção ou de como quero ser percebido – Como quero ser visto pelos meus clientes atuais/potenciais e pela sociedade? Aos valores, o planejamento precisa adicionar a visão da empresa e sua missão – Como eu vejo este mercado e como pretendo atuar nele e com que tipo de produto Comunicação Corporativa

3 A comunicação corporativa está, como todos os processos de comunicação ligada de forma direta e essencial à questão da percepção Na verdade, a comunicação está sempre ligada à percepção que o outro tem de você… a comunicação é processo que se constitui na presença do outro… Por isso, a importância da definição dos valores, visão e missão na construção do que vai ser o coração da sua comunicação e da sua identidade corporativa Um processo que se completa com o posicionamento corporativo – Ou seja, o que me torna diferente e mais interessante, legal, competitivo etc do que os outros? Comunicação Corporativa

4 Dessa forma, esse processo de construção da mensagem e da identidade corporativa vai se tornar parte importante de um processo importante na comunicação corporativa: a construção da imagem e da marca que vão fazer com que você seja lembrado e identificado de uma maneira específica pelo mercado, pelos clientes e pela sociedade em geral… A imagem vai ter uma importância estratégica no sucesso ou não de todo o seu planejamento e ações de comunicação a serem desenvolvidas pela empresa/instituição Comunicação Corporativa

5 Estes elementos serão fundamentais na construção do discurso e das ações a serem desenvolvidas pela comunicação corporativa, na comunicação institucional, na comunicação interna e na comunicação com o público externo Da mesma forma, será fundamental para o desenvolvimento da comunicação de marketing, com o uso da comunicação para apoiar diretamente as ações e o planejamento do marketing da empresa Comunicação Corporativa

6 Presidência Marketing/VendasRHFinanceiro Relações com investidores/Institucionais Comunicação Onde a comunicação corporativa se encaixa:

7 Comunicação Corporativa Onde a comunicação de marketing se encaixa:

8 Planejamento estratégico

9 Público Externo São os diversos públicos que mantém relações de consumo, de interesses, regulação, notícias etc: - Mídia; - Sociedade organizada; - comunidades diversas; - governo; - clientes;

10 Público Interno São os diversos públicos que mantém relações diretas e diárias, dentro do ambiente da empresa/instituição: - Funcionários; - Terceirizados permanentes ou residentes; - famílias dos funcionários; - círculo de amigos próximos dos funcionários

11 Público Misto é o que tem, simultaneamente, características de público interno e externo, entre estes podemos destacar os seguintes: - Conselho de Acionistas; - fornecedores externos da empresa - Prestadores de serviços externos

12 Funções fundamentais Imagem Marca Missão (que mercado vou atuar? Fazer um planejamento estratégico) Públicos (expectativas, desejos, necessidades Valores

13 Ações de comunicação voltados para Mídia: Multiplicar o efeito da comunicação Formação de opinião Educação - Gerando good will ou mind share - O objetivo é ocupar um espaço na lembrança do indivíduo. - Reforçando sempre uma imagem positiva

14 Gerenciamento de crise Plano geral de comunicação Conteúdo Mensagem Diangnóstico de pontos fracos (contingência) Diagnóstico de pontos fortes Definição de porta–vozes Definição/unificação de mensagem

15 Pesquisa para planejamento estratégico de: Imagem: Público específico (jornalistas, pessoas vinculadas a imagem do produto) Formadores de opinião

16 Planejamento estratégico de imagem: Que valores a imagem leva? Que imagem espera ter? Quais elementos compõem esta imagem?

17 O que a Google lembra hoje? Informação Evolução: Produto google – Android – sinônimo – seu celular é mais que um simples celular

18 Questão da Marca Antigamente:HP /DellApple Preço/qualidadeArrogância/Preço alto HojePermanece no mercado Inovação /Preço ainda alto Exemplos: - O ganho significativo na Apple que trouxe a marca para um patamar de reconhecimento no mercado com o IPod (internet – evolução)

19 Exemplo de marca ProdutoMarca RefrigeranteCoca-cola PrestobarbaGillette

20 Caso CSN Acidente ocorreu na Companhia Siderúrgica Nacional, o maior da América Latina, que fabrica 10 mil toneladas de aço por dia, correspondendo a mais de 60% da produção da Usina. Um dos alto fornos da unidade explodiu.

21 Caso CSN Impacto na bolsa de valores (perda) 1ª Notícia que 10 pessoas morreram Prejuízo de US$ 100 milhões Estrago da imagem da empresa

22 Melhores práticas: Governança corporativa Compliance

23 Conjunto de práticas que devem ser seguidas quando as empresas precisam ser mais éticas : Responsabilidade corporativa - Uma estratégia de responsabilidade corporativa tem por objetivo gerenciar os impactos ambientais e sociais e econômicos do negócio, para obter o sucesso esperado.

24 Lembrete: Para cada público deve analisar a abrangência de informação. Issue Management – Gerência de questões ROI – Retorno de Investimento (Return Of Investment)


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