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LUGAR DAS RP NO MARKETING O MKT engloba 04 sub-políticas: produto, preço, praça e promoção/comunicação. Política de Comunicação / PROMOÇÃO Apoiada por.

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1 LUGAR DAS RP NO MARKETING O MKT engloba 04 sub-políticas: produto, preço, praça e promoção/comunicação. Política de Comunicação / PROMOÇÃO Apoiada por três técnicas essenciais: Publicidade Promoção e e vendas Relações Públicas

2 RELAÇÕES PÚBLICAS As RP são complementos do objetivo principal da empresa – da sua missão e da sua visão Para isso se caracterizam por ações contínuas e permanentes. Ações esporádicas e isoladas são insuficientes e correm o risco de não possuírem efeito durável. De certa forma, todos fazemos relações públicas mas o erro de muitos executivos é pensar que são especialistas nisso.

3 RELAÇÕES PÚBLICAS Há um ditado que diz: Um dia a empresa será julgada-seja por um cliente, comunidade, imprensa. É por isso que a empresa precisa estar sempre atenta e preparada. É preciso então desenvolver junto a TODOS os públicos (INTERNO e EXTERNO) um clima de confiança e reciprocidade pautados nos objetivos da empresa.

4 RELAÇÕES PÚBLICAS INTERNAS Tem por objetivo obter de cada membro da companhia o orgulho de pertencer a empresa assim como implementar um clima social, estimular a motivação e aumentar a produtividade. É preciso sistematizar a informação de modo a atingir estes públicos. Constitui-se por: Direção da empresa Colaboradores/funcionários Acionistas

5 RELAÇÕES PÚBLICAS INTERNAS Instrumentos de RP Internas Boletins informativos Jornais internos Reuniões Conselhos e comitês internos Integração de familiares Almoço de funcionários e confraternizações Cartões de aniversário Presentes e lembranças para ocasiões especiais

6 RELAÇÕES PÚBLICAS EXTERNAS Objetivos Desenvolver uma imagem corporativa/da empresa. Criar vínculos de simpatia e fidelidade me relação a empresa Constitui-se por: Grande público Clientes Fornecedores Distribuidores

7 RELAÇÕES PÚBLICAS EXTERNAS Constitui-se por: Consultores Meio educacional Administração pública Imprensa

8 RELAÇÕES PÚBLICAS EXTERNAS Instrumentos de RP Externas Relatório anual de atividades Revistas, jornais e boletins periódicos Comunicados e artigos Reuniões com a imprensa Eventos como almoço e coquetéis Apresentações visuais da empresa Eventos etc.

9 RELAÇÕES PÚBLICAS EXTERNAS Instrumentos de RP Externas Relatório anual de atividades Revistas, jornais e boletins periódicos Comunicados e artigos Reuniões com a imprensa Eventos como almoço e coquetéis Apresentações visuais da empresa Eventos como feiras e exposições Visitas a empresa etc.

10 PROGRAMA DE RELAÇÕES PÚBLICAS Em relações públicas, o programa a longo prazo é de longe o investimento mais rentável, mas é sabido que a urgência de uma situação (incidente,descoberta, oportunidade) dá muitas vezes prioridade a ações de curto prazo. Definir públicos Selecionar as ações Definir orçamentos (a partir de um orçamento total da política de comunicação)

11 PROGRAMA DE RELAÇÕES PÚBLICAS Principais fases para desenvolvimento de um programa de relações públicas O diagnóstico A definição das necessidades de informação de cada público A determinação do programa A escolha dos meios que atendam melhor a cada público A ação A implantação das técnicas de cada informação selecionadas O controle Como controlar os resultados de cada etapa ao longo de um determinado período.


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