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CRISES EMPRESARIAIS COM A OP Quando escrito em chinês a palavra crise compõe-se de dois caracteres: um representa perigo e o outro representa oportunidade.

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1 CRISES EMPRESARIAIS COM A OP Quando escrito em chinês a palavra crise compõe-se de dois caracteres: um representa perigo e o outro representa oportunidade. John Kennedy

2 GERÊNCIA DE CRISES Disciplina nova na ciência do Management Gerência de Crises Empresariais com a Opinião Pública: CREDIBILIDADE REPUTAÇÃO IMAGEM EMPRE. BONS ANTECEDENTES BOA IMAGEM; não cria imunidades mas ajuda muito a sair de uma CEOP.

3 GRANDE OP Características: -públicos: infinidade de combinações - interesses em comum: difusos, vagos, imprecisos - Agenda: as grandes questões da sociedade e também as baixarias - nunca é unânime - organiza-se com dificuldade e lentamente -inconstante, mutante, dinâmica - influenciável pelo ouvido - fortemente influenciada por veículos de comunicação de massa e por formadores de opinião - comportamento: fora os radicais; é tranqüila- low profile

4 PEQUENA OP Características: - os constituintes da empresa- stakholders - interesses conhecidos, determinados - Agenda: interesses imediatos - mobiliza-se rapidamente quando seus interesses estão em jogo - tende a ser maioria - fortemente influenciada pelos estereótipos negativos - comportamento: na defesa de seus direitos vira bicho

5 CONSTITUINTES INTERNOS Estão dentro do mesmo microssistema e tem ligações diretas com o negócio: Clientes, consumidores, usuários Acionistas Fornecedores, distribuidores, parceiros de negócio etc

6 CONSTITUINTES EXTERNOS Indiretamente ligados Mídia Poder público Políticos Grupos de interesse Sindicatos Celebridades Concorrentes ao negócio Associações Comunidades: profissionais, religiosas, acadêmicas

7 ANTES DA CRISE Identificando a empresa: como está em relação a cenários teste a vulnerabilidade de sua empresa: pertence a algum grupo de risco. qual o apoio da empresa para o trabalho de Crise de OP.

8 ESTRATÉGIA 1- COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL INTEGRADA ou 2- OPÇÃO INTERMEDIÁRIA ou 3- BÁSICA

9 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL INTEGRADA Processo conduzido por uma direção colegiada: relações públicas, mkt e vendas, ag. de PP, RH, Ombudsman, advogados, etc. Temos cinco subprocessos : Planejamento estratégico da imagem- pesquisas de como a empresa é percebida pelos constituintes,análise do ambiente político/social/econômico e criação de ações estratégicas a serem implementadas.

10 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL INTEGRADA Issue Management- gerenciamento de questões da imagem da empresa – estigmas, Atributos- e questões públicas Gerência da Comunicação programada – administração da comunicação de que se tem relativo controle – publicidade, eventos, lobby etc, sinergia das mensagens.

11 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL INTEGRADA Gerencia da comunicação simbólica – objetivo é controlar a comunicação espontânea- atitudes,posturas, símbolos. Gerencia de objetivos - estabelecer metas concretas

12 OPÇÃO INTERMEDIÁRIA Criar um Sistema de gerenciamento de crises - Treinando: O q. é uma crise; crises q. a empresa pode vir a viver; como a empresa esta organizada par enfrentá-las; qual deve ser o papel do público interno numa crise; como deve ser o relacionamento com os principais constituintes:mídia, autoridade e comunidade; exercícios e debate. 3- Básica

13 BÁSICA Quebra-galho Tenha à mão todos os telefones de atendimento médico de emergência Plano de saúde à mão e documentação Anote todas as providências : que informações devem estar disponíveis, quem avisar etc Reze p/ esse dia não chegar...

14 Cinco passos básicos para planejamento de crises Análise de problemas potenciais; tudo o que pode sair errado com a equipe de crises- três grupos: altos executivos, grupos de apoio (especialistas técnicos, gerentes de qualidade e de risco, rh e diretor de assuntos ambientais) e comunicação Desenvolva o apoio interno Proponha o processo

15 Cinco passos básicos para planejamento de crises Organize o Centro de Crises Avalia regularmente possíveis ameaças; desenvolve e testa cenários de crises, investiga problemas internos que possam levar a uma crise; prepare simulações e testes do plano de crises; organiza recursos internos e externos que possam ser utilizados em uma situação de crise. Treinamento/simulação

16 COMO FAZER 1- Crie um grupo de trabalho. N de profissionais: 6 a 8- n. 1 da org. e os responsáveis por: finanças mkt, produção, comunicação e legal. - Avaliar a estratégia de forma continuada. Acompanhar o IVE- Índice de Vulnerabilidade Empresarial. 2- Faça a análise da missão/valores/ética 3- Faça a análise de crises passadas 4- Faça o check-up da empresa Fontes: entrevistas internas c/ colaboradores; rondas periódicas; visitas de surpresas; sistemas q. captem reclamações internas; registro de empregados e de suas declarações antes de sair; análise de relatórios de auditoria; SAC

17 COMO FAZER 5- Crie um Issue Management 6- Designe o porta-voz. 7-Organize o banco de dados 8- Avalie a estratégia 9- Faça a simulação de crise 10- Prepare o Plano de emergência


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