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ARH como processo, Políticas e Objetivos Prof. Anelise Resende.

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1 ARH como processo, Políticas e Objetivos Prof. Anelise Resende

2 ARH: É o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho. MARTILLA, Jonh É a função na organização que esta relacionada com provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção das pessoas. TOP RH ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS - ARH

3 CARACTERÍSTICAS DAS FASES, SEGUNDO TOSEN CONTÁBIL (antes de 1930)Trabalhadores eram vistos como vendedores da sua força de trabalho. LEGAL (de 1930 a a950)Surge a C.L.T. e trabalhadores possuem lei própria. TECNICISTA (de 1950 a 1965)RH passa a ter Status de gerência, operacionalizando serviços como: treinamento e seleção, cargos e salários, higiene e segurança do trabalho, benefícios, outros. ADMINISTRATIVA (de 1965 a 1985) Cargo passa a ser RECURSOS HUMANOS (fase sindicalista) ESTRATÉGICA (1985 a atual)Introdução dos primeiros programas de planejamento estratégico de RH, atrelados ao planejamento estratégico das organizações. Passa ao nível de diretoria.

4 PIRÂMIDE ORGANIZACIONAL E A POSIÇÃO DA GESTÃO PESSOAL Estratégico ( ) Tático (1950 a 1985) Operacional ( a 1950)

5 Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão; Proporcionar competitividade à organização; Proporcionar à organização colaboradores bem treinados e motivados; Aumentar a auto-realização e a satisfação dos colaboradores no trabalho; Desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho; Administrar as mudanças; Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável. OBJETIVOS DA ARH

6 MONITORAÇÃO PROVISÃO APLICAÇÃO MANUTENÇÃO DESENVOLVIMENTO ARH COMO PROCESSO Subsistemas de ARH

7 PROVISÃO Quem irá Trabalhar na Organização Pesquisa de mercado; Recruta- mento; Seleção APLICAÇÃOMANUTENÇÃODESENVOL- VIMENTO MONITORAÇÃO O que as pessoas farão na organização Como manter as pessoas trabalhando na organização Como preparar e desenvolver as pessoas na organização Como saber O que são e que fazem as pessoas Programa de Integração; Desenho de Cargos; Avaliação do Desempenho Remuneração; Benefícios Sociais; Higiene e Segurança; Relações Sindicais Treinamento; Desenvolvi- mento Orga- nizacional Sistema de Informações; Controles e Auditoria de Pessoal SUBSISTEMAS DE ARH

8 ASSUNTOS TRATADOS PELA ARH TÉCNICAS UTILIZADAS NO AMBIENTE EXTERNONO AMBIENTE INTERNO Pesquisa de mercado de trabalho; Análise e descrição de cargos; Recrutamento e seleção; Avaliação de cargos; Pesquisa de salários e benefícios; Treinamento; Relação com Sindicatos; Avaliação de desempenho; Relações com entidades de Formação profissional; Plano de carreiras; Legislação trabalhista; Plano de benefícios sociais; Etc... Política salarial; Higiene e segurança; Etc...

9 ARH Atrair Motivar Desenvolver Reter Ambiente de trabalho Satisfação no Recompensas Criatividade Inovação Mudança Conhecimento Competências Habilidades Imagem Oportunidades RESULTADOS GERADOS

10 Dificuldade em avaliar ARH - área com riscos não controláveis, sem padrões rígidos e em condições imprevisíveis. Apresenta aos olhos da alta cúpula uma conta de despesas e não uma fonte de receita. Essencial – gerar valor para a organização

11 Administração de Recursos Humanos - não atua sob moldes ou conceitos de rigidez, filosofia e políticas inerentes a cada organização. A diversidade de assuntos tratados pela ARH - conhecimento em diversas áreas para bom andamento e a boa utilização das técnicas disponíveis Resultados através de pessoas.

12 Base do pensamento estratégico moderno Vantagem Competitiva Essencial – Vantagem Competitiva O importante é sair-se bem na comparação com os concorrentes Gestão de Pessoas – ferramenta estratégica

13 Como O RH (OU AS PESSOAS) trazem vantagem competitiva às organizações? Agregam valor à organização São únicos e raros entre a concorrência Não podem ser imitados de forma idêntica Não podem ser substituídos por outros valores

14 Profissional de RH: apoiar a empresa no alcance de seus objetivos, por meio do Melhor RH Desperdícios: Retrabalho, Dinheiro, tempo de treinamento; tempo dos Supervisores em orientação; Falta de fluidez gerando na equipe baixa produtividade; Possíveis problemas no atendimento ao cliente

15 CARVALHO, A. V. ; NASCIMENTO, L.P. Administração de recursos humanos. São Paulo: Pioneira, 1993, v. 1. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas : o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, p. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


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