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O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS.

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1 O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS

2 Objetivos Organizacionais e Individuais Objetivos Organizacionais sobrevivência crescimento sustentado lucratividade produtividade qualidade nos produtos e serviços redução de custos participação de mercado novos clientes competitividade imagem corporativa Objetivos Individuais melhores salários melhores benefícios estabilidade no emprego segurança no trabalho qualidade de vida no trabalho satisfação no trabalho consideração e respeito oportunidade para cresci- mento liberdade para trabalhar liderança liberal orgulho da organização (status)

3 Visão Tradicional e Moderna de RH Visão Tradicional: Pessoas como Recursos empregados isolados nos cargos horário rígido preocupação com normas e regras subordinação ao chefe fidelidade à organização alienação em relação à organização ênfase na especialização execução de tarefas (operacional) Visão Moderna: Gestão de Pessoas pessoas como parceiras colaboradores trabalhando em equipes metas negociadas e compar- tilhadas (resultados) atendimento e satisfação dos clientes vinculação à missão e à visão participação e comprome- timento (responsabilidade) ênfase no conhecimento valoração da inteligência e talento

4 Sistema Básico de RH INPUTS INTERNOS: Filosofia empresaria Objetivos da empresa e da ARH Políticas de RH EXTERNOS: Atividade econômica Mercado de trabalho Tecnologia Legislação PROCEDIMENTOS PROVISÃO (Recruta- mento e Seleção) APLICAÇÃO (Cargos e Desenvolvimento) RECOMPENSA (Remu- neração e Benefícios) DESENVOLVIMENTO (Treinamento, Mudanças, Comunicações) MANUTENÇÃO (Disci- plina, Higiene, Segurança, Qualidade e Relações Sindicais) MONITORAÇÃO (Ban- co de Dados, Sistema de Informações) OUTPUTS Integração de RH ao negócio Força de trabalho motivada Aumento da produ- tividade Maior integração Consecução dos objetivos organizacio- nais R E A L I M E N T A Ç Ã O

5 Os Subsistemas de ARH e suas interações Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Como Transformar RH - de um centro de despesa em um centro de lucro. São Paulo: Atlas, 2000 (com adaptações). Subsistema de Provisão Subsistema de Recompensa Subsistema de Desenvolvi- mento Subsistema de Monitoração Subsistema de Aplicação Subsistema de Manutenção

6 Evolução da Estrutura Organizacional ERA INDUSTRIAL CLÁSSICA ( ) HIERÁRQUICA Estável Simples Relações ordenadas Burocracia (baixo risco) Especialização Segurança Ênfase no indivíduo Pessoas como mão-de- obra ERA INDUSTRIAL NEOCLÁSSICA ( ) MATRICIAL Menos estável Relativamente simples Relações coordenadas Certo risco Alguma multifuncionali- dade Segurança relativa Ênfase em grupo Pessoas como recursos ERA DA INFORMAÇÃO (MODERNA) (após 1990) REDES INTERNAS Instável Complexa Liberdade empreende- dora Risco Multifunconalidade Insegurança Ênfase nas equipes Pessoas como parceiros

7 Novas Necessidades da ARH uma nova visão do ser humano, do trabalho e da empresa estrutura plana, horizontalizada, poucos níveis hierárquicos organizações voltadas para processos e não para funções especializadas e isoladas necessidade de atender ao usuário - interno e externo - e, se possível, encantá-lo sintonia com o ritmo e a natureza das mudanças ambientais visão voltada para o futuro e para o destino das empresas e das pessoas necessidade de criar valor e agregá-lo às pessoas, à empresa e ao cliente criação de condições de uma administração participativa e baseada em equipes agilidade, flexibilidade, dinamismo e proação compromisso com a qualidade e com a excelência de serviços busca da inovação e da criatividade

8 Características da ARH ANTES concentração na função RH especialização das funções vários níveis hierárquicos introversão e isolamento rotina operacional e burocrática preservação da cultura organizacional ênfase nos meios e procedi- entos busca da eficiência interna visão voltada para o presente e para o passado administrar recursos humanos fazer tudo sozinho ênfase nos controles AGORA apoio no core business gerenciamento de processos enxugamento e downsizing benchmarking e extroversão consultoria e visão estratégica inovação e mudança cultural ênfase nos objetivos e resultados busca da eficácia organizacional visão voltada para o futuro e destino assessorar na gestão de pessoas ajudar gerentes e equipes liberdade e participação

9 Papéis de RH na Construção de uma Organização Competitiva Foco nos Processos Foco nas Pessoas Foco no Futuro Estratégico Foco no Cotidiano ADMINISTRAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE RH ADMINISTRAÇÃO DA TRANSFORMAÇÃO E MUDANÇA ADMINISTRAÇÃO DA INFRA-ESTRUTURA DA EMPRESA ADMINISTRAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS

10 Definição de Papéis de RH

11 Novos Desafios da Gestão de Pessoas Tendências atuais do mundo moderno: Globalização Tecnologia da Informação Gestão do Conhecimento Era dos Serviços Ênfase no Cliente Qualidade Produtividade Competitividade Novos papéis da função RH: Estratégico Parceria e Compromisso Longo Prazo Consultivo Foco no Cliente/Negócio Proativo e Preventivo Foco nos Resultados e nos Fins

12 Nosso Pessoal é Nosso Maior Patrimônio


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