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TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO DE PESSOAS. GESTÃO DE PESSOAS Cultura existente em cada organização; Estrutura organizacional; Características do contexto.

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1 TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO DE PESSOAS

2 GESTÃO DE PESSOAS Cultura existente em cada organização; Estrutura organizacional; Características do contexto ambiental; Negócio da organização; Estilo de gestão; Tecnologia e processos internos É uma área sensível a influência do ambiente. É contingencial e situacional pois depende:

3 AS MUDANÇAS E TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO. Era da Industrialização Clássica; Era da Industrialização Neoclássica; Era da Informação.

4 ERA DA INDUSTRIALIZAÇÃO CLÁSSICA Muitos níveis hierárquicos e coordenação centralizada; Departamentalização funcional para assegurar especialização; Padrões rígidos de comunicação e cargos definitivos e limitados; Pequena capacidade de processamento da informação; Cargos individuais especializados com tarefas simples e repetitivas; Ênfase na eficiência da produção, no método e na rotina; Adequado para ambiente estável e imutável e tecnologia fixa; Nenhuma capacidade para mudança e inovação.

5 ERA DA INDUSTRIALIZAÇÃO CLÁSSICA Desenho Mecanístico Modelo de Organograma Funcional

6 Desenho híbrido: estrutura funcional acoplada e estrutura de produtos/serviços; Coordenação descentralizada sob dupla subordinação: autoridade funcional e autoridade de projeto (produto/serviço); Padrões duplos de interação em cargos mutáveis e inovadores; Aumento da capacidade de processamento de informações; Cargos adequados para tarefas mais complexas e inovadoras; Ideal para ambiente e tecnologia mutáveis; Razoável capacidade para mudança e inovação. ERA DA INDUSTRIALIZAÇÃO NEOCLÁSSICA

7 Desenho Matricial Modelo de Organograma Matricial

8 ERA DA INFORMAÇÃO Ênfase em equipes autônomas e não mais em órgãos ou departamentos; Elevada interdependência entre as redes internas de equipes; Organização ágil, maleável, fluida, simples e inovadora; Intensa interação através de cargos autodefinidos e mutáveis; Cargos flexíveis e adequados a tarefas complexas e variadas; Capacidade expandida de processamento da informação;] Ênfase na mudança, na criatividade e na inovação; Ideal para ambiente mutável e dinâmico e tecnologia de ponta.

9 ERA DA INFORMAÇÃO Desenho Orgânico

10 Etapas da Gestão de Pessoas.

11 Industrialização Clássica Departamento de Relações Industriais Pessoas como mão de obra

12 Etapas da Gestão de Pessoas. Industrialização Neoclássica Administração de Recursos Humanos Pessoas como recursos

13 Etapas da Gestão de Pessoas. Era da Informação Gestão COM pessoas Pessoas como parceiros

14 DESAFIOS DAS ORGANIZAÇÕES DO FUTURO

15 As Preocupações das Organizações do Futuro Globalização: Implica em ter uma visão global do negócio para estar atento à concorrência. Pessoas: Implica em educar, treinar, motivar, liderar as pessoas que trabalham na organização, incentivar o empreendedorismo, oferecer uma cultura participativa e oportunidades de realização pessoal.

16 As Preocupações das Organizações do Futuro Cliente: Implica a capacidade de conquistar, manter e ampliar a clientela. Produtos e serviços: Implica a necessidade de diferenciar os produtos e serviços em qualidade e atendimento.

17 As Preocupações das Organizações do Futuro Conhecimento: Implica em captar a informação disponível e transformá-la em oportunidades.. Resultados: Implica na necessidade de traçar objetivos e buscar resultados, com redução de custos e aumento das receitas.

18 As Preocupações das Organizações do Futuro Tecnologia: Implica a necessidade de avaliar e atualizar a organização para acompanhar e aproveitar os progressos

19 Os Novos Papéis da área de RH

20 Os papéis de RH na construção de uma organização competitiva.

21 Definição de papéis de RH.


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