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Modelos Organizacionais e Gestão da Mudança

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Apresentação em tema: "Modelos Organizacionais e Gestão da Mudança"— Transcrição da apresentação:

1 Modelos Organizacionais e Gestão da Mudança
Organizações Inovadoras M. Sc. Adm. Júlio Abrantes

2 Inovação: Está presente em várias dimensões da empresa;
Não é apenas P&D e tecnologia; Não depende somente de processos formais ou de iniciativas da Direção; É resultado de uma cultura organizacional propícia.

3 O que é Inovação? Um Fenônemo dos Tempos Atuais
Capacidade de mudar Capacidade de resposta Fenônemo Complexo Flexibilidade Vantagem competitiva Capacidade de Liderar o Mercado

4 Dinâmica Organizacional
Organização Inovação Modelo de Gestão Capacidade de mudar Traços da Cultura Capacidade de resposta Interdependência Gestão de Pessoas Flexibilidade Identidade / Vínculo Comunicação Vantagem Competitiva Liderança Liderar o Mercado Valores

5 O Ambiente e suas Implicações
Criação Desenvolvimento Implantação Estimulador Inibidor Ambiente Organizacional

6 Estratégias circunscritas
Fatores para inovação Organizações Inovadoras Organizações sem ambiente propício a inovações Visão de Negócio Estratégias ousadas, identificando lacunas existentes no Mercado. Estratégias circunscritas Às regras e Regulamentações Do ambiente.

7 Fatores para inovação Organização Estruturas com forte Hierarquia.
Mobilização para operação, Para o dia-a-dia. Estruturas simples com Autonomia. Capacidade de mobilização para inovar.

8 Fatores para inovação Liderança e Gestão Direção não é percebida
Como referência, mas como Autoridade hierárquica. Não há Gestão da cultura. Gestores controlam. Líderes são exemplo e referência, geram a cultura e Cultivam comunicação Intensiva e extensiva.

9 Fatores para inovação Processo de Inovação Inovações geradas por
alguns na liderança, sem Processo organizado. Inovações são inibidas, as pessoas são cobradas pela Operação. Há processos de Inovação Livres e debatidos. Inovações são estimuladas e Esperadas.

10 Fatores Subjetivos (Aspectos da Cultura)
Fatores para inovação Fatores Subjetivos (Aspectos da Cultura) Interpretam fracasso, erro e risco como aprendizagem. Forte vínculo, identidade e afeto para com a Organização. Trabalham de forma repetitiva: evitam Fracasso / Erros / Risco. Baixo Vínculo; foco no Emprego.

11 Fatores Subjetivos (Aspectos da Cultura)
Fatores para inovação Fatores Subjetivos (Aspectos da Cultura) Culturas fortes e coesas. Liberdade e autonomia – Inovar é um valor para todos. Baixa coesão: sub-culturas. As pessoas são ocupadas pela operação e pelo Dia-a-dia.

12 Fatores para inovação Valores que sustentam o Negócio
Domínio Subjetivo Domínio Objetivo Valores que sustentam o Negócio Organizações Simples e com Autonomia Liberdade e Autonomia Como Valor Processo de Inovação Inovar como Valor Estratégias Ousadas Identidade com a Organização Capacidade de Mobilização Interpretação de fracasso, Erro e Risco Aprendizagem Cultura forte e Coesa Comunicação Intensiva /Extensiva Interpretação Positiva da Organização Interpretação Ativa do Ambiente Símbolos de Coesão Liderança Organização Fatores para inovação


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