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NOVAS TENDÊNCIAS NOVAS TENDÊNCIAS DA MODERNA DA MODERNA ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO Idalberto Chiavenato www.chiavenato.com.br.

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1 NOVAS TENDÊNCIAS NOVAS TENDÊNCIAS DA MODERNA DA MODERNA ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO Idalberto Chiavenato

2 Para: De: Trabalho com máquinas, ferramentas e instrumentos Trabalho através do computador ou terminais Fábrica Pessoas como Operários servís à Tecnologia Escritório ou Home Office Pessoas como Utilizadores da Tecnologia Da Era Industrial para a Era da Informação

3 Para: De: Mercados locais Foco imediato e restrito Visão citadina e paroquial Mercados Globais Foco mundial e planetário Visão cosmopolita Proximidade e imediatismo Ênfase no balcão Miopia mercadológica Globalização e abrangência Ênfase na logística Busca de oportunidades Do Local para o Global

4 Para: De: Foco no produto Como fazer o produto Foco no cliente ou usuário Para quem fazer o produto Introversão administrativa Preocupação com o resultado imediato do trabalho e com sua eficiência Extroversão administrativa Preocupação com o cliente e sua satisfação Da Ênfase no Produto para a Ênfase no Cliente

5 Para: De: Organizações burocráticas, hierarquizadas, centralizadas e verticalizadas Organizações orgânicas, soltas, achatadas, horizontais e descentralizadas Cadeia de Comando e Hierarquia. Divisão do Trabalho. Departamentos. Redes Integradas de Equipes. Flexibilidade. Sinergia. Unidades de Negócios Da Burocracia para a Adhocracia

6 Para: De: Organizações definitivas, estáticas, rígidas e permanentes Organizações provisórias, efêmeras, soltas e dinâmicas Manutenção do Status Quo. Tradição. Visão Voltada para o Passado. Mudança. Criatividade e Inovação. Visão Voltada para o Futuro. Do Permanente para o Efêmero

7 Para: De: Comando baseado na autoridade hierárquica Orientação e condução baseada na liderança democrática Ordens e Instruções.Missão e Visão. Do Comando para a Orientação

8 Para: De: Conformismo e obediência cega às ordens superiores Cooperação e colaboração baseados no comprometimento Fazer, fazer sempre a mesma coisa e não pensar e nem discutir Fazer, pensar, discutir, tentar, errar, criar e inovar Da Obediência para a Colaboração O líder, pensa, orienta, aconselha e assessora os subordinados O chefe pensa, decide e impõe suas decisões As pessoas, pensam, fazem, discutem e sugerem, cooperando e colaborando para o alcance dos objetivos Subordinados

9 Para: De: Trabalho braçal, manual, servil, rotineiro, repetitivo e monótono Trabalho mental, cerebral, criativo, inovador e desafiante Pessoas como Fornecedores de Mão-de-Obra Ênfase no Músculo Pessoas como Fornecedores de Conhecimento. Ênfase no Cérebro Do Muscular para o Cerebral

10 Para:De: Trabalho individual, isolado, solitário e confinado socialmente Trabalho grupal, conjunto, solidário em equipes integradas Cada um por si Individualidade Ênfase na Eficiência Individual Todos por um e um por todos Espírito de equipe Ênfase na Sinergia Grupal Do Solitário para o Solidário

11 Para:De: Trabalho realizado dentro da empresa em tempo integral Trabalho realizado em qualquer lugar e em qualquer tempo Pessoas como Empregados ou Funcionários de uma só Empresa Pessoas como Fornecedores de Atividades para vários Clientes Do Trabalho em Tempo Integral para o Tempo Parcial Novo conceito de trabalho: just in time. Não é feito diária ou periodicamente, mas em qualquer tempo ou lugar. Trabalho remoto (home office) ou em cooperativas (workstations). Internet ou Intranet. Conceito tradicional de emprego. Trabalho vitalício e exclusivo até a aposentadoria. Contrato de trabalho. Horário definitivo e rígido diário, com folga semanal e férias anuais.

12 Para: De: Trabalho parcial, fragmentado, dividido e especializado Trabalho variado, completo, multifuncional e em equipe Divisão do Trabalho e Especialização Visão global do Trabalho e Multifuncionalidade Da Especialização para a Multifuncionalidade

13 Para:De: Funcionários contratados e que batem o ponto diariamente Empreendedores internos ou externos que rompem regras Rotina Burocratas conservadores e tradicionalistas Ruptura Empreendedores criativos e inovadores De Seguidores de Regras para Empreendedores Ênfase na Missão, metas e resultados a alcançar. Ênfase na contribuição. Os meios ficam por conta de cada pessoa. Participação nos resultados. Remuneração variável. Regras e regulamentos internos. Horário rígido de trabalho. Hierarquia de autoridade. Descrição do cargo. Avaliação do desempenho. Salário mensal fixo.

14 Para:De: Administração das Pessoas ou dos Recursos Humanos Administração com as Pessoas Pessoas como Recursos EmpresariaisPessoas como Parceiros do Negócio De Recursos Humanos para Parceiros da Empresa As pessoas ajudam a administrar os demais recursos: financeiros, tecnológicos, materiais, informacionais, etc. As pessoas são parceiros do negócio: tomam decisões, diagnosticam situações, servem ao cliente. As pessoas são administradas através de planejamento, organização, direção e controle de recursos humanos. Recursos são inertes e estáticos e não têm vida própria. As pessoas são dependentes da empresa.

15 Para:De: Chefes Autocráticos e Controladores Líderes Democráticos e Incentivadores Manter os Negócios da Empresa para Obter Lucros Gerar Novos Negócios para Manter a Empresa no Mercado De Gerentes para Líderes Conhecimento Humanista Visão Sistêmica Visão do Cliente Equipe Criar novas idéias e negócios Conhecimento Técnico Especialização em uma Função Posição hierárquica Cargo definido Manter o status quo

16 Para:De: Balanço Contábil, numérico e tradicional Balanço Social do Conhecimento Resultados Financeiros da Empresa Coisas Resultados Intangíveis da Empresa Idéias Do Capital Financeiro para Capital Intelectual Balanço do patrimônio global. Ênfase no valor agregado. Prospecção para o futuro. Ativos intangíveis. Ênfase no conhecimento e em ativos intangíveis. Balanço do patrimônio físico. Ênfase em dados numéricos. Avaliação do passado. Ativos tangíveis e materiais. Ênfase em aspectos físicos e financeiros.


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