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GESTÃO DE PESSOAS COM FOCO EM RESULTADOS Prof. Edvaldo de Farias, MSc.

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1 GESTÃO DE PESSOAS COM FOCO EM RESULTADOS Prof. Edvaldo de Farias, MSc.

2 Estrutura Histórico das Organizações - Estrutura

3 Gestão de Pessoas Histórico das Organizações Gestão de Pessoas

4 PREPAR0 P/ APOSENTADORIA DEMISSÃO RECRUTAMENTO SELEÇÃO PROGRAMAS DE TRAINEE ASSIMILAÇÃO DE TALENTOS POTENCIALIZAÇÃO DE TALENTOS DESMOBILIZAÇÃO DE TALENTOS PROCESSO GESTÃO DE PESSOAS NAS EMPRESAS (centrada nas pessoas e talentos) TREINAMENTO PROFISSIONAL EDUCAÇÃO CONTINUADA PLANO DE CARREIRA REMUNERAÇÃO BENEFÍCIOS

5

6 Uma empresa de excelência é o produto de resultados excelentes gerados por pessoas de excelência !!

7 Empregados isolados no cargo Preocupações com normas e regras Subordinação ao chefe Fidelidade à organização Dependência da chefia Alienação em relação à organização Ênfase na especialização Executoras de tarefas Ênfase nas destrezas manuais Mão-de-obra Empregados isolados no cargo Preocupações com normas e regras Subordinação ao chefe Fidelidade à organização Dependência da chefia Alienação em relação à organização Ênfase na especialização Executoras de tarefas Ênfase nas destrezas manuais Mão-de-obra Colaboradores agrupados em equipe Metas negociadas e compartilhadas Preocupação com resultados Atendimento e satisfação do cliente Vinculação à missão e à visão Interdependência colegas & equipes Participação e comprometimento Ênfase na ética e na responsabilidade Fornecedoras de atividades Ênfase no conhecimento Competência e talento são diferenciais Colaboradores agrupados em equipe Metas negociadas e compartilhadas Preocupação com resultados Atendimento e satisfação do cliente Vinculação à missão e à visão Interdependência colegas & equipes Participação e comprometimento Ênfase na ética e na responsabilidade Fornecedoras de atividades Ênfase no conhecimento Competência e talento são diferenciais PESSOAS COMO RECURSOS PESSOAS COMO PARCEIROS

8 Processo de Gestão RESULTADOS PESSOAS PROCESSOS

9 Gestão de Pessoas: Visão Atual... Maneira pela qual uma empresa se organiza para gerenciar e orientar o comportamento humano. (Fischer, 2002,p. 12)

10 Fatores condicionantes Da QUALIDADE NA Gestão de Pessoas Pessoas Tecnologia Estratégia de Organização DO Trabalho Cultura DA EMPRESA Estrutura Organizacional Fatores Externos Gestão de Pessoas: Visão Atual

11 C onhecimentos A titudes H abilidades Gestão de Pessoas: Modelo Centrado nas Competências

12 Competências: Categorias Funcionais

13 Capacitação Profissional e Competências Emergentes (FARIAS, 2005 Baseados no artigo Capacitação Profissional e Competências Emergentes (FARIAS, 2005) desenvolvam uma análise crítica e um posicionamento pessoal sobre as 5 dimensões abordadas pelo autor, apresentando pra nós em forma de seminário grupal ( 4 componentes/grupo ) Competências Múltiplas: Um Ponto de Vista

14 Sofrem pouca influência de variáveis externas Sofrem pouca influência de variáveis externas Foco em autodesenvolvimento Foco em autodesenvolvimento Mais qualitativo Mais qualitativo Necessidade de mais tempo para o seu desenvolvimento Necessidade de mais tempo para o seu desenvolvimento Sofrem grandes influências de variáveis externas Sofrem grandes influências de variáveis externas Foco em produtividade Foco em produtividade Mais quantitativo Mais quantitativo Necessitam de menos tempo para serem observados Necessitam de menos tempo para serem observados COMPETÊNCIAS RESULTADOS COMPETÊNCIAS VERSUS RESULTADOS

15 COMPETÊNCIAS R E S U L T A D O S GESTÃO DE COMPETÊNCIAS VERSUS RESULTADOS O que fazer com as pessoas?

16 Para onde vai a Gestão de Pessoas ?? Alinhar competências humanas às estratégias do negócio; Aumentar a importância da capacitação contínua dos gestores; Alinhar a gestão de pessoas às estratégias do negócio e objetivos organizacionais; Alinhar-se aos processos de mudança organizacional; Entender o conceito de competências como um fator articulador da gestão de pessoas. Alinhar competências humanas às estratégias do negócio; Aumentar a importância da capacitação contínua dos gestores; Alinhar a gestão de pessoas às estratégias do negócio e objetivos organizacionais; Alinhar-se aos processos de mudança organizacional; Entender o conceito de competências como um fator articulador da gestão de pessoas. Fonte: Para onde vai a Gestão de Pessoas - HSM Management 44 maio-junho 2004

17 Políticas de RH em Empresas de Fitness: Competitividade e Rentabilidade Baseados no Fator Humano (FARIAS, 2006 Baseados no artigo Políticas de RH em Empresas de Fitness: Competitividade e Rentabilidade Baseados no Fator Humano (FARIAS, 2006) e agrupados em duplas ou trios, desenvolvam uma análise de 2 (dois) dos 7 níveis de ação de gestores, apresentando pra nós em forma de seminário grupal

18 O Feedback como Ferramenta Gerencial na Gestão das Equipes (FARIAS, 2006 Baseados no artigo O Feedback como Ferramenta Gerencial na Gestão das Equipes (FARIAS, 2006) e agrupados em duplas ou trios, desenvolvam uma análise crítica e apresentem pra nós!!

19 Discuta e analise as conseqüências tanto para as pessoas quanto para as empresas do empregado ser considerado efetivamente um parceiro? Comente a afirmativa: Todo gerente é gestor de pessoas. Você acredita que as empresas precisam preocupar-se cada vez mais com as pessoas? Justifique sua opinião sinalizando como isso pode ser feito.


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