A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional

2 Conceito de Gestão de Pessoas Conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho.

3 Administrar pessoas é o principal desafio para as organizações;

4 Os gestores devem entender a perspectiva estratégica que há na Gestão de Pessoas

5 Gestão de Pessoas integra várias áreas de conhecimento: psicologia, sociologia, engenharia, direito, medicina e outras

6 Gestão de Pessoas tem características contingenciais

7 Grupos x Equipes Grupo é um conjunto de pessoas que interagem umas com as outras, são psicologicamente conscientes umas das outras e percebem-se como um grupo. Edgar Schein Equipes são grupos de trabalho temporários, ou não, com identidade própria, metas e objetivos específicos e definidos, e que possuem um alto grau de conformidade, apoio e coesão entre seus membros e líder. Marcus Rodrigues

8 Aspectos Clássicos Elton Mayo –busca da correlação entre produtividade e variáveis físicas ou normativas –importância do ambiente social e do relacionamento entre os membros do grupo

9 Kurt Lewin –existência de um campo de força em qualquer evento social –sinergia do grupo no mundo produtivoGrupoOrganização Indivíduo

10 O desenvolvimento dos grupos tem base nos atos comunicativos Interação dos Membros Controle Instrumental Sentimentos Integração

11 Sistemas de Gestão Administração de Pessoal : confecção de folhas de pagamento; contratos de trabalho; anotações de férias; controle de faltas, doenças etc.; cumprimento de normas internas e legislação vigente

12 Gestão e Desenvolvimento de RH Sistemas de Gestão Técnicas de Suporte: Análise e descrição de cargos; Identificação de perfis para o recruta- mento, seleção e formação; avaliação de cargos para a estrutura ou enriquecimento de cargos.

13 seleção; formação; retribuição e recompensas; avaliação de desempenho; identificação de potenciais; planos de carreira; comunicação; planejamento de RH; segurança e saúde no trabalho. Subsistemas de Gestão:

14 Comportamento Organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização (Robbins, 1999, p.6).

15 Comportamento organizacional refere-se a comportamentos relacionados a cargos, trabalho, absenteísmo, rotatividade no emprego, produtividade, desempenho humano e gerenciamento.

16 Também inclui motivação, liderança, poder, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupo, aprendizagem, desenvolvimento e percepção de atitude, processo de mudanças, conflitos

17 Principais Variáveis que Afetam o Comportamento Valores Atitudes Persona- lidade Capaci- dade Comporta- mento individual Motivação Percepção Aprendi- zagem

18 Processos do Comportamento Organizacional - Psicológicos autoeficácia; percepção de equidade; clareza de papéis; sobrecarga de trabalho; consciência de resultados; consciência de significado do trabalho; percepção de apoio social; motivação; satisfação; stress

19 Processos do Comportamento Organizacional – Psico-sociais Cultura Organizacional; Mudança Organizacional; Liderança; nível de desenvolvimento grupal; participação; poder; conflito; tomada de decisões; outros (criatividade, inveja, diversidade, valores, comunicação).

20 Competências do Gestor de Pessoas Proatividade; Liderança; Conhecimentos específicos; Visão estratégica; Adaptabilidade e aprendizagem Trabalho em equipe; Negociação; Comunicação

21

22


Carregar ppt "Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google