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A ESCOLA DAS REALÇÕES HUMANAS

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Apresentação em tema: "A ESCOLA DAS REALÇÕES HUMANAS"— Transcrição da apresentação:

1 A ESCOLA DAS REALÇÕES HUMANAS
ÊNFASE NO ELEMENTO HUMANO: A CONCEPÇÃO DOS PSICÓLOGOS

2 G. ELTON MAYO Australiano, diplomado em Lógica, Filosofia e Medicina.
Migrou para Estados Unidos de América onde trabalhou em várias instituições, inclusive a escola de Administração de Negócios da Harvard University, onde produziu suas principais obras.

3 Origens da Teoria das Relações Humanas
A necessidade de se humanizar e democratizar a administração Desenvolvimento da ciências humanas (psicologia) As idéias da filosofia pragmática de John Dewwy e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin As conclusões da Experiência de Hawthorne ( realizada entre 1927 e 1932 sob coordenação de Elton Mayo)

4 Principais da Escola de Relações Humanas
O nível de trabalho não é determinado pela capacidade física, mas pelo fator psicológico a ser desenvolvido no ambiente de trabalho; O comportamento de indivíduo encontra amparado no grupo; As sanções e a aprovação do grupo atuam fortemente sobre o indivíduo; Grupos informais independentemente da administração;

5 Há total integração entre indivíduos;
Especialização não implica produção mais eficiente; Os elementos emocionais do comportamento humano interferem fortemente no trabalho, requerendo habilidade; A pessoa precisa ser estimulada e reconhecida como ser humano.

6 Experiência de Elton Mayo em Hawthorne.
O NÍVEL DE PRODUÇÃO sofre influência maior do conjunto de normas sociais e expectativas dos grupos do que da capacidade física individual do trabalhador; COMPORTAMENTO SOCIAL DOS EMPREGADOS – o indivíduo age com o intuito de se ajustar aos padrões do grupo; GRUPOS INFORMAIS – definem as regras de comportamentos,as formas de recompensa e sanções sociais “informalmente”; REDE DE RELAÇÕES HUMANAS – os indivíduos buscam sempre a aprovação do grupo, mais que reconhecimento econômico; COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES HUMANAS é essencial para que gestão possa intervir nos grupos e obter melhores resultados de cada equipe; IMPORTÂNCIA DO CONTEÚDO DO CARGO – A especialização não é a forma mais eficiente de divisão do trabalho, mas o conteúdo e a natureza desse trabalho, que influenciam muito mais a motivação do trabalhador; ENFASE NOS ASPECTOS EMOCIONAIS – A ênfase na tarefa é substituída pela ênfase nas pessoas e nas suas relações, nos aspectos psicológicos e sociológicos;

7 Características da Escola de Relações Humanas
Os grupos informais; A motivação do empregado; Os estilos de liderança Foco maior nos grupos do que nos indivíduos; Sentimentos, atitudes e as relações pessoais possuem relação direta com a eficácia organizacional; Homem como ser social, orientado pelas regras e valores estabelecidos informalmente pelos grupos; Os grupos sociais se mantém em constante interação social dentro da empresa

8 Dinâmica grupal e interpessoal Dinâmica grupal e interpessoal
TEORIA CLÁSSICA DA ADM TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS Organização como grupo de pessoas Organização como máquina Ênfase nas tarefas e tecnologias Ênfase nas pessoas Dinâmica grupal e interpessoal Especialização e competência técnica Especialização e competência técnica Dinâmica grupal e interpessoal Organização estática Organização dinâmica, móvel, fluida

9 Liderança Diretrizes fixadas pelo líder, sem a participação do grupo.
AUTOCRÁTICA Diretrizes fixadas pelo líder, sem a participação do grupo. O líder determina a tarefa a ser executada e qual o companheiro de trabalho de cada um. DEMOCRÁTICA Diretrizes debatidas e decididas pelo grupo com a assistência e estímulo do líder A divisão de tarefas fica à cargo do grupo e cada membro escolhe seus companheiros de trabalho. LIBERAL O grupo tem toda a liberdade para decidir, o líder participa minimamente. O líder não participa, tanto a divisão das tarefas quanto a escolha de companheiros fica a cargo do grupo.

10 Críticas NEGAÇÃO DO CONFLITO entre trabalhadores e a empresa por outro lado não aborda a questão das diferenças de interesses existentes entre empresa e trabalhador.  ÊNFASE EXAGERADA NAS GRUPOS INFORMAIS a escola concentrou-se exageradamente nos grupos informais e relegou a organização formal a um plano secundário. Enfoque Manipulativo das Relações Humanas


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