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A ESCOLA DAS REALÇÕES HUMANAS ÊNFASE NO ELEMENTO HUMANO: A CONCEPÇÃO DOS PSICÓLOGOS.

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1 A ESCOLA DAS REALÇÕES HUMANAS ÊNFASE NO ELEMENTO HUMANO: A CONCEPÇÃO DOS PSICÓLOGOS

2 G. ELTON MAYO Australiano, diplomado em Lógica, Filosofia e Medicina.Australiano, diplomado em Lógica, Filosofia e Medicina. Migrou para Estados Unidos de América onde trabalhou em várias instituições, inclusive a escola de Administração de Negócios da Harvard University, onde produziu suas principais obras.Migrou para Estados Unidos de América onde trabalhou em várias instituições, inclusive a escola de Administração de Negócios da Harvard University, onde produziu suas principais obras.

3 Origens da Teoria das Relações Humanas A necessidade de se humanizar e democratizar a administração A necessidade de se humanizar e democratizar a administração Desenvolvimento da ciências humanas (psicologia)Desenvolvimento da ciências humanas (psicologia) As idéias da filosofia pragmática de John Dewwy e da Psicologia Dinâmica de Kurt LewinAs idéias da filosofia pragmática de John Dewwy e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin As conclusões da Experiência de HawthorneAs conclusões da Experiência de Hawthorne ( realizada entre 1927 e 1932 sob coordenação de Elton Mayo)

4 Principais da Escola de Relações Humanas O nível de trabalho não é determinado pela capacidade física, mas pelo fator psicológico a ser desenvolvido no ambiente de trabalho; O comportamento de indivíduo encontra amparado no grupo; As sanções e a aprovação do grupo atuam fortemente sobre o indivíduo; Grupos informais independentemente da administração;

5 Há total integração entre indivíduos;Há total integração entre indivíduos; Especialização não implica produção mais eficiente;Especialização não implica produção mais eficiente; Os elementos emocionais do comportamento humano interferem fortemente no trabalho, requerendo habilidade;Os elementos emocionais do comportamento humano interferem fortemente no trabalho, requerendo habilidade; A pessoa precisa ser estimulada e reconhecida como ser humano.A pessoa precisa ser estimulada e reconhecida como ser humano.

6 Experiência de Elton Mayo em Hawthorne. – –O NÍVEL DE PRODUÇÃO sofre influência maior do conjunto de normas sociais e expectativas dos grupos do que da capacidade física individual do trabalhador; – –COMPORTAMENTO SOCIAL DOS EMPREGADOS – o indivíduo age com o intuito de se ajustar aos padrões do grupo; – –GRUPOS INFORMAIS – definem as regras de comportamentos,as formas de recompensa e sanções sociais informalmente; – –REDE DE RELAÇÕES HUMANAS – os indivíduos buscam sempre a aprovação do grupo, mais que reconhecimento econômico; – –COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES HUMANAS é essencial para que gestão possa intervir nos grupos e obter melhores resultados de cada equipe; – –IMPORTÂNCIA DO CONTEÚDO DO CARGO – A especialização não é a forma mais eficiente de divisão do trabalho, mas o conteúdo e a natureza desse trabalho, que influenciam muito mais a motivação do trabalhador; – –ENFASE NOS ASPECTOS EMOCIONAIS – A ênfase na tarefa é substituída pela ênfase nas pessoas e nas suas relações, nos aspectos psicológicos e sociológicos;

7 Características da Escola de Relações Humanas – –Os grupos informais; – –A motivação do empregado; – –Os estilos de liderança – –Foco maior nos grupos do que nos indivíduos; – –Sentimentos, atitudes e as relações pessoais possuem relação direta com a eficácia organizacional; – –Homem como ser social, orientado pelas regras e valores estabelecidos informalmente pelos grupos; – –Os grupos sociais se mantém em constante interação social dentro da empresa

8 TEORIA CLÁSSICA DA ADM Ênfase nas tarefas e tecnologias Organização como máquina Especialização e competência técnica TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS Organização como grupo de pessoas Ênfase nas pessoas Dinâmica grupal e interpessoal Organização dinâmica, móvel, fluida Organização estática

9 Liderança AUTOCRÁTICA Diretrizes fixadas pelo líder, sem a participação do grupo. O líder determina a tarefa a ser executada e qual o companheiro de trabalho de cada um. DEMOCRÁTICA Diretrizes debatidas e decididas pelo grupo com a assistência e estímulo do líder A divisão de tarefas fica à cargo do grupo e cada membro escolhe seus companheiros de trabalho. LIBERAL O grupo tem toda a liberdade para decidir, o líder participa minimamente. O líder não participa, tanto a divisão das tarefas quanto a escolha de companheiros fica a cargo do grupo.

10 Críticas NEGAÇÃO DO CONFLITO entre trabalhadores e a empresa por outro lado não aborda a questão das diferenças de interesses existentes entre empresa e trabalhador.NEGAÇÃO DO CONFLITO entre trabalhadores e a empresa por outro lado não aborda a questão das diferenças de interesses existentes entre empresa e trabalhador. ÊNFASE EXAGERADA NAS GRUPOS INFORMAIS a escola concentrou-se exageradamente nos grupos informais e relegou a organização formal a um plano secundário. ÊNFASE EXAGERADA NAS GRUPOS INFORMAIS a escola concentrou-se exageradamente nos grupos informais e relegou a organização formal a um plano secundário. Enfoque Manipulativo das Relações Humanas


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