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TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS ABRIL /2006 Prof. Mauri C. Soares

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Apresentação em tema: "TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS ABRIL /2006 Prof. Mauri C. Soares"— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS ABRIL /2006 Prof. Mauri C. Soares
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

2 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Abordagem Humanística da Administração A Teoria Administrativa sofre uma Revolução conceitual: Administração Científica (ênfase na tarefa). Administração Clássica (ênfase estrutura organizacional). Administração Humanística (ênfase nas pessoas da organização). TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

3 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Características principais: Perde prioridade: a máquina, métodos de trabalho das organizações. Ganha prioridade: a preocupação com o homem e seu grupo social: dos aspectos técnicos e formais para os aspectos psicológicos e sociológicos. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

4 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
A abordagem Humanística: Origem: através da Teoria das Relações Humanas (USA 1930). Colaboração: desenvolvimento das Ciências Sociais (Psicologia do Trabalho). TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

5 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
A Psicologia do Trabalho (Psicologia Industrial) tinha a função de: Análise do trabalho e a adaptação do trabalhador ao trabalho Ênfase: nas características humanas que cada tarefa exigia do seu executante e a seleção científica dos empregados baseada nessas características. Seleção pessoal, a orientação profissional, Os métodos de aprendizagem e de trabalho, A fisiologia do trabalho. O estudo dos acidentes e de fadiga. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

6 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
A adaptação do trabalho ao trabalhador: Ênfase: crescente atenção voltada para os aspectos individuais e sociais do trabalho sobre os aspectos produtivos. Temas predominantes nesta fase: Estudo da personalidade do trabalhador e do chefe, Da motivação e dos incentivos do trabalho, Da liderança, Das comunicações, Das relações interpessoais e sociais dentro da organização. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

7 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Segundo a Psicologia do Trabalho existe dois fatores importantes a serem considerados em qualquer atividade do trabalho: Fator humano: (comportamento humano no trabalho, considerando como inseparáveis e complementares o aspecto produtivo e o aspecto pessoal). Fator material: (matérias-primas, ferramentas, máquinas, processos físicos do trabalho). TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

8 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Taylorismo:Queda  introdução de normas e métodos científicos  geração de recusa na aceitação das normas, pelos operários.  fenômeno de resistência à mudanças.  Conseqüência: Queda na produção. Grande depressão econômica (Quebra na Bolsa de NY) Emerge: Escola das Relações Humanas (Caráter democrático) TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

9 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Teoria das Relações Humanas: Origens: A necessidade de humanizar e democratizar a administração. Libertar-se dos conceitos rígidos e mecanicistas da T.Clássica. Procura uma melhor adequação aos padrões de vida americano. O desenvolvimento das chamadas ciências humanas Psicologia e Sociologia. Comprova a inadequação dos princípios da Teoria Clássica. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

10 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Teoria das Relações Humanas: Origens: Colocação em prática através de Elton Mayo, das idéias filosóficas de John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin. As conclusões da Experiência de Hawthorne Desenvolvida entre 1927 – 1932 (Elton Mayo) onde colocou em xeque os postulados da Teoria Clássica da Administração. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

11 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

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Elton Mayo 1924 – Academia Nacional de Ciências dos USA. Indústria Têxtil: Objetivo: Verificar a correlação entre Produtividade e Iluminação no local de trabalho. 1927 – Conselho Nacional de Pesquisas Fábrica de Hawthorne da Western Electric Company – (Chicago) - fabricante de equipamentos e Componentes telefônicos. Objetivo: avaliar a correlação entre iluminação e a eficiência dos operários, medida por meio da produção. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

15 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Elton Mayo: Desenvolveu pesquisas em uma industria têxtil Onde era alta rotatividade de M.O (250% / ano) Tentou alguns incentivos: Salariais, Intervalos de descanso, Delegou aos operários a decisão sobre os horários de produção Contratação de uma enfermeira Resultados: Surge o espírito de grupo, aumento de produção, diminui a rotatividade TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

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Experiência de Hawthorne Avaliações feitas durante o processo: Fadiga, Acidentes de trabalho, Rotatividade de pessoal (turnover) Condições de trabalho sobre a produtividade. A empresa já desenvolvia na época: Política de valorização e o bem-estar dos funcionários, com salários e boas condições de trabalho. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

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1ª Fase – Experiência de Hawthorne Escolheram dois grupos de operários que faziam o mesmo trabalho e em condições idênticas. 1º grupo de observação trabalhava sob intensidade de luz variável 2º grupo de observação trabalhava sob intensidade de luz constante. Resultado: os operários reagiam conforme a intensidade da luz, ou seja, julgavam-se na obrigação de produzir mais quando aumentava a intensidade da luz e comprovou-se que o fator psicológico se sobrepõe sobre o fator fisiológico: a eficiência dos operários é afetada por condições psicológicas. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

18 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
2ª Fase – Experiência de Hawthorne Foi criado um grupo de observação (experimental): cinco moças que montavam relés, e uma sexta que fornecia as peças para abastecer o trabalho e contava com um supervisor. A sala de provas era separada do departamento (onde estava o grupo de controle) por uma divisão de madeira e o equipamentos eram idênticos aos utilizados no departamento e contava com um plano inclinado com um contador de peças que marcava a produção em fita perfurada e contava também com um supervisor. A produção foi o índice de comparação entre o grupo experimental (sujeito a mudanças nas condições de trabalho) e o grupo de controle (trabalho em condições constantes). TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

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2ª Fase – Experiência de Hawthorne Objetivo principal: Índices de Produção Observações: 12 períodos diferentes de avaliação: Tempos de avaliações diferentes que variavam de minutos a semanas. Variação de horas de trabalho. Mudanças de local de trabalho Modificação de sistema de pagamentos. Intervalos de descanso no período da manhã/tarde e intercalados. Serviu-se lanche leve nos períodos de intervalo. Estabelecimento de semana de cinco dias, com sábado livre TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

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2ª Fase – Experiência de Hawthorne Conclusões: As funcionárias gostavam de trabalhar na sal de prova onde a supervisão era mais branda, oposto à supervisão de controle rígido. O ambiente era amistoso e sem pressões, pois a conversa era permitida. Não havia temor ao supervisor, pois este funcionava como orientador. Ocorreu o desenvolvimento social do grupo experimental. As moças faziam amizades entre si e tornaram-se uma equipe, O grupo desenvolveu objetivos comuns, com o aumento do rítmo de produção, embora fosse solicitado a trabalhar normalmente. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

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3ª Fase – Experiência de Hawthorne Objetivo: estudar as relações humanas do trabalho. Considerações: As moças consideravam humilhante a supervisão vigilante e constrangedora. Apesar da política pessoal aberta, a empresa não conhecia com profundidade as relações trabalhistas entre operárias e supervisão. Implanta-se o Programa de Entrevistas com os empregados para conhecer suas atitudes e sentimentos, ouvir suas opiniões quanto ao trabalho e tratamento que recebiam, bem como ouvindo sugestões e treinamento dos supervisores. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

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3ª Fase – Experiência de Hawthorne Conclusões: O Programa de entrevistas revelou a existência de uma organização informal, que manifesta-se por: Identificar os níveis ideais de produção e não aqueles que são impostos. O próprio grupo exclui aqueles que são sabotadores ou excedem os padrões de produção, A existência de liderança informal de alguns operários que mantém o grupo unido e asseguram o respeito pelas regras de conduta. Contentamento ou descontentamento com relação às atitudes dos superiores a respeito do comportamento dos operários. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

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4ª Fase – Experiência de Hawthorne Objetivo: analisar a organização informal do grupo Considerações: O sistema de pagamento era baseado na produção do grupo, havendo um salário-hora com base em fatores e um salário mínimo horário, para o caso de interrupções na produção. Constatou-se que os operários usavam de artimanhas – logo que os operários montavam o que julgavam ser a produção normal, reduziam seu ritmo de trabalho, e os operários passaram a apresentar uniformidade de sentimentos e solidariedade. Conclusão: Esta fase permite o estudo das relações informais dos funcionários com as formais da fábrica. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

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5ª Fase – Experiência de Hawthorne Proporciona o delineamento dos Princípios Básicos das Escolas de Relações Humanas: Nível de Produção Resultante da Integração Social Comportamento Social dos Empregados Recompensa e Sanções Sociais Grupos informais Relações Humanas Importância do Conteúdo do Cargo Ênfase nos Aspectos Emocionais TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

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Bibliografia: Chiavenato, Idalberto – Teoria Geral da Administração – volume 1 6ª edição – Rio de Janeiro: Campus, 1999 Capítulo 6 – Páginas 214 a 226 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO


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