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BÁRBARA GUIMARÃES TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLA HUMANÍSTICA OU DAS RELAÇÕES HUMANAS.

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1 BÁRBARA GUIMARÃES TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLA HUMANÍSTICA OU DAS RELAÇÕES HUMANAS.

2 ESCOLA HUMANÍSTICA Ao final, o estudante deve ser capaz de: Identificar origens e princípios. Conhecer as conclusões da experiência de Hawthorne. Compreender as funções da organização da TRH.

3 Elton MAYO( ). A experiência de Hawthorne: * Realizada entre 1927 e 1932; * Coordenada por Elton Mayo; * Feita pelo Conselho Nacional de Pesquisas (EUA); * Local: Fábrica de Hawthorne da Western Eletric Company, situada em Chicago; * Objetivo: avaliar a correlação entre iluminação e a eficiência dos operários, medida por meio de produção. Estendeu-se à fadiga, acidentes de trabalho, rotatividade de pessoal e ao efeito das condições de trabalho sobre a produtividade do pessoal; * Elemento surpresa e dificuldade: variáveis de natureza psicológica.

4 Elton MAYO( ). Da ênfase na tarefa e na estrutura para pessoas. Visão da organização informal Fundador: Elton Mayo (1880 – 1948) Antropólogo e médico (Austrália) Relacionamento dos trabalhadores entre si Satisfação não-econômica na produtividade Avanços tecnológicos não foram acompanhados por alterações nos métodos de trabalho.

5 ESCOLA HUMANÍSTICA TEORIAÊNFASEPRINCIPAIS ENFOQUESESTUDIOSOS ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA NAS TAREFASORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO OPERACIONAL. FREDERICK TAYLOR. HENRY FORD. ESCOLA CLÁSSICA NA ESTRUTURA ORGANIZAÇÃO FORMAL. FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR. HENRI FAYOL. ESCOLA HUMANÍSTICA NAS PESSOASORGANIZAÇÃO INFORMAL MOTIVAÇÃO, LIDERANÇA, COMUNICAÇÃO E DINÂMICA DO GRUPO ELTON MAYO. JOHN DEWEY. KURT LEWIN.

6 ESCOLA HUMANÍSTICA Surgiu em reação e oposição à Teoria Clássica. Nos EUA a Administração CIentífica foi interpretada pelos sindicatos como forma de exploração dos trabalhores a favor dos interesses patronais. Pesquisa de Hoxie (1911) foi considerada como um dos principais alertas à autocracia do Sistema Taylor. Realizada pelo Senado Americano, dirigida pelo Prof. Hoxie da Univ. de Chicago, tinha como objetivo : estudar as freqüentes greves e tumultos de operários norte-americanos.

7 ESCOLA HUMANÍSTICA Da ênfase na tarefa e na estrutura para as pessoas Visão da organização informal Corrigir a forte tendência de desumanização do trabalho.

8 ESCOLA HUMANÍSTICAS: origens. Necessidade de humanizar e democratizar a Administração. Movimento norte-americano. O desenvolvimento das ciências humanas (principalmente a psicologia). As idéias de John Dewey e da Psicologia Social de Kurt Lewin. Conclusões da experiência em Hawthorne de Elton Mayo.

9 Experiência de Hawthorne Western Electric Co. de 1927 a 1932 Objetivo: detectar que modo fatores ambientais influenciam a produtividade dos trabalhadores. A produtividade não é influenciada só por atores mecânicos, Fatores humanos: motivação, relacionamento com a tarefa, Trabalhador, ambiente de trabalho e relações entre trabalhadores recebem ênfase

10 Experiência de Hawthorne: conclusões. Nível de produção foi determinado pela interação social. Se o empregado apresenta excelentes condições físicas e fisiológicas mas não estiver socialmente integrado, a sua eficiência será influenciada pelo desajuste social. Comportamento social do empregado é apoiado ou rejeitado pelo grupo. Os trabalhadores reagem à administração como membros de grupos sociais e seu código de conduta grupal. Recompensas e sanções sociais. Cada grupo desenvolve crenças e expectativas em relação à administração e influenciam nas atitudes e padrões de comportamento que o grupo define como aceitáveis. Conceito de homem social.

11 Experiência de Hawthorne: conclusões. Grupos informais. A empresa é composta por grupos informais cuja estrutura nem sempre coincide com a estrutura formal. O grupo informal define regras de comportamento, recompensas e sanções sociais, objetivos, escala de valores sociais, crenças e expectativas. Relações humanas. São as ações e atitudes a partir do contato com pessoas e grupos. As pessoas costumam se ajustar às demais para serem compreendidas e aceitas. O conteúdo e a natureza do cargo. Tem efeito sobre o moral do trabalhador: atividades monótonas e repetitivas reduz sua satisfação e eficácia. Ênfase em aspectos emocionais.

12 Elton MAYO defende: 1. O trabalho é uma atividade grupal. 2. O operário reage como membro do grupo. 3. A tarefa básica da Administração deve ser formar gestores capazes de compreender e comunicar. 4. O ser humano é motivado pela necessidade de estar junto e ser reconhecido. 5. A civilização industrializada traz a desintegração de grupos primários (família, religião, etc.) e cria uma nova unidade social: a fábrica.

13 Já que os métodos convergem para a eficiência e não para a cooperação humana […] há um conflito social na sociedade industrial: a incompatibilidade entre os objetivos organizacionais da empresa e os objetivos individuais dos empregados […] As relações humanas e a cooperação constituem a chave para evitar o conflito social. (CHIAVENATO, 2000, p. 117).

14 ESCOLA HUMANÍSTICA: funções básicas da organização industrial. Produzir bens e serviços (função econômica). Distribuir satisfação (função social). A organização técnica (prédios, máquinas, matérias-primas, produtos ou serviços etc.). A organização humana (pessoas e suas interações).

15 ESCOLA HUMANÍSTICA: funções básicas da organização industrial. ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL FUNÇÃO ECONÔMICA: Produzir bens e serviços FUNÇÃO SOCIAL: Satisfazer seus membros Equilíbrio externo Equilíbrio interno

16 ESCOLA DA RH X ESCOLA CLÁSSICA TEORIA CLÁSSICATEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS Organização como máquina.Organização como grupo de pessoas. Enfatiza as tarefas e tecnologia.Enfatiza as pessoas. Inspirada em sistemas de engenharia.Inspirada em sistemas de psicologia. Autoridade centralizada.Delegação de autoridade. Linhas claras de autoridade.Autonomia do empregado. Especialização e competência técnica.Confiança e abertura. Acentuada divisão do trabalho.Ênfase nas relações de pessoas. Confiança nas regras e regulamentos.Confiança nas pessoas. Clara separação entre linha e staff.Dinâmica grupal e interpessoal.

17 ESCOLA HUMANÍSTICA Você é capaz de: Identificar origens e princípios. Conhecer as conclusões da experiência de Hawthorne. Compreender as funções da organização da TRH.

18 REFERÊNCIAS ANNES, Ricardo. Teoria das relações humanas ou abordagem humanística. Disponível em ELTON Mayo. Disponível em CHIAVENATO. Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, MAXIMIANO. Antônio Cesar Amaru. Teoria geral da administração. São Paulo: Atlas, PEREIRA, Mariah T. N. TGA: Teoria das relações humanas (TRH). Disponível em odules/news/article.php?storyid=686. odules/news/article.php?storyid=686


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