A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Felipe Kovags Estratégia Empresarial. Conteúdo programático Formulação de estratégia: missão, visão e valores Felipe Kovags - Estratégia Empresarial.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Felipe Kovags Estratégia Empresarial. Conteúdo programático Formulação de estratégia: missão, visão e valores Felipe Kovags - Estratégia Empresarial."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Felipe Kovags Estratégia Empresarial

2 Conteúdo programático Formulação de estratégia: missão, visão e valores Felipe Kovags - Estratégia Empresarial

3 Definindo a Missão da empresa Felipe Kovags - Estratégia Empresarial Na área empresarial é inadmissível uma empresa não conhecer essa característica do seu negócio, pois, pode levá-la à ruína. Você sabe qual é sua missão? Você sabe o que é missão? hunnnn...uma missa com duração de cinco horas? Já sei, uma Miss Universo com uns dois metros de altura?

4 Definindo a Missão da empresa Felipe Kovags - Estratégia Empresarial Para Andrade (2002), a missão de uma organização deve ser definida para satisfazer alguma necessidade do ambiente externo e não simplesmente em oferecer um serviço ou produto. Portanto para definir a missão de uma organização algumas perguntas devem ser respondidas como: Qual o nosso negocio? Quem é o nosso cliente? Que satisfação ele quer ao comprar nosso produto? Já Porto (2008), define que a missão representa a razão de existência de uma organização

5 Definindo a Missão da empresa Felipe Kovags - Estratégia Empresarial A missão deve demonstrar, em poucas linhas, qual é a sua finalidade, porque a empresa está nesse segmento de mercado e a quem é voltada O enunciado da missão é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes: - Por que a empresa existe? - O que a empresa faz? - Para quem? Exemplo - empresa distribuidora de alimentos do Paraná: distribuir produtos alimentícios de qualidade, prezando pela excelência no atendimento, voltada para satisfação dos clientes, tendo como base a ética e o comprometimento com os colaboradores, fornecedores e acionistas.

6 Definindo a Missão da empresa Felipe Kovags - Estratégia Empresarial Antes de fazer a missão da sua empresa, tente fazer a sua missão Não é nada tão complicado de se fazer, requer apenas algum tempo para pensar qual é a sua finalidade neste mundo repleto de maravilhas, na dramática e dinâmica existência, chamada de vida.

7 Felipe Kovags - Estratégia Empresarial Andrade (2002), define que visão de uma organização deve ser a situação futura desejada a longo prazo, uma meta ambiciosa, e servir como um guia para a definição dos objetivos e a realização da missão. Para Zacharias (2008), a visão é o sonho da organização, é o futuro do negócio e onde a organização espera estar no futuro Para Jesus (2008), a visão deve ser um conjunto de convicções e compreensões para onde deve seguir a organização, e como serão tratados os recursos materiais e humanos nessa trajetória. É a visão que determina os objetivos de investimento, desenvolvimento, trabalho, estratégias para alcançar o sucesso da organização. Definindo a Visão da empresa

8 Felipe Kovags - Estratégia Empresarial Para alguns, é o sonho que se deseja realizar, como ser humano ou como empresa. É, também, aquilo que você deseja ser, num determinado tempo e espaço. Exemplos de visão: a) Atuar no mercado visando crescimento, baseando-se na ética e qualidade, procurando fazer bem tudo aquilo que faz; b) Atingir a excelência no treinamento e desenvolvimento pessoal e profissional, servindo de referência em consultoria no Brasil e no exterior nas áreas nas quais atuamos.

9 Definindo a Visão da empresa Felipe Kovags - Estratégia Empresarial Os exemplos demonstrados anteriormente não possuem datas específicas, porque no cerne desses exemplos de visão está a continuidade, a permanência Visão é uma constante busca e mesmo atingindo o ponto que se deseja atingir, continuar-se-á buscando melhoria. O enunciado da visão deve facilitar a resposta às seguintes perguntas: - No que a empresa quer se tornar? - Qual a direção é apontada? - Onde nós estaremos? - O que a empresa será? - Em que direção eu devo apontar meus esforços? - Eu estou ajudando a construir o que? - Os recursos investidos estão levando a empresa para onde?

10 Valores de uma empresa Felipe Kovags - Estratégia Empresarial O que são valores? Valores são princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Missão, na direção da Visão.

11 Valores de uma empresa Felipe Kovags - Estratégia Empresarial Os valores também podem ser vistos como um conjunto de crenças, ou princípios, que: - definem e facilitam a participação das pessoas no desenvolvimento da Missão, Visão e dos próprios Valores; - definem e facilitam a articulação da Missão, Visão e Valores; - facilitam a colaboração entre os empregados; - facilitam o comprometimento dos empregados com o mercado, e - facilitam o comprometimento dos empregados com a comunidade e a sociedade.

12 Valores de uma empresa Felipe Kovags - Estratégia Empresarial O enunciado de cada valor deve ser curto. Os valores são inegociáveis, e os mais duradouros possíveis de uma empresa. O conjunto de valores define a regra do jogo, em termos de comportamentos e atitudes, devendo conter um subconjunto das respostas às perguntas abaixo: - Como os empregados devem se portar, individualmente? - Como os empregados se relacionam entre si? - Como os empregados se relacionam com os clientes? - Como a empresa trata seus clientes?

13 Valores de uma empresa Felipe Kovags - Estratégia Empresarial - Como a empresa faz negócios? - Como é o relacionamos com a comunidade? - Qual a nossa responsabilidade frente à sociedade? - Que valores, crenças ou princípios são importantes para a empresa fazer o que faz, para quem faz, e para o que ela quer se tornar?

14 Valores de uma empresa Felipe Kovags - Estratégia Empresarial Resumidamente, os valores: - Definem as regras básicas que norteiam os comportamentos e atitudes de todos empregados. - São as regras do jogo para que, executando a Missão, alcancemos a Visão. - São o suporte, o estofo moral e ético da empresa.

15 Exemplo: Felipe Kovags - Estratégia Empresarial Gerdau Missão: Gerar valor para nossos clientes, acionistas, equipes e a sociedade, atuando na indústria do aço de forma sustentável. Visão: Ser global e referência nos negócios em que atua Valores: Ter a preferência do CLIENTE SEGURANÇA das pessoas acima de tudo PESSOAS respeitadas, comprometidas e realizadas EXCELÊNCIA com SIMPLICIDADE Foco em RESULTADOS INTEGRIDADE com todos os públicos SUSTENTABILIDADE econômica, social e ambiental

16 Exemplo: Felipe Kovags - Estratégia Empresarial Unilever Missão: A missão da Unilever é levar vitalidade para o dia-a-dia. Atendemos às necessidades diárias de nutrição, higiene e cuidados pessoais com marcas que ajudam as pessoas a se sentirem bem, bonitas e aproveitarem mais a vida. Visão: A Unilever será reconhecida e admirada no Brasil por sua liderança inovadora e pela responsabilidade e respeito com que conduz seus negócios junto à sociedade e aos funcionários.

17 Conclusão Felipe Kovags - Estratégia Empresarial A construção de um conjunto de Missão, Visão e Valores, só é útil se a prática do dia a dia - todos da empresa, do presidente ao porteiro - demonstrar ser esse o conjunto de regras que regem a conduta do pessoal da sua empresa OU Será perda de tempo, se o que se diz e o que se prega, for diferente do que se faz, assim, a Missão, a Visão e os Valores tornam-se somente uma sopinha de letrinha, caindo no vazio da rotina


Carregar ppt "Prof. Felipe Kovags Estratégia Empresarial. Conteúdo programático Formulação de estratégia: missão, visão e valores Felipe Kovags - Estratégia Empresarial."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google