A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

16/4/2014Campinas - SP1 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Prof. Dr. Carlos Alberto Rodrigues da Silva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "16/4/2014Campinas - SP1 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Prof. Dr. Carlos Alberto Rodrigues da Silva"— Transcrição da apresentação:

1 16/4/2014Campinas - SP1 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Prof. Dr. Carlos Alberto Rodrigues da Silva MÓDULO 2

2 16/4/2014Campinas - SP2 Introdução e conceitos ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

3 Ações Não-Éticas na Empresa Roubar a idéia dos outros; Mentir; Enganar; Omitir informações; Coagir ou abusar de outra pessoa; Permitir abusos na organização; Violar regras institucionais; Falar mal de colegas para você sobressair; Sabotar o trabalho dos outros;

4 Importância da Ética Nenhuma sociedade pode sobreviver sem um código moral fundado sobre valores compreendidos, aceitos e respeitados pela maioria dos seus membros. Jacques Monod

5 Para que Ética? Manter e aumentar a confiança nas instituições; Manter a coesão e estabilidade na comunidade; No serviço público - Garantir a confiança do povo; Liderança – O exemplo do líder é mais forte que mil palavras; A ética e a moral são o cerne e a força de uma civilização;

6 Como ser Ético? Ter caráter, cultura e bons princípios; Motivar e ter boas intenções; Procurar agir e ter boas ações; Gerar bons resultos; Em resumo: Fazer aos outros o que gostaria que fizessem para você.

7 Teste – Você e sua empresa são éticos

8 Leitura de artigo ALMEIDA, F.J.R. Ética e Desempenho Social das Organizaçőes: um modelo Teórico de Análise dos Fatores Culturais e Contextuais. RAC, v. 11, n. 3, P , 2007.

9 16/4/2014Campinas - SP9 Código de Ética ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

10 Níveis de Aplicação da Ética nas Empresas/Organizações Relações interpessoais. Relações da empresa/organização com seus empregados. Obrigações das empresas/organizações em relação aos interessados ou afetados por ela. Influência das empresas/organizações na sociedade. Individual Interno Interessados Social

11 A base dos códigos de ética nas organizações e na sociedade é baseado em um sistema de valores criado por líderes e filósofos que têm uma visão mais ampla que das demais pessoas. Código de Ética Empresarial

12 É um instrumento de realização da Missão, Negócio, Visão e Valores da empresa; Visa um comportamento baseado em valores justos e coerentes, seguidos por todos; Referência para a conduta pessoal e profissional; Minimizar a subjetividade das interpretações pessoais sobre os princípios da empresa; Padrão de relacionamento com públicos de interesse: clientes, fornecedores, concorrentes, acionistas, empregados, sindicatos, comunidade e governo;

13 Código de Ética - Composição Valores Princípios de ação coletiva Código de Ética Código de Conduta Guia prático

14 Valores: Respeito às pessoa e ao meio ambiente, solidariedade e Integridade; Princípios de ação coletiva: Resposta às expectativas dos interessados; Visa compor a imagem da empresa; Foco em clientes, fornecedores, acionistas, e comunidade; Guia Prático: Trata das leis, confidencialidade, presentes, conflito de interesses, assédio, atividades políticas, corrupção, manifestação pública, utilização dos recursos (bens, informática, etc.); Código de Ética - Composição

15 O Código de Ética - Elaboração Identificar valores internos da empresa (Planejamento Estratégico); Identificar valores éticos tradicionais no mercado; Revisão dos valores, em conformidade com as leis vigentes; Identificar os valores que os interessados consideram fundamentais;

16 O Código de Ética - Elaboração Exemplos de valores: honestidade, responsabilidade, respeito, solidariedade, justiça; Para cada valor, colocar pelo menos alguns exemplos práticos; Explicitar claramente o comportamento para o cumprimento do código de ética; O código de ética deve ser elaborado com a participação de todos os interessados; Deve ser amplamente divulgado, inclusive para fornecedores, cliente e público externo; Deve ser revisado com base no feedback dos interessados; Deve ter apoio explicito da gerência e alta direção;

17 O Código de Ética - Dinâmica Forme grupos de 5 pessoas e elaborem um Código de Ética para uma empresa de sua escolha. Elabore pensando nos valores da empresa, do mercado e dos interessados. Leve em conta todas as áreas da empresa e todos os possíveis conflitos de interesse.


Carregar ppt "16/4/2014Campinas - SP1 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Prof. Dr. Carlos Alberto Rodrigues da Silva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google