A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Empresa Privada – Grandes empresas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Empresa Privada – Grandes empresas"— Transcrição da apresentação:

1 Empresa Privada – Grandes empresas
ESTRUTURA DE RH Empresa Privada – Grandes empresas

2 Empresa Privada Grande Empresa
As atividades estão sob a responsabilidade de um número grande de pessoas – há um vice-presidente, e diretores de áreas conforme as atividades. A estrutura pode ser mais fluída, sem departamentalização, mas com equipes para cada processo. A legislação: CLT + Convenções Coletivas dos Sindicatos ou órgãos de classe correlatos. Tudo é formalizado, como há sempre negociação, todos os acordos são formais e por intermédio da Comissão de Funcionários.

3 Grandes Empresas Gestão estratégica de RH Gestão da Infra-estrutura
Definição da política de RH e das diretrizes operacionais, com o estabelecimento dos valores e dos objetivos em relação às pessoas. Captação do melhor funcionário, desenvolvimento, educação, manutenção na empresa por meio de uma coleção de benefícios, manter elevados níveis de motivação e compromisso com a empresa. Gestão da Infra-estrutura Rotinas de banco de dados, avaliação e acompanhamento da vida funcional, tarefas descritivas.

4 Grandes Empresas Recrutamento e Seleção – Em geral é tarefa de grandes empresas de prestação de serviços de RH. São utilizados veículos, como as revistas técnicas, jornais de grande circulação, no país e às vezes até no exterior. Estas empresas selecionam de 3 a 5 candidatos e a empresa faz a seleção final.

5 Grandes Empresas Educação Corporativa
Estrutura de educação formal, em parceria com Universidade e Faculdades, que oferecem cursos técnicos, de gestão e de aperfeiçoamento pessoal e profissional. Estrutura interna – e.learning Concretização do CHA – Oferecer CONHECIMENTO, Desenvolver HABILIDADES e Aperfeiçoar ATITUDES.

6 Grandes Empresas Desenvolvimento Organizacional
Gerencia os processos de mudança na organização; consolida a cultura organizacional e propicia ações para a melhoria do clima organizacional.

7 Grandes Empresas Benefícios
São considerados remuneração indireta, em alguns casos há escala de benefícios de acordo com o o cargo ocupado – os mais estratégicos tem mais e melhores benefícios. Benefícios – ensino para o funcionário e dependentes, plano de saúde, seguro de vida, previdência privada, carro, telefone celular corporativo, casa, viagens, etc. Pagamento de Bônus – Participação nos lucros, prêmios para sugestões que são incorporadas aos processos.

8 Grandes Empresas Carreira – possibilidade de crescimento na empresa a partir das avaliações e das atividades educacionais corporativas. Há preparação de novos líderes. Administração de competências. Job-Rotation – atuar em vários setores ou equipes. Gerentes voltados para o negócio da empresa, devem preocupar-se com as pessoas.

9 Grandes Empresas Avaliação Um caminho para valorização do funcionário.
Há vários tipos de avaliação – a mais utilizada é a 360º. Tem vários objetivos – promoções, readequações e remanejamentos, melhorar a qualificação.

10 Grandes Empresas Caça-Talentos
Conhecer as pessoas na organização para ter claro o seu potencial para melhor aproveitamento. São comuns atividades de interação, dentro e fora da empresa, técnicas ou sociais.

11 Grandes Empresas Negociações
Internas – comissões de trabalhadores – na indústria – chão de fábrica; em serviços – pessoas com maior conhecimento do negócio da empresa, indicadores.... Externas – sindicados – às vezes chega a 40 sindicatos na indústria; em serviços pode chegar a 300 sindicatos; Ministério do Trabalho; Ministério Público entre outros.

12 Grandes Empresas Comunicações
Meios internos de comunicação com os funcionários, diretos e transparentes. Jornal, correio eletrônico, SAF – Serviço de Atendimento a Funcionários.

13 Grandes Empresas Responsabilidade Social
Ações dos empregados dirigidas para ações da comunidade. Cidadania Organizacional.

14 Grandes Empresas Gestão da Infra-estrutura
Banco de dados com informações cadastrais e funcionais; Elaboração da folha de pagamento; Banco de horas; Descrição de cargos – Modelagem de Cargos = Job-Design; Definição de Competências; Administração de Salários – Pesquisa Salarial; Operacionalização de processos de avaliação; Pesquisa de benefícios; Para cada atividade estratégica, há desdobramentos operacionais, que são executados pelas equipes de infra-estrutura.


Carregar ppt "Empresa Privada – Grandes empresas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google