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Cultura Organizacional UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA Disciplina: Psicologia Organizacional Profa. Maria de Lurdes Domingos.

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1 Cultura Organizacional UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA Disciplina: Psicologia Organizacional Profa. Maria de Lurdes Domingos

2 Cultura Organizacional: definições Um conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender como lidar com problemas de adaptação externa e integração interna e que funcionou bem o suficiente para serem considerados válidos e ensinados a novos membros como uma forma correta de perceber, pensar e sentir em relação a esses problemas (Schein, 1992, apud Carvalho, 2008)... um sistema de valores compartilhado pelos membros que diferencia uma organização das demais. (Robbins, 2005:375)...constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização (Chiavenato, 2010:173)

3 Sistema de Valores: Homogêneo X Heterogêneo Cultura dominanteSubculturas Visão macro Expressa os valores essenciais compartilhados pelos membros da organização. Microculturas dentro da organização. Embora tenham valores essenciais, incluem valores específicos. Ex: Depart., separação geográfica, hierarquia etc;

4 Funções da Cultura Organizacional Definir as fronteiras entre uma organização e as outras. Proporcionar senso de identidade aos membros da organização. Facilitar o comprometimento com algo que ultrapasse os interesses individuais. Estimular a estabilidade do sistema social. Sinalizar um sentido e ser um mecanismo de controle para o ajuste dos funcionários na organização Fonte: Robbins, 2005

5 Cultura Organizacional no contexto atual Ética Excelência Stakeholders

6 Cultura como Passivo Barreiras às mudanças Barreiras à diversidade Barreiras à aquisição e fusões

7 CULTURAS ORGANIZACIONAIS: formação Fonte: Robbins, 2005

8 Cultura Formação Inicial Fundadores: modelo de identificação Contratação e manutenção de funcionários Doutrina e socialização Introjeção de valores, convicções e premissas

9 Manutenção da cultura organizacional Processos de Seleção Busca de candidatos que tenham possibilidade de melhor se adaptarem à organização. Fornece informações sobre a empresa aos candidatos. Dirigentes Os altos executivos estabelecem normas que se difundem pela organização. Processos de Socialização Adaptação dos novos funcionários à cultura da organização.

10 Modelo de Socialização Fonte: Robbins, 2005

11 Socialização: modelo de adaptação mútua Fonte: Chiavenato, 2010 SOCIALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL A organização adapta as pessoas às suas conveniências PERSONALIZAÇÃO As pessoas adaptam as organizações às suas conveniências

12 CULTURA ORGANIZACIONAL: Elementos básicos Histórias Rituais e cerimônias Símbolos materiais Crenças e tabus Valores e pressupostos Heróis

13 Cultura Organizacional: aspectos formais e informais Fonte: Gomes, s/d, Adaptado de Stoner e Freeman (1992)

14 Referências Bibliográficas BISPO, C. Um novo modelo de pesquisa de clima organizacional. Revista Produção, v. 16, n. 2, p , Maio/Ago Disponível em CARVALHO, S. Cultura Organizacional como fonte de vantagem competitiva. Em Hanashiro, D & all. Gestão do Fator Humano: uma visão baseada em Stakeholders. 2ª ed. P SP:Saraiva, CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas. 3ª ed. RJ: Elsiever, 2010 FREITAS, M. Cultura Organizacional: identidade, sedução e carisma. RJ: FGV, GOMES, E. Cultura Organizacional: um estudo de caso. Disponível em Robbins, S. Comportamento Organizacional. 11ª ed. Pearson Prentice Hall, 2007


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