A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CULTURA ORGANIZACIONAL. CULTURA ORGANIZACIONAL - definição Se refere a um sistema de valores, compartilhado pelos membros de uma organização, e que a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CULTURA ORGANIZACIONAL. CULTURA ORGANIZACIONAL - definição Se refere a um sistema de valores, compartilhado pelos membros de uma organização, e que a."— Transcrição da apresentação:

1 CULTURA ORGANIZACIONAL

2 CULTURA ORGANIZACIONAL - definição Se refere a um sistema de valores, compartilhado pelos membros de uma organização, e que a difere de uma para outra. ROBBINS (2002, p.498)

3 CULTURA ORGANIZACIONAL - definição É o sistema de ações, valores e crenças compartilhado que se desenvolve numa organização e orienta o comportamento dos seus membros. SCHEIN (1990, p )

4 Cultura organizacional AS ORGANIZAÇÕES POSSUEM CULTURAS UNIFORMES?

5 Cultura organizacional – características Inovação e capacidade de assumir riscos. Atenção aos detalhes. Ex: Embraer (desafio ao modelo de terceirização), Petrobrás (Líder mundial exploração petróleo em águas profundas), Natura (império verde com flora brasileira), Azul (levar passageiros dos ônibus para aviões), Zinga (cachorro alfa dos jogos sociais), Groupon (impulsionou a venda de cupons desconto), Google (+ 100 melhorias de qualidade no sistema de busca/trimestre).

6 Cultura organizacional – características: Orientação para os resultados. Exemplo: Wal Mart; AmBev. Orientação para as pessoas. Exemplo: Motorola; Microsoft; Apple Computers.

7 Cultura organizacional – características: Orientação para a equipe. Exemplo: AmBev; IBM. Agressividade. Exemplo: AmBev; Microsoft. Estabilidade. Exemplo: Serviço Público.

8 Cultura organizacional - classificação Cultura aberta estimula os riscos,apoiadora, humanística, orientada para a equipe, de fácil convivência e voltada para o crescimento.

9 Cultura organizacional - classificação Cultura fechada Estruturada, orientada para a tarefa, individualista, tensa e voltada para a estabilidade.

10 Cultura organizacional – aspectos mais favoráveis Define fronteiras, ou seja, cria distinções entre uma organização e outras. Proporciona senso de identidade aos membros da organização.

11 Cultura organizacional – aspectos mais favoráveis Facilita o comprometimento com algo maior do que os interesses individuais de cada um.

12 Cultura organizacional – aspectos menos favoráveis Barreira a mudanças Exemplo: General Motors; Eastman - Kodak; Varig.

13 Cultura organizacional – aspectos menos favoráveis Barreira a diversidade. Exemplo: Contratação de pessoas diferentes: raça; credo; opções sexuais; deficiências etc.

14 Cultura organizacional – aspectos menos favoráveis Barreiras às aquisições e fusões.

15 CULTURA ORGANIZACIONAL A cultura é a argamassa social que ajuda a manter a organização coesa. ROBBINS (2002, p. 503)

16 Processo de criação da cultura Fundadores tendem a contratar pessoas que pensem como eles. Doutrinam e socializam funcionários de acordo com que eles (fundadores) pensam e sentem.

17 Processo de criação da cultura Comportamento dos fundadores serve como modelo.

18 Processo de criação da cultura Filosofia dos fundadores Critérios de seleção Dirigentes Socialização Cultura organização

19 PROCESSO DE MANUTENÇÃO DA CULTURA Práticas de seleção de pessoal. Ações dos dirigentes. Métodos de socialização.

20 COMO OS FUNCIONÁRIOS APRENDEM A CULTURA Histórias: Henry Ford II. (Lembre-se que o nome gravado no edifício é o meu). Banco Bradesco. (Amador Aguiar)

21 COMO OS FUNCIONÁRIOS APRENDEM A CULTURA Rituais: Wal Mart AmBev.

22 COMO OS FUNCIONÁRIOS APRENDEM A CULTURA Símbolos materiais Linguagem

23 CULTURA - tipos Cultura de trabalho em rede Características: Elevada sociabilidade; baixa solidariedade. Implicações: Muitas amizades/camaradagens/ panelas. Muita tolerância aos fracos desempenhos.

24 CULTURA - tipos Cultura mercenária Características: Baixa sociabilidade; elevada solidariedade. Implicações: Focadas em objetivos/metas; pretende destruir a concorrência. Tratamento quase desumano para desempenhos considerados fracos.

25 CULTURA - tipos Cultura fragmentada Características: Baixa sociabilidade e baixa solidariedade. Implicações: Empresa constituída de individualistas. Identificação com a tarefa/pouco com a organização. Excessivamente crítica com as pessoas. Não existe coleguismo.

26 CULTURA - tipos Cultura de comunidade Características: Alta sociabilidade e alta solidariedade. Implicações: Valoriza a camaradagem e o desempenho. Grande visão de futuro. Lideres criam discípulos e não seguidores. Clima de trabalho quase religioso.

27 CULTURA - tipos TIPOLOGIA DE QUATRO CULTURAS TRABALHO EM REDE SOCIABILIDESOCIABILIDE SOLIDARIEDADE BAIXA ALTA BAIXA COMUNIDADE MERCENÁRIA ALTA FRAGMENTADA

28 MUDANÇAS NA CULTURA - estratégias Aprendizado organizacional: Pensar na organização como um sistema. Construir e facilitar comunidades de aprendizado e prática. Concentrar-se em questões de desenvolvimento pessoal. Criar estruturas organizacionais menos hierarquizadas e mais auto-organizadoras. Planejar com o uso de cenários.

29 MUDANÇAS NA CULTURA - estratégias Aprendizado organizacional: Noção de TQM (Total Quality Management). Aperfeiçoamento contínuo (Kaizen). Aprendizado vitalício (experiências no dia-a-dia de trabalho; conversas com colegas e amigos; seminários; wokshops; coaching; modelos de sucesso).


Carregar ppt "CULTURA ORGANIZACIONAL. CULTURA ORGANIZACIONAL - definição Se refere a um sistema de valores, compartilhado pelos membros de uma organização, e que a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google