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CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAIS X MUDANÇAS. A ORGANIZAÇÃO TORNA-SE TRANSPARENTE, NÃO APENAS PELO SEU LAYOUT, INSTALAÇÕES OU SEUS PROCESSOS, MAS ACIMA.

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Apresentação em tema: "CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAIS X MUDANÇAS. A ORGANIZAÇÃO TORNA-SE TRANSPARENTE, NÃO APENAS PELO SEU LAYOUT, INSTALAÇÕES OU SEUS PROCESSOS, MAS ACIMA."— Transcrição da apresentação:

1 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAIS X MUDANÇAS

2 A ORGANIZAÇÃO TORNA-SE TRANSPARENTE, NÃO APENAS PELO SEU LAYOUT, INSTALAÇÕES OU SEUS PROCESSOS, MAS ACIMA DE TUDO PELAS SUAS DETERMINAÇÕES SOBRE AS PESSOAS, INTERADAS ENTRE SI, ATRAVÉS DO EXERCÍCIO DO OFÍCIO

3 CULTURA ORGANIZACIONAL - CONCEITOS PRODUTO DO APRENDIZADO DA EXPERIÊNCIA COMUM, TRADUZIDO NUM PADRÃO DE PRESUPOSTOS BÁSICOS, DESENVOLVIDOS POR UM GRUPO DOMINANTE E REPASSADO AOS SEUS MEMBROS COMO A FORMA CORRETA DE PERCEBER, PENSAR E SENTIR A ORGANIZAÇÃO (SCHEIN, 19987; apud FERNANDES, 2001)

4 CULTURA ORGANIZACIONAL - CONCEITOS CONJUNTO DE CRENÇAS E PERCEPÇÕES QUE DEFINEM AS RELAÇÕES ENTRE GRUPOS DE UMA ORGANIZAÇÃO DE FORMA EXPLÍCITA E IMPLÍCITA (FERNANDES, 2001) D VISÃO DE MUNDO D PERCEPÇÃO DE MUNDO D VALORES D RELAÇÕES COM O PODER

5 CULTURA ORGANIZACIONAL INSUMOS ASPECTOS SUBJACENTES ASPECTOS APARENTES C O M R P G O A R N T I A Z M A E C N I T O O N A L EMOÇÕES NORMAS GRUPAIS (SUPOSTO BÁSICO) SENTIMENTOS SOMBRA ATITUDES MECANISMOS DE DEFESA SÍMBOLOS ARQUÉTIPOS INCONSCIÊNCIA COLETIVA COMPONENTES DESCONHECIDOS OBJETIVOS/MISSÃO ESTRUTURA TECNOLOGIA REGRAS/ESTRATÉGIAS RECURSOS MATERIAIS RECURSOS HUMANOS COMUNICAÇÃO NORMAS EXPLÍCITAS VALORES DECLARADOS LUZSOMBRA

6 CULTURA ORGANIZACIONAL INSUMOS ASPECTOS SUBJACENTES ASPECTOS APARENTES COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL INTERAÇÕES DESEMPENHO GLOBAL RESULTADOS LUZSOMBRA

7 CULTURA ORGANIZACIONAL - CARACTERÍSTICAS DE COMPORTAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES

8 CULTURA ORGANIZACIONAL DOMINADA POR NORMÓTICOS DEIXA ESTAR PARA VER COMO É QUE FICA. ] Baixos níveis de comprometimento, foco e objetivo ] O tempo caminha de presente para o passado ]fazer ou não fazer são palavras sinônimas (fazer de conta) ] O normal é o fracasso; o sucesso é o fracasso que não deu certo ] ANTÍDOTO: PARTICIPAÇÃO, ENGAJAMENTO E ACEITAÇÃO DO DESAFIO PARA A REALIZAÇÃO

9 Quais as ações podem ser tomadas pelo RH para mudar a Cultura de um Organização DOMINADA POR NORMÓTICOS ?

10 CULTURA ORGANIZACIONAL - CARACTERÍSTICAS DE COMPORTAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES

11 CULTURA ORGANIZACIONAL DOMINADA POR LEGIÃO ESTRANGEIRA Não, senhor. Talvez, senhor. Baixos níveis de comprometimento e médios níveis de foco e objetivo ] Legiões de cumpridores de normas, mas apenas o estritamente necessário para salvaguardar sua cabeças ] Não há culpados para os erros: caça ao pato os indivíduos teme pelo pior e não arriscam ] o silêncio alimenta as relações tensas; a confiança só existe na ficção ANTÍDOTO: CRIAR GOSTO, PAIXÃO PELO QUE SE FAZ

12 Quais as ações podem ser tomadas pelo RH para mudar a Cultura de um Organização DOMINADA PELA LEGIÃO ESTRANGEIRA ?

13 CULTURA ORGANIZACIONAL - CARACTERÍSTICAS DE COMPORTAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES

14 DOMINADAS POR INOCENTES De boa intenção, o inferno já tá cheio ! ] Altos níveis de comprometimento e baixos níveis de conhecimento do foco e dos objetivo ] Obedecem cegamente o que o senhor feudal manda; medo ] Nenhuma mudança é proposta de baixo para cima; o chefe resolve ] Antídoto: engajamento e motivação, fundamentadas num maior fluxo das informações, para que todos realmente conheçam o negócio.

15 Quais as ações podem ser tomadas pelo RH para mudar a Cultura de um Organização DOMINADA POR INOCENTES ?

16 CULTURA ORGANIZACIONAL - CARACTERÍSTICAS DE COMPORTAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES

17 CULTURA ORGANIZACIONAL DOMINADAS POR APÓSTOLOS Mas também, com esse técnico... ] Estão no meio do campo, e estão dependendo do técnico para escalá-los; se vão ser atacantes (Realizadores, Equilibristas), laterais (Inocentes), ou zagueiros (Normóticos, Legião Estrangeira). São força motriz para vencer os desafios e obter vantagem competitiva ]Questionam e devem ser bem esclarecidos; buscam constante apoio da chefia, no sentido do entendimento dos objetivos do negócio e da avaliação de seu desempenho ] A empresa tem que ser um ambiente que promova o desenvolvimento individual e estimule as pessoas a serem criativas e desafiadoras

18 Quais as ações podem ser tomadas pelo RH para mudar a Cultura de um Organização DOMINADA POR APÓSTOLOS ?

19 CULTURA ORGANIZACIONAL - CARACTERÍSTICAS DE COMPORTAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES

20 CULTURA ORGANIZACIONAL DOMINADAS POR EQUILIBRISTAS Apertem os cintos, o piloto... (quer fazer). ] Baixos níveis de comprometimento e alto foco rumo ao objetivo ] Movimento para a realização, mas com margens altíssimas de riscos ]Falta de método; cada um atira para um lado

21 CULTURA ORGANIZACIONAL DOMINADA POR EQUILIBRISTAS Apertem os cintos, o piloto... (quer fazer). ] Baixos níveis de comprometimento e alto foco rumo ao objetivo ] Movimento para a realização, mas com margens altíssimas de riscos ]Falta de método; cada um atira para um lado ]Não se sabe o porquê de algo ter dado certo ou errado, nem os papéis de cada um dos componentes da equipe nos processos ] Antídoto: aliar a vontade de realização com as normas da organização, pensando a médio prazo.

22 Quais as ações podem ser tomadas pelo RH para otimizar a Cultura de um Organização DOMINADA POR EQUILIBRISTAS ?

23 CULTURA ORGANIZACIONAL - CARACTERÍSTICAS DE COMPORTAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES

24 CULTURA ORGANIZACIONAL ORGANIZAÇÕES DE REALIZADORES Organizações que Aprendem ! ] Foco nos resultados e altos níveis de comprometimento, foco e objetivo ] As pessoas criativas e desafiadoras estão em todas as partes ]Movimento gera ação ]Perguntas e respostas certas e objetivas

25 CULTURA ORGANIZACIONAL ORGANIZAÇÕES DE REALIZADORES Organizações que Aprendem ! O processo de aprendizado identifica, adapta e substitui valores, normas e métodos ultrapassados, substituindo-os por outros mais competitivos ] Perguntas: Por que estamos neste negócio ? Como desenvolvemos uma visão crítica do futuro da organização? Como focalizamos valores e crenças ?

26 Quais as ações podem ser tomadas pelo RH para otimizar a Cultura de um Organização DOMINADA POR REALIZADORES ?


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