A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cultura e Mudança! Caroline G. Fernandes Claudinei dos Santos Gustavo A. Gamper Marco A. M. Bonafé Mônica Razniewski Monique J. Pereira Pedro A. Cabral.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cultura e Mudança! Caroline G. Fernandes Claudinei dos Santos Gustavo A. Gamper Marco A. M. Bonafé Mônica Razniewski Monique J. Pereira Pedro A. Cabral."— Transcrição da apresentação:

1 Cultura e Mudança! Caroline G. Fernandes Claudinei dos Santos Gustavo A. Gamper Marco A. M. Bonafé Mônica Razniewski Monique J. Pereira Pedro A. Cabral Suelen A. da Silva

2 C u l t u r a... ( gustavo ) O que é? A cultura assume-se como um sistema de valores expressos através de rituais, mitos, hábitos e crenças comuns aos membros de uma instituição, que assim produzem normas de comportamento genericamente aceitos por todos.

3 Componentes da Cultura (Gustavo) Artefatos: são os eventos que podem nos indicar visual ou auditivamente como é a cultura da organização. Valores Compartilhados: Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. Pressuposições Básicas: São as crenças inconscientes dominantes nos quais as pessoas acreditam. Histórias: Acertos, erros e eventos do passado. Rituais e cerimônias: São atividades que reforçam os valores da organização. Símbolos materiais: Constituem a comunicação não verbal. Linguagem: É o meio de identificação dos membros de culturas ou sub-culturas.

4 Tipos de Cultura. ( Carol ) Culturas Adaptativa: Maleabilidade, flexibilidade. Foco inovação, mudança e criatividade. Culturas Conservadoras: Manutenção de idéias, valores, costumes e tradições. Culturas Fortes: Valores compartilhados intensamente pela maioria dos funcionários. Culturas Fracas: Facilmente mudadas.

5 Elementos da cultura organizacional (cabral) Conjunto de regras não escritas, que condicionam as atitudes tomadas pelas pessoas dentro da organização. A cultura da organização envolvem um conjunto de pressupostos psicosociais como normas, valores, recompensas e poder. Normas: São padrões ou regras de conduta. Valores: É o que discerne o certo do errado na organização. Recompensa:...as pessoas se comportam como um a função daquilo que recebem de recompensa ou reforço.

6 ...Só existem duas maneiras de mudar a cultura de uma organização: mudando as pessoas ou mudando de pessoas. (Autor Desconhecido)

7 Clima Organizacional. Refere-se ao ambiente interno que existe entre os participantes da empresa. Em termos mais práticos o clima depende das condições econômicas da empresa. video

8 É possível mudar a cultura de uma organização??? marco Apesar da polemica sobre a possibilidade de se mudar ou não a cultura, há os que acreditam que não só as culturas mudam como isso pode ser feito de forma planejada. (Freitas)

9 Como Mudar ?? marco No processo de condução de mudanças, a cultura da organização deve ser o primeiro elemento a ser observado atentando-se para todos os seus elementos, sob a pena das mudanças não surtirem o efeito desejado ou não se realizarem por questões de resistência por parte do grupo componente da organização.

10 Para se obter uma mudança duradoura, não se tenta mudar pessoas, mas as restrições organizacionais que operam sobre elas.

11 Marco Quem tem poder na organização? Até que ponto esse poder é distribuído? Qual o grau de centralização ou descentralização da autoridade? Quem determina as recompensas?

12 Resumo. Monica.

13 A Lenda do Peixinho Vermelho (Nei)

14 Video.

15


Carregar ppt "Cultura e Mudança! Caroline G. Fernandes Claudinei dos Santos Gustavo A. Gamper Marco A. M. Bonafé Mônica Razniewski Monique J. Pereira Pedro A. Cabral."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google