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Gestão de Recursos Humanos

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Apresentação em tema: "Gestão de Recursos Humanos"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Recursos Humanos
Aula de Revisão

2 Visão Holística Paradigmas Visão do todo!
Referenciais ou modelos utilizados para justificar ações e expressar crenças Visão Holística Visão do todo!

3 PARADIGMAS: são referenciais ou modelos para justificar
ações e expressar crenças, medos e valores que orientam e explicam as escolhas. Cultura: composta por regras formais e informais que direcionam a forma de agir, pensar, perceber e compartilhar dos que fazem parte da Organização e da forma como alcançam os OBJETIVOS DA EMPRESA. Clima: ambiente psicológico que existe dentro de uma área ou empresa, é aquela condição interna, percebida pelas Pessoas, que influencia seus comportamentos e está ligada à MOTIVAÇÃO.

4 Cultura Organizacional
Regras formais e informais que direcionam a forma de agir, pensar, perceber e compartilhar das pessoas. Clima Organizacional Ambiente psicológico que existe dentro de uma empresa

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6 1.6 MISSÃO – VISÃO - VALORES
Razão de ser da empresa, Não é estática - pode mudar ou aperfeiçoar com o tempo. VISÃO: Dar um rumo à empresa imagem do futuro. Relacionada com os projetos estratégicos e objetivos. Define a intenção podendo modificar a MISSÃO. VALORES: Ideais e crenças sobre o que é certo ou errado. Grau de importância. É conservado pelo grupo.

7 Missão Organizacional
Razão de ser da empresa, a finalidade: Ex: Mc Donald’s – “ Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e saudável.” Valores São os ideais, as crenças. O certo e errado.

8 Teoria x e y A Teoria X e a Teoria Y são dois conceitos desenvolvidos por Douglas McGregor e que representam dois conjuntos de suposições antagônicas que são feitas aos trabalhadores, as quais servem de base a qualquer teoria de como liderar pessoas dentro de uma organização: 06:03:08

9 Teoria x Teoria X: As organizações partem do pressuposto de que as pessoas têm aversão ao trabalho e à responsabilidade, preferindo ser dirigidas e, por isso, devem ser controladas e motivadas pela coação, pela punição, pelo dinheiro ou pelos elogios. Estes pressupostos correspondem à concepção mecanicista dos trabalhadores utilizada pela Escola Clássica e levam as organizações a colocar a ênfase na satisfação dos fatores higiênicos definidos por Frederick Herzberg. 06:03:08

10 Teoria Y Teoria Y: Parte-se da hipótese de que as pessoas são criativas e competentes e consideram que o trabalho é tão natural como a diversão ou o descanso. Assim sendo, sob condições corretas desejam trabalhar, daí que é fundamental proporcionar-lhe condições para o seu desenvolvimento pessoal. Estes pressupostos constituem a base da chamada Administração Participativa. 06:03:08

11 Estilos Administrativos
Teoria X: Visão tradicional, controle total Teoria Y: Motivação, focada nos objetivos Gestão de Pessoas Profissionais criativos, com iniciativa e inovação. Dep Pessoal – Adm de RH - Gestão de Pessoas

12 Comunicação Emissor / Fonte Mensagem Código Canal Destino / Receptor
Ruídos

13 EMISSOR Canal - RUÍDOS RECEPTOR MENSAGEM - codificada REALIMENTAÇÃO
FEEDBACK SIGNIFICADO CODIFICADOR MENSAGEM - codificada Canal - RUÍDOS RECEPTOR DECODIFICADOR COMPREENSÃO COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL COMUNICACÃO VERBAL

14 Pirâmide de Maslow

15 Gestão por Competências
CHA Conhecimento: Saber Habilidade: Saber Fazer Atitude: Querer Fazer

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17 Interno Externo Recrutamento Ações para atrair candidatos
Realizado com funcionários que já estão na empresa. Externo Realizado com pessoas de fora da empresa

18 Seleção Processo que utiliza estratégias para filtrar e identificar candidatos que possuem competências para ocupar cargos .

19 Descrição de Cargos Análise de Cargos
Processo de colheita de dados para identificar os conhecimentos, capacidades e atitudes exigidas do cargo Descrição de Cargos Documento contendo as atividades, responsabilidades e deveres do cargo

20 Avaliação de Desempenho
Processo de mensuração dos indicadores de desempenho do funcionário. Verifica os resultados e o que pode ser melhorado Escala Gráfica APO – Avaliação por objetivos Avaliação 360º

21 T & D Treinamento: Melhorar o desempenho a curto prazo. Corrigir falhas e dificuldades atuais. Desenvolvimento: Direcionado ao futuro, prepara pessoas para assumir outros cargos


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