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COMUNICAÇÃO e FEEDBACK

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Apresentação em tema: "COMUNICAÇÃO e FEEDBACK"— Transcrição da apresentação:

1 COMUNICAÇÃO e FEEDBACK
Fator essencial para a eficácia de qualquer organização ou grupo

2 COMUNICAÇÃO Comunicação é um exercício de mútua influência, a partir de transmissão de informações, idéias ou emoções de uma parte para outra utilizando códigos compartilhados pelo emissor e o receptor.

3 Processo de Comunicação
Fonte (emissor) Codificação MENSAGEM Canal FEEDBACK Decodificação Receptor

4 Barreiras no Emissor Uso de linguagem e símbolos inadequados;
Características pessoais ; Tom de voz inadequado ou comunicação não verbal incoerente; Escolha de momento impróprio para transmitir a mensagem; Suposição de que o receptor já domina o assunto a ser tratado.

5 Barreiras no Receptor Desatenção, impaciência, pressa;
Tendência a avaliar e julgar; Resistência em aceitar o que está sendo dito.

6 Barreiras na Comunicação
Barreiras presentes no emissor e no receptor: pouca disponibilidade de tempo, clima hostil e falta de franqueza, níveis culturais. Barreiras presentes no próprio ambiente: inadequação do canal escolhido, distrações, ruídos, lay out, interrupções freqüentes.

7 Objetivos da Comunicação Organizacional
Informar, esclarecer e tirar dúvidas sobre determinado assunto, Gerenciar pessoas e avaliar desempenhos e situações, Ensinar algo e mostrar apoio e compreensão; Influenciar e provocar a motivação nas pessoas, Persuadir, convencer e negociar melhores condições.

8 Canais de Comunicação Formais: são aqueles que permitem que as informações circulem pela cadeia de comando da organização. Descendentes, Ascendentes, Horizontais. Informais: circulam através dos grupos naturais

9 Comunicação não verbal
Mensagens enviadas através dos movimentos do corpo, das entonações ou ênfases que colocamos nas palavras, das expressões faciais e da distância física entre o emissor e o receptor.

10 O e-mail nas comunicações
Regras para evitar inconvenientes no uso do - Texto enxuto, - Spams e piadas, - Correntes, - pessoal X profissional, - Agressividade potencial, - Ansiedade pela resposta, - Privacidade zero.

11 Implicação para os gestores
Quanto menor a incerteza , maior a satisfação dos funcionários, A escolha de um canal de comunicação adequado, a escuta eficaz e a utilização do feedback podem ajudar muito a comunicação a torna-se mais eficaz e ter impacto na satisfação dos funcionário, A comunicação tem papel significativo na determinação do nível de motivação dos funcionários. O fornecimento de informações honestas e precisas aos candidatos ao trabalho durante o processo de seleção reduz em até 29% o índice de rotatividade.


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