A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recursos Humanos ICC/ESTIG - 2005/20061 Comunicação Comunicação: É a transferência de informação e significado de uma pessoa para outra pessoa. É o processo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recursos Humanos ICC/ESTIG - 2005/20061 Comunicação Comunicação: É a transferência de informação e significado de uma pessoa para outra pessoa. É o processo."— Transcrição da apresentação:

1 Recursos Humanos ICC/ESTIG /20061 Comunicação Comunicação: É a transferência de informação e significado de uma pessoa para outra pessoa. É o processo de passar informação e compreensão de uma pessoa para outra. Para que a organização funcione nas melhores condições, a informação deve circular correctamente ao longo de toda a estrutura. A informação é sinónimo de poder.

2 Recursos Humanos ICC/ESTIG /20062 Modelo de Comunicação EmissorCodificaçãoCanalDescodificaçãoReceptor Ruídos Retroacção

3 Recursos Humanos ICC/ESTIG /20063 Modelo de Comunicação Os elementos que constituem o modelo, são: Emissor; Emissor; Informação Transmitida; Informação Transmitida; Codificação; Codificação; Canal; Canal; Descodificação; Descodificação; Receptor; Receptor; Ruídos; Ruídos; Retroacção. Retroacção.

4 Recursos Humanos ICC/ESTIG /20064 Funcionamento do Modelo Existem obstáculos que perturbam o bom funcionamento do mecanismo, como por exemplo os ruídos ou erros de codificação ou de descodificação. O problema surge devido às diferenças de registos entre emissor e receptor. As palavras não significam a mesma coisa para ambos, o emissor e receptor possuem diferentes escalas de valor.

5 Recursos Humanos ICC/ESTIG /20065 Funcionamento do Modelo Emissor Receptor Efeito de halo Efeito de rejeição

6 Recursos Humanos ICC/ESTIG /20066 Funcionamento do Modelo Da comparação da informação emitida com a informação recebida, resulta: O efeito de rejeição: Corresponde à parte correctamente emitida mas não recebida; O efeito de rejeição: Corresponde à parte correctamente emitida mas não recebida; O efeito de halo: Representa a informação recebida que não foi emitida. O efeito de halo: Representa a informação recebida que não foi emitida. A qualidade do circuito de comunicação mede-se em relação à proporção entre: O efeito de rejeição O efeito de rejeição O efeito de halo O efeito de halo Parte correctamente transmitida Parte correctamente transmitida

7 Recursos Humanos ICC/ESTIG /20067 Tipos de Comunicação Na organização existe um vasto emaranhado de redes de comunicação. Estas, sob diversas formas e em diferentes direcções, percorrem a estrutura no seu conjunto: Comunicação pessoal/impessoal Comunicação pessoal/impessoal Comunicação descendente/ascendente/lateral/diagonal Comunicação descendente/ascendente/lateral/diagonal Comunicação escrita/comunicação oral Comunicação escrita/comunicação oral A Comunicação não pode ser dissociada da sua relação custo/eficácia.

8 Recursos Humanos ICC/ESTIG /20068 As Redes de Comunicação A Qualidade das Redes: A Qualidade das Redes: As investigações sobre este ponto são antigas; devem-se a dois autores americanos: Bavelas e Leavitt. A técnica de estudo consiste em colocar cinco pessoas em relação, atribuir-lhes uma tarefa, e em seguida medir-se a eficácia da comunicação. Distinguem-se cinco formas de rede:

9 Recursos Humanos ICC/ESTIG /20069 As Redes de Comunicação Rede em cadeia: Rede em cadeia: ABCDE

10 Recursos Humanos ICC/ESTIG / As Redes de Comunicação Rede em Y: Rede em Y: A B C D E

11 Recursos Humanos ICC/ESTIG / As Redes de Comunicação Rede em círculo: Rede em círculo: A B C D E

12 Recursos Humanos ICC/ESTIG / As Redes de Comunicação Rede em X: Rede em X: C B A E D A

13 Recursos Humanos ICC/ESTIG / As Redes de Comunicação Redes em estrela: Redes em estrela: A B C D E

14 Recursos Humanos ICC/ESTIG / As Redes de Comunicação Os tipos de rede: Os tipos de rede: Duas redes de comunicação coexistem na empresa: Rede Formal: Rede Formal: Rede Informal: Rede Informal:

15 Recursos Humanos ICC/ESTIG / Barreiras ao Processo de Comunicação As barreiras à comunicação podem ser de natureza técnica, semântica e humana: As barreiras à comunicação podem ser de natureza técnica, semântica e humana: TécnicasSemânticasHumanas Espaço ou distância Falhas mecânicas Disfunções eléctricas Lacunas de tempo Interferências físicas Interpretação de palavras Descodificação de gestos Significado de sinais e símbolos Sentido das lembranças Variações perceptivas Diferenças de sensibilidade Variáveis de personalidade Discrepâncias de competência Limiar de sensação Fonte: SIKULA, Andrew F. Personnel administration and human resources management. New york: john Wiley & Sons, 1976 p.99

16 Recursos Humanos ICC/ESTIG / Barreiras à Comunicação Entrada Variáveis Intervenientes Saída Mensagem tal como é enviada Mensagem tal como é recebida Barreiras à Comunicação a) Ideias preconcebidas b) Recusa de informação contrária c) Significados personalizados d) Motivação, interesse e) Credibilidade da fonte f) Habilidade de comunicação g) Clima organizacional h) Complexidade dos canais Fonte: DUBRIN, Andrew J. Fundamentals of organizational behavior: and applied perspective. New York: Pergamon Press, 1974, p. 281


Carregar ppt "Recursos Humanos ICC/ESTIG - 2005/20061 Comunicação Comunicação: É a transferência de informação e significado de uma pessoa para outra pessoa. É o processo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google