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Comunicação Andre Ricardo Antônio Carlos Gabriel Roberto Giancarlos.

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Apresentação em tema: "Comunicação Andre Ricardo Antônio Carlos Gabriel Roberto Giancarlos."— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Andre Ricardo Antônio Carlos Gabriel Roberto Giancarlos

2 Comunicação Importância

3 Comunicação Boa comunicação é essencial para a eficácia de qualquer organização ou grupo.

4 Pesquisa 64% não acreditam no que os dirigentes das empresas dizem; 61% não são informados sobre os planos da empresa; 54% dizem que as decisões não são bem explicadas.

5 Comunicação Transferência Compreensão da Mensagem

6 Funções da Comunicação Controle Motivação Expressão Emocional Informação

7 Processo de Comunicação FonteCodificaçãoCanal Decodificação Receptor Feedback

8 Barreiras para a Comunicação Filtragem Percepção Seletiva Sobrecarga de Informações Defesa Linguagem Jargões Medo da Comunicação

9 Fundamentos da Comunicação Direção da comunicação – Vertical Descendente: Flui dos níveis mais altos para os mais baixos Ascendente: Flui dos níveis mais baixos para os mais altos – Horizontal Lateral: Nos membros do mesmo grupo, nível

10 Fundamentos da Comunicação Redes Formais vs Informais – Redes formais: São verticais, seguem a cadeia de autoridade e são relacionada com o trabalho – Redes Informais: Livre para fluir em qualquer direção. (rede de rumores)

11 Fundamentos da Comunicação Redes Formais de Pequenos Grupos CadeiaRodaTodos os canais Redes CritérioCadeiaRodaTodos os Canais VelocidadeModeradaRápida AcuráciaAlta Moderada Emergência LiderançaModeradaAltaNenhuma Satisfação dos membrosModeradaBaixaAlta

12 Fundamentos da Comunicação Redes Informais: rede de rumores – É importante fonte de comunicação. A maior parte dos funcionários sabem primeiro das notícias através da rede de rumores. – Não é controlada pela direção da empresa, os funcionários acreditam ser mais confiável e é largamente utilizada para interesses próprios daqueles que fazem parte dela.

13 Fundamentos da Comunicação

14 VIDEO

15 Fundamentos da Comunicação Redes Informais: rede de rumores – Evitando efeitos negativos: Cronogramas de eventos importantes Explicar decisões importantes Enfatizar vantagens e desvantagens Discutir abertamente as piores possibilidades – Fazendo uso: algumas empresas fazem da rede informal um canal de comunicação direto com o setor administrativo

16 Fundamentos da Comunicação Comunicação não verbal – A comunicação não precisa ser verbalizada para enviar uma mensagem. Paralinguística: estuda os aspectos não- verbais. Tom de voz, ritmo da fala, pontuações, entre outros.

17 Fundamentos da Comunicação VIDEO

18 Fundamentos da Comunicação Escolha do canal de comunicação

19 Barreiras de comunicação entre homens e mulheres Deborah Tannen Porque o sexo costuma gerar barreiras na comunicação oral Homens – reafirmar status Mulheres – criar conexões

20 Barreiras de comunicação entre homens e mulheres Comunicação é um ato de equilíbrio contínuo, contrapondo as necessidades conflitantes de intimidade e independência Intimidade – proximidade e coisas em comum Independência – distância e diferenças

21 Barreiras de comunicação entre homens e mulheres Mulheres – negociação para uma aproximação, na qual as pessoas buscam oferecer e receber informações e apoio Homens – preservar independência e manter status em uma hierarquia social O aconselhador posiciona-se acima do aconselhado, como tendo mais conhecimento, melhor raciocínio e mais controle da situação.

22 Barreiras de comunicação entre homens e mulheres Homens são mais diretos que as mulheres As mulheres tendem a se vangloriar menos que os homens

23 Comunicação politicamente correta Que palavras vocês utilizariam para descrever um colega preso a uma cadeira de rodas? Quais termos você usaria para dirigir-se a uma cliente do sexo feminino? Como você se comunica com um novo cliente muito diferente de você?

24 Comunicação politicamente correta Mudamos nosso vocabulário para se ajustar ao movimento do politicamente correto Aleijado, cego ou velho Encolhendo nosso vocabulário e tornando a comunicação mais difícil Lixo, cotas, mulheres e carecas

25 Comunicação politicamente correta Quando se eliminam palavras ofensivas, reduzem-se as opções para a transmissão de mensagens do jeito mais claro Diminui a probabilidade da mensagem chegar ao receptor com a mesma intensidade que se havia previsto

26 Comunicação multicultural Barreiras culturais – Barreiras semânticas Sisu – coragem Eficácia, mercado livre – Barreiras causadas pelas conotações Hai: estou ouvindo e não sim, concordo – Barreiras causadas pela diferença de entonação Em casa e no trabalho – Barreiras causadas pela diferença de percepção Tailandeses percebem o não diferentemente

27 Comunicação multicultural Contexto cultural – Culturas de alto contexto Utilizam indícios não-verbais e sinais sutis na sua comunicação – China, Vietnã, Arábia Saudita – Culturas de baixo contexto Só utilizam palavras para transmitir suas mensagens – EUA, Europa – O que essas diferenças contextuais significam em termos de comunicação?

28 Comunicação multicultural Guia Cultura – Assuma que há diferenças até que a similaridade seja comprovada – Procure ater ao discurso em termos descritivos, em vez da interpretação ou da avaliação – Busque empatia – Trate suas intenções como uma hipótese de trabalho

29 Comunicações Eletrônicas Tornam todos quase 24 horas Disponíveis Agilização dentro das organizações Perda do componente não-verbal da conversa face a face Falta de emoções e nuances das entonações

30 Regras da Boa Comunicação Use múltiplos canais – Aumenta a probabilidade de clareza Estimula diversos sentidos do receptor As pessoas tem facilidades diferentes em relação à absorção de informações

31 Regras da Boa Comunicação Adapte a mensagem ao seu publico – Pessoas diferentes necessitam de diferentes informações

32 Regras da Boa Comunicação Procure ter empatia com os outros – Se coloque no lugar do receptor Como ele entenderá a mensagem?

33 Regras da Boa Comunicação Lembre-se da comunicação face a face – Como o máximo da informação pode ser transmitido, este deve ser o canal escolhido para a transição de mensagens que possam ser ambíguas, ameaçadoras ou que impliquem em mudanças

34 Regras da Boa Comunicação Pratique a escuta ativa – Faça contato visual – Mostre expressões – Evite distrações – Faça perguntas – Use paráfrases – Evite interromper – Não fale ao mesmo tempo

35 Regras da Boa Comunicação Tenha coerência com suas palavras – Quando mensagens não-verbais contradizem a mensagem oficial transmitida o receptor se confunde e acaba perdendo o foco

36 Regras da Boa Comunicação Utilize a rede de rumores – Pode servir como filtro e como mecanismo de feedback

37 Regras da Boa Comunicação Utilize o feedback – Enfoque comportamentos específicos – Mantenha uma postura impessoal – Escolha o momento certo – Quando o feedback é negativo, assegure-se de que o comportamento é controlável pelo receptor


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