A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicação Causa da comunicação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicação Causa da comunicação"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Causa da comunicação
“a comunicação é, por natureza, um processo aleatório, variável, probabilístico: só ocorre comunicação quando a conduta comporta certo grau de incerteza. Com efeito, se pudéssemos predizer com antecedência exatamente aquilo que alguém vai proferir... não haveria necessidade de que ele falasse, e excluiríamos assim a possibilidade de ocorrência do fenômeno comunicativo” (MENEZES, 1973).

2 Comunicação Conceito de comunicação
O termo comunicação “significa ‘estar em relação com’, representa a ação de pôr em comum” (Menezes, 1973). A comunicação, em linhas gerais, pode ser definida como “o processo de transferir uma pequena informação selecionada (uma mensagem) de uma fonte de informação a um destinatário” (Redfield, 1966).

3 Comunicação Canais de comunicação
Oral – ex.: conversa, aula e telefone Escrito – ex.: carta, memorando e bilhete Digital – ex.: , blog, site e msn Não verbal – ex.: gestos e expressões faciais (Giovannini, 1987)

4 Diferenças individuas, subculturas e relações sociais
Comunicação Modelo básico da comunicação Intérprete Emissor Receptor Mensagem Referencial Diferenças individuas, subculturas e relações sociais Canal Ruído

5 Comunicação Comunicação organizacional
A comunicação organizacional é um processo, dependente da cultura, de trocas de informações e criação de relacionamentos dentro de ambientes gerenciais, orientados por objetivos, que busca reduzir a ambigüidade e a incerteza, promovendo para as pessoas envolvidas o compartilhamento das interpretações sobre determinado assunto.

6 Comunicação Aspectos da comunicação organizacional
Formalidade no processo Formal - Referente a processos que são estruturados de acordo com as necessidades operacionais da organização, em que os indivíduos diretamente executam as tarefas, funções ou cumprem o regulamento. Informal - Relacionado a aspectos não planejados previamente, mas que são importantes para o ajustamento das atividades da organização.

7 Comunicação Aspectos da comunicação organizacional
Direção do fluxo (Hall, 1984 e Katz e Kahn, 1976) Fluxo vertical descendente; Fluxo vertical ascendente; Fluxo horizontal.

8 Comunicação Aspectos da comunicação organizacional Tipo de comunicação
Comunicação não-rotineira – grande potencial interpretações equivocadas, caracterizadas pela pressão do tempo, ambigüidade e surpresa. Não existe referencial compartilhado sobre o assunto. Crenças e sentimentos podem influenciar a interpretação. Necessitam de grande troca de informações para reduzir a incerteza e a ambigüidade e possibilitar o encontro de mentes (pensamento) entre o receptor e emissor.

9 Comunicação Aspectos da comunicação organizacional Tipo de comunicação
Comunicação rotineira – comunicações simples, diretas, racionais, lógicas e sem surpresa. O referencial sobre o assunto é estabelecido previamente. Não necessita de grande troca de informações para possibilitar o encontro de mentes (pensamento) entre o receptor e emissor.

10 Comunicação Aspectos da comunicação organizacional
Canais de comunicação (Daft e Lengel, 1988) Capacidade para suportar diferentes (múltiplas) informações simultaneamente Capacidade para facilitar feedback rápido Capacidade de estabelecer foco personalizado no receptor

11 Comunicação Aspectos da comunicação organizacional
Canais de comunicação Presença física (comunicação face-a-face): meio mais rico, atende a todas as características (incluindo linguagem corporal). Canal interativo (telefone e digital): permite o rápido feedback e trabalho com o foco personalizado, mas perde no suporte a informações (linguagem corporal) e o elemento presencial. Canais personalizados estáticos (cartas, memorandos e relatórios específicos): diminui o suporte a múltiplas informações, continua personalizado, mas o feedback é devagar. Canais impessoais estáticos (notas, regras e relatórios generalizados): não trabalha com foco personalizado, limitado suporte a informações e o feedback é raro. Rico Pobre

12 Comunicação Aspectos da comunicação organizacional
Problemas de comunicação Omissão Distorção Sobrecarga Falta de informações

13 Gerente operacional (40%)
Comunicação Aspectos da comunicação organizacional Perda de informação no fluxo Presidência (100%) Diretoria (63%) Gerente geral (56%) Gerente operacional (40%) Supervisor (40%) Operacional (20%)

14 Comunicação Relação com outras áreas da administração Recursos humanos
Cultura organizacional Gestão do conhecimento Processo decisório Estratégia Comércio exterior


Carregar ppt "Comunicação Causa da comunicação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google