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Fábio Ramos de Andrade, MPA Mestre em Administração Pública pela Universidade do Estado da Califórnia em San José, Estados Unidos. San José State University.

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1 Fábio Ramos de Andrade, MPA Mestre em Administração Pública pela Universidade do Estado da Califórnia em San José, Estados Unidos. San José State University – SJSU

2 Hora de vender o peixe

3 Ementa A comunicação Humana: modalidades e características. Elementos básicos do processo de comunicação. Técnicas de comunicação: ficha mental, persuassão, desempenho, estilo e domínio de território. Comunicação interpessoal e intergrupal. O processo de comunicação verbal, oral e escrita. Falar em publico: recursos de apoio e regras públicas: recursos de apoio e regras práticas. Comunicação de massa. Trabalhos práticos.

4 Programa 1.As organizações empresariais na sociedade da informação 2.Em busca de um conceito de Comunicação Empresarial 3.Empresa, ética e responsabilidade social 4.Comunicação como expressão da cultura empresarial 5.Marketing de relacionamento e database marketing 6.Estratégias de Marketing Social (Cultural, Esportivo, Comunitário etc) 7.Comunicação, mídia e opinião pública 8.Estratégias e atividades focadas na comunicação interna 9.Comunicação Empresarial e novas tecnologias: a comunicação empresarial pontocom 10.Comunicação em empresas não governamentais: a dinâmica comunicacional do Terceiro Setor 11.Comunicação e Identidade Corporativa 12.Fontes em Comunicação Empresarial 13.Casos em Comunicação Empresarial

5 Metodologia Aulas expositivas seguidas de debate Projeto de comunicação digital 1.Blog do professor: 2.Blog do aluno: criar em Estudo de caso

6 Avaliação Participação nos debates - 30% Projeto de comunicação digital - 20% Relatório do estudo de caso - 20% Avaliação escrita – 30%

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9 Boa comunicação? Divulgação do filme Brasileiro Besouro, 2009

10 Emissor Receptor Canal Mensagem Informação – Processo linear. A força está na emissão Informação Comunicação

11 Emissor Receptor Compartilhar – tornar comum Pressupões o outro Processo de troca entre os dois pólos Informação é a base do processo Comunicação = comum - ação Canal Mensagem Contexto

12 1.Globalização 2.Sociedade da Informação 3.Aumento dos fluxos de informação 4.Avanço tecnológico 5.Sociedade em rede 6.Novo discurso das organizações 7.Valores humanos 8.Ética e transparência 9.Cidadania 10.Respeito ao meio ambiente Contexto – contemporâneo

13 Modelo de comunicação dialógica

14 Pensar a comunicação na sua amplitude Agir de forma integrada Superar a concepção unilateral do paradigma informacional e dar ênfase no caráter relacional e participativo da comunicação. Preocupar-se com os mecanismos de monitoramento e avaliação. Implicações dessa abordagem

15 Comunicação Organizacional promove a interação de uma organização com os grupos, que afetam e/ou são afetados por suas políticas e ações. Planeja, desenvolve, implanta e monitora estratégias de comunicação, no sentido de construir relação de credibilidade da organização com a sociedade para sua validação pública. Conceituação Ivone de Lourdes Oliveira Doutora em Comunicação e Cultura UFRJ. Professora e diretora da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas.

16 A relação se efetiva por meio de práticas dos subcampos de relações públicas, jornalismo e propaganda e outros de forma integrada, planejada e articulada.

17 Papel e nível da relação Nível de dependência e interferência que a organização tem com os grupos. Nível de participação dos grupos nos negócios. Identificação dos grupos:

18 Determinar os principais grupos de relacionamento Tipo de relação que a organização quer ou precisa ter com tal grupo Expectativas da relação por parte da organização e por parte dos grupos. Estratégias específicas para cada grupo

19 Intervalo ?

20 Perfil do Mercado Destino dos investimentos em ABERJE

21

22 Expectativas para o ano seguinte (2007)

23 Estudo de Caso: Workaholics Workaholic: Pessoa exageradamente preocupada com o seu trabalho 1 – Até que ponto as organizações recompensam, intencionalmente, comportamento não saudável mas produtivo como forma de maximizar o rendimento dos trabalhadores? 2 – Sendo você um gerente em uma companhia que estimula workaholism, como você agiria? Que questões você perguntaria? Com quem você falaria? 3 – Sendo você um empregado em uma companhia que estimula workaholism, como você agiria? Com quem você conversaria sobre este assunto? 4 – Sendo você um empregado ou gerente você se sentiria obrigado eticamente a ajudar um colega que é workaholic? Explique:

24 Fim de aula Tarefas da semana: 1 - Criar blog em e enviar link para o professor 2 - Fazer download de e-books e artigos disponíveis no blog do professor a partir de 5 de setembro. 3 - Criar 2 posts com no mínimo 250 palavras cada sobre 2 temas do programa 4 - Leitura: e-book O que é Marketing? Artigos de 1 a 5


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