A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEMAS EMERGENTES Prof. Ms. Décio L. M. P. Faria. Competências a serem obtidas pelo aluno (INEP) Propor soluções para situações-problema. Propor soluções.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEMAS EMERGENTES Prof. Ms. Décio L. M. P. Faria. Competências a serem obtidas pelo aluno (INEP) Propor soluções para situações-problema. Propor soluções."— Transcrição da apresentação:

1 TEMAS EMERGENTES Prof. Ms. Décio L. M. P. Faria

2 Competências a serem obtidas pelo aluno (INEP) Propor soluções para situações-problema. Propor soluções para situações-problema. Elaborar sínteses. Elaborar sínteses. Propor ações de intervenção. Propor ações de intervenção. Administrar conflitos. Administrar conflitos.

3 EMENTA Ecologia; Ecologia; Biodiversidade; Filosofia, Arte e Cultura; Biodiversidade; Filosofia, Arte e Cultura; Mapas Geopolíticos e Socioeconômicos; Mapas Geopolíticos e Socioeconômicos; Globalização; Globalização; Políticas Públicas; Políticas Públicas; Redes Sociais e Responsabilidade: setor público, privado e terceiro setor; Redes Sociais e Responsabilidade: setor público, privado e terceiro setor; Sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância; Sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância; Inclusão, Exclusão Social e Minorias; Inclusão, Exclusão Social e Minorias;

4 EMENTA (cont.) Relações de Gênero; Relações de Gênero; Vida Urbana e Vida Rural; Vida Urbana e Vida Rural; Avanços Tecnológicos; Avanços Tecnológicos; Inclusão e Exclusão Digital; Inclusão e Exclusão Digital; Relações de Trabalho; Relações de Trabalho; Propriedade Intelectual; Propriedade Intelectual; Diferentes Mídias e tratamento da informação. Diferentes Mídias e tratamento da informação.

5 EMENTA (cont.) Democracia e Cidadania; Democracia e Cidadania; Violência; Violência; Terrorismo; Terrorismo; Avanços Tecnológicos. Avanços Tecnológicos.

6 Justificativa Com as rápidas e constantes mudanças que ocorrem na dinâmica da sociedade e das empresas, os graduandos de IES deverão compreender situações que transcendam ao seu ambiente próprio de formação e cujos temas sejam importantes para a realidade contemporânea. Com as rápidas e constantes mudanças que ocorrem na dinâmica da sociedade e das empresas, os graduandos de IES deverão compreender situações que transcendam ao seu ambiente próprio de formação e cujos temas sejam importantes para a realidade contemporânea. Essa compreensão vincula-se a perspectivas críticas, integradoras e à construção de sínteses contextualizadas. Essa compreensão vincula-se a perspectivas críticas, integradoras e à construção de sínteses contextualizadas.

7 Objetivos de aprendizagem Objetivo Geral: Objetivo Geral: Apresentar ao graduando os principais temas de caráter emergente no âmbito nacional e internacional. Apresentar ao graduando os principais temas de caráter emergente no âmbito nacional e internacional.

8 Objetivos de aprendizagem (cont.) Objetivos específicos: Objetivos específicos: Despertar no graduando a necessidade de atualização constantes em temas de interesse nacional e internacional; Despertar no graduando a necessidade de atualização constantes em temas de interesse nacional e internacional; Desenvolver no graduando a capacidade de apresentar projetos e relatórios a seus superiores hierárquicos; Desenvolver no graduando a capacidade de apresentar projetos e relatórios a seus superiores hierárquicos; Desenvolver no graduando o comportamento ético. Desenvolver no graduando o comportamento ético.

9 MÉTODO DE ENSINO Aulas Expositivas Dialógicas; Aulas Expositivas Dialógicas; Trabalhos com discussões em grupo; Trabalhos com discussões em grupo; Seminários expositivos; Seminários expositivos; Palestras com especialistas em determinados temas. Palestras com especialistas em determinados temas.

10 Método de avaliação As avaliações serão assim constituídas: As avaliações serão assim constituídas: Trabalho escrito, de acordo com a ABNT: 6,0 (seis) pontos. Trabalho escrito, de acordo com a ABNT: 6,0 (seis) pontos. Apresentação e defesa: 4,0 (quatro) pontos. Apresentação e defesa: 4,0 (quatro) pontos.

11 REFERÊNCIAS Jornais; Revistas; WEB; IBGE; IPARDES., Literatura especializada. Jornais; Revistas; WEB; IBGE; IPARDES., Literatura especializada.

12 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS (dados estatísticos brasileiros) (dados estatísticos brasileiros) (informações sobre responsabilidade social e ambiental) (informações sobre responsabilidade social e ambiental) (informações sobre temas da realidade brasileira) (informações sobre temas da realidade brasileira)

13 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS (cont.) (obtenção de dados estatísticos sobre Curitiba e RMC. (obtenção de dados estatísticos sobre Curitiba e RMC. social.com (informações sobre responsabilidade social e ambiental). social.com (informações sobre responsabilidade social e ambiental). (informações gerais sobre Administração). (informações gerais sobre Administração).


Carregar ppt "TEMAS EMERGENTES Prof. Ms. Décio L. M. P. Faria. Competências a serem obtidas pelo aluno (INEP) Propor soluções para situações-problema. Propor soluções."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google