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ASPECTOS PSICOLÓGICOS NO RELACIONAMENTO BIBLIOTECÁRIO X USUÁRIO Lúcia Maria S. V. Costa Ramos Disciplina CBD 0289 CBD-ECA/USP.

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1 ASPECTOS PSICOLÓGICOS NO RELACIONAMENTO BIBLIOTECÁRIO X USUÁRIO Lúcia Maria S. V. Costa Ramos Disciplina CBD 0289 CBD-ECA/USP

2 INTERAÇÃO HUMANA Comunicação – uso de símbolos –Formal (linguagem) = COMUNICAÇÃO VERBAL –Informal (movimento de ombros, acenar de mãos etc.) = COMUNIÇÃO NÃO VERBAL A comunicação exige Interação entre os indivíduos. Interação = emissor e receptor interpretam a mensagem da mesma maneira

3 INTERAÇÃO Ocorre através de 3 níveis –Sentidos –Emoções –Sentimentos e idéias Classifica-se em –competição –conflito –Acomodação –Assimilação

4 TIPOS DE INTERAÇÃO COMPETIÇÃO – pode acontecer inconscientemente. O usuário deseja mostrar que sabe tanto ou mais que o bibliotecário CONFLITO – início de uma discussão pela falta de entendimento ACOMODAÇÃO – o usuário aceita o bibliotecário como ele é, com suas limitações, procurando evitar conflitos ASSIMILAÇÃO – imitação ou criação de hábitos. Está relacionada à acomodação.

5 TIPOS DE BARREIRAS 1)Físicas – má localização do serviço de referência, ausência de sinalização na biblioteca entre outros; 2)De personalidade – quando o bibliotecário não transmite cordialidade, interesse, comunicabilidade etc. 3)De comunicação – quando o usuário ou o bibliotecário não sabem formular as perguntas e respostas adequadamente 4)Profissionais – ambos têm receio de perguntar alguma coisa por escrúpulos profissionais 5)Psicológicas – quando a obtenção da informação é considerada árdua pelo usuário

6 OUTROS TIPOS DE BARREIRAS A)Sociais – posição econômica do usuário pode se transformar em barreira, uma vez que em geral os mais humildes encontram-se alheios aos processos culturais. Também o desconhecimento do profissional bibliotecário e do papel da biblioteca na sociedade; B)Corporais – a postura pode refletir o emocional das pessoas

7 BARREIRAS NA NEGOCIAÇÃO DA QUESTÃO DE REFERÊNCIA Falta de conhecimento, pelo bibliotecário, da profundidade e da qualidade do acervo da biblioteca; Falta de conhecimento dos instrumentos de referência disponíveis; Falta de conhecimento do vocabulário usado para indexação das obras de referência; O usuário não revela voluntariamente sua razão para necessitar de informação; O usuário nem sempre decidiu o que realmente deseja

8 BARREIRAS NA NEGOCIAÇÃO DA QUESTÃO DE REFERÊNCIA Nem sempre o usuário está à vontade para fazer perguntas e se sente constrangido com o pessoal da biblioteca; O usuário acredita que não pode revelar sua verdadeira necessidade de informação; Ele não confia na habilidade do pessoal da referência

9 ASPECTOS QUE PREJUDICAM A INTERAÇÃO USUÁRIOS X BIBLIOTECÁRIOS Complexo de inferioridade – resultado de extrema timidez (por parte de um ou de outro) Complexo traumático – problemas emocionais anteriores Complexo de superioridade – menosprezo pelo trabalho do bibliotecário.

10 MELHORIAS PARA A INTERAÇÃO BIBLIOTECÁRIO X USUÁRIO Desenvolver programas de pesquisas interdisciplinares Capacitar o bibliotecário como profissional- pesquisador Desenvolver, na graduação e na pós- graduação, programas específicos de psicologia para o bibliotecário Promover estágios interdisciplinares Cursos para a educação permanente do bibliotecário


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