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CULTURA ORGANIZACIONAL Um conjunto de premissas que um grupo aprendeu a aceitar, como resultado da solução de problemas de adaptação ao ambiente e de integração.

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1 CULTURA ORGANIZACIONAL Um conjunto de premissas que um grupo aprendeu a aceitar, como resultado da solução de problemas de adaptação ao ambiente e de integração interna.

2 COMPONENTES DA CULTURA ORGANIZACIONAL VALORES E CRENÇAS HISTÓRIAS, MITOS, HERÓIS ARTEFATOS LINGUAGEM, HÁBITOS

3 COMPONENTES DAS ORGANIZAÇÕES ARTEFATOS Os artefatos compreendem a arquitetura, os veículos, as roupas, os produtos que as pessoas usam. TECNOLOGIA Tecnologia é o repertório de conhecimentos utilizados pelas pessoas e organizações para resolver problemas.

4 CONTINUAÇÃO SÍMBOLOS Os símbolos compreendem comportamentos e objetos que carregam e transmitem mensagens e significados dentro de uma cultura organizacional. VALORES Os valores estão no íntimo da cultura organizacional. Os valores compreendem crenças, preconceitos, ideologia e todos os tipos de atitudes e julgamentos compartilhados pelos integrantes da organização, a respeito de qualquer elemento interno ou externo.

5 FUNÇÕES DA CULTURA ORGANIZACIONAL CONVIVÊNCIA INTERNA Uma das principais da cultura é regular as relações entre os membros da organização: como devem interagir, que tratamento devem dar-se, como devem resolver conflitos. Esses e muitos outros comportamentos são desenvolvidos pela convivência do dia-a-dia e passam a fazer parte da cultura. REGRAS DE CONDUTA NAS RELAÇÕE COM O MUNDO EXTERIOR A segunda função importante que a cultura desempenha é regular as relações com outros grupos e com o ambiente de forma geral: a forma como o mundo externo deve ser encarado e como os membros de outros grupos devem ser tratados

6 DISFUNÇÕES DA CULTURA ORGANIZACIONAL Dificuldade de entender e processar mudanças ambientais. Resistência generalizada à necessidade de mudança interna. Dificuldade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios. Tendência a subestimar outros grupos, especialmente concorrentes e clientes. Uso excessivo de jargão ou vocabulário ocupacional, como disfarce para a falta de solidez intelectual, prejudicando a comunicação com outros grupos. Tendência a utilizar mais recursos para cuidar da própria organização do que no desempenho da missão ou no atendimento dos clientes.

7 SOCIALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL Socialização ( ou aculturação ) é o processo por meio do qual os indivíduos aprendem e adquirem a cultura de uma organização ou ocupação. De maneira sutil ou coersiiva, os recém-chegados são aculturados, aprendendo a comportar-se de acordo com as normas do grupo ou da organização já existente. O contrário muitas vezes acontece. Os recém-chegados transmitem seus hábitos e valores aos nativos ou aos integrantes do grupo que existia antes.

8 SOCIALIZAÇÃO (CONTINUAÇÃO) São comunicados por diferentes meios: 1.Descrições de cargos, manuais, políticas organizacionais e outros recursos da organização formal. 2.Orientação dos veteranos 3.Cerimônias de iniciação, como a semana de integração dos calouros. ESTÁGIOS DA SOCIALIZAÇÃO O processo de socialização passa por três estágios principais: 1.Expectativa e preparação. 2.Ingresso. 3.Ajustamento e integração. MECANISMOS DA SOCIALIZAÇÃO

9 SINGULARIDADE E DIVERSIDADE CULTURAL DIVERSIDADE Todos os povos e sociedades enfrentam os mesmos tipos de problemas, porém com recursos e abordagens diferentes. Na atualidade, inúmeras organizações operam em muitos países. Por isso a administração moderna dá grande importância ao entendimento das culturas nacionais e das diferenças entre elas SINGULARIDADE A singularidade cultural manifesta-se não apenas nas especificidades de cada organização, mas também dentro de cada grupo e profissão. Além disso, os diferentes grupos profissionais de cada organização compartilham valores e hábitos com seus colegas de outras organizações e sociedades.


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