A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Indivíduos e sociedade:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Indivíduos e sociedade:"— Transcrição da apresentação:

1 Indivíduos e sociedade:
Sociabilidade e socialização

2 Alunos: Alváro Brandão. Jaqueline Tenório. Jéssyca Sabino
Alunos: Alváro Brandão Jaqueline Tenório Jéssyca Sabino Lívia Cristina Mayara Virgínia Rose Caroline ªº Trindade 2010

3 Sociedade humana O atributo das sociedade humanas não diz respeito tão somente ao fato de que são formadas por pessoas, mas ao sentimento de pertencimento a um conjunto de regras, valores e costumes. Características da sociedade- A primeira delas defende a tese de que a sociedade e uma unidade democrática, ou seja, diferença de uma população que ocupa um espaço geográfico pelas funções sociais. A segunda e que a sociedade pode ser caracterizada pela semelhança cultural entre os membros de uma determinada coletividade, na qual os papeis sociais são definidos a partir da identidade de etnia, religião, línguas, valores, etc...

4 Funções da sociedade humana
Estamos nos referindo ao processo pelo qual os indivíduos são levados a participar da vida social, onde existem funções diferenciadas de acordo com os níveis de socialização dos indivíduos, funções que podem ser gerais ou especificas. 1- Interação: relações recíprocas entre os indivíduos para a sobrevivência humana. 2-Comunicação: representações que conferem o entendimento comum da sociedade. 3-Comportamento: partilha de determinada conduta para que ocorra uma unidade entre cultura e ação social. 4-Estratificação: Classificação dos indivíduos segundo as posições sociais.

5 Funções específicas 1- Renovação dos membros: integração de novos indivíduos por meio de parentesco ou do casamento. 2-Socialização: os indivíduos se tornam propriamente membros da sociedade, por meio da educação formal ou informal. 3- Economia: produção,distribuição e circulação de bens e serviços necessários para sobreviver. 4- Administração política : ações e normas visam o controle social. 5-Religião: questões existenciais por meio da crença em entidades sobrenaturais. 6-Recreação; diz respeito ao sistema de lazer e descanso das atividades econômicas e intelectuais.

6 A formação social do indivíduo: O processo de socialização.
Socialização é o processo através do qual os indivíduos são preparados para participar dos sistemas sociais. Incluída neste conceito a alguma compreensão de símbolos e sistema de idéias , linguagem e as relações que constituem os sistemas sociais.

7 Relação indivíduo-sociedade para Durkheim, Weber e Marx.
Eles deram importantes contribuições cientificas para a compreensão das posições que existe entre as condutas individuais e as ações coletivas. Durkheim: O que importava era desvendar os mecanismos sociais que subjazem aos diferentes tipos de sociedade. De acordo com ele , há diferenças fundamentais entre as chamadas sociedades modernas s. No caso das primeiras , impera a consciência coletiva sobre a consciência dos indivíduos.

8 Max Weber: Ao contrário do que afirma Durkheim no que diz respeito à relação entre individuo e sociedade, Weber entende que a realidade é algo absolutamente impossível de ser compreendido em seus inesgotáveis eventos e ações, a realidade social é um caos sem significação objetiva, o que faz os homens apenas solucionarem alguns elementos da realidade para dotá-los de significado, ou seja, conferir uma explicação possível sobre determinadas ações sociais.

9 Karl Marx: Segundo ele, a sociedade seria como um edifício, no qual o pilar corresponderia a dimensão da produção econômica social. Sobre esse pilar é que se sustenta a superestrutura social, isto é, o Estado e as idéias econômicas, sociais, políticas, morais, filosóficas e artísticas.


Carregar ppt "Indivíduos e sociedade:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google