A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agrupamentos sociais. Alunas: Ana Victória Camila Borges Camila Lorran Chirlei Cavalcante Dayanne Elizabeth Layz Matos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agrupamentos sociais. Alunas: Ana Victória Camila Borges Camila Lorran Chirlei Cavalcante Dayanne Elizabeth Layz Matos."— Transcrição da apresentação:

1 Agrupamentos sociais

2 Alunas: Ana Victória Camila Borges Camila Lorran Chirlei Cavalcante Dayanne Elizabeth Layz Matos

3 O que é Grupo social ? É toda reunião mais ou menos estável de duas ou mais pessoas associadas pela interação. O que é INTERAÇÃO ? Ação que se exerce mutuamente entre duas ou mais coisas, ou duas ou mais pessoas. (Dic. Aurélio) Quais os principais grupos sociais ? familial, vicinal, educativo, religioso, de lazer e profissional. Observação: a família é um dos grupos sociais primários de maior importância no processo de socialização dos indivíduos. Características pluralidade de indivíduos; interação social; organização; objetividade e exterioridade; conteúdo intencional ou objetivo comum; consciência grupal ou sentimento de nós; continuidade.

4 Tipos de grupos sociais Primários aqueles em que predominam os contatos primários, isto é, os contatos pessoais diretos; exemplos: a família, os vizinhos, o grupo de lazer; Secundários grupos sociais mais complexos, como as igreja e os partidos políticos, em que predominam os contatos secundários; os contatos sociais, nesse caso, realizam-se de maneira pessoal e direta, mas sem intimidade; de maneira indireta, por meio de cartas, internet etc. Intermediários aqueles em que se alternam e se complementam as duas formas de contatos sociais: primários e secundários; um exemplo desse tipo de grupo é a escola.

5 Mecanismos de sustentação dos grupos sociais Toda sociedade conta com forças que mantêm coesos os grupos sociais. As principais dentre elas são a liderança, as normas e sanções, os símbolos e os valores sociais.

6 Liderança Liderança capacidade de alguém, denominado líder, ou de algumas pessoas, de chefiar, comandar ou orientar um grupo de indivíduos em qualquer tipo de ação. Líder é aquele (ou aquela) que dirige o grupo, transmitindo idéias e valores aos outros membros. Tipos de liderança Liderança institucional deriva da autoridade que uma pessoa tem em virtude de sua posição social ou do cargo que ocupa; Liderança pessoal é aquela que se origina das qualidades pessoais do líder ( inteligência, prestígio social e moral, poder de comunicação, atitudes, encanto pessoal etc.).

7 Normas e sanções sociais Toda sociedade e todo grupo social conta com uma série de regras de conduta que lhe dão coesão, orientam e controlam o comportamento das pessoas. Essas regras de ação são chamadas de normas sociais. As normas sociais indicam o que é permitido e o que éproibido. b.2) A toda norma social corresponde uma sanção social. Sanção social é uma recompensa ou uma punição que o grupo ou a sociedade atribuem ao indivíduo diante de seu comportamento social.

8 Tipos de sanções sociais Aprovativas quando são aplicadas sob a forma de aceitação, aplausos, honrarias, promoções; é o reconhecimento do grupo por ter o indivíduo cumprido o que se esperava dele; Reprovativas quando correspondem a punições impostas ao indivíduo que desobedece a alguma norma social; tais punições variam de acordo com a importância que a sociedade dá à norma infringida; assim, são sanções reprovativas o insulto, a zombaria, a vaia, a perda dos bens, a prisão e, em alguns países, a pena de morte.

9 Símbolos É algo que representa ou substitui outra coisa, geralmente mais complexa e abstrata. É algo, portanto, cujo valor ou significado é atribuído pelas pessoas que o utilizam. Em nossa sociedade, por exemplo, a aliança é um objeto que simboliza a união e a fidelidade entre os cônjuges no casamento. Qualquer coisa pode se tornar um símbolo. Os símbolos são convenções sociais.

10 Valores sociais A sociedade estipula o que é desejável e o que é proibido, o que é bonito e o que é feio, o que é certo e o que é errado. Assim, na vida em sociedade, as idéias, as opiniões, os fatos, os objetos não são avaliados isoladamente, mas dentro de um contexto social que lhes atribui um significado, um valor e uma qualidade determinados. Quanto maior o contexto social, maior a variedade de opiniões, de princípios, de valores sociais, muitas vezes conflitantes. Os valores sociais variam também, principalmente no espaço e no tempo, em função de cada época, de cada geração, de cada sociedade.

11 Sistema de status e papéis sociais Status social é a posição que cada indivíduo ocupa no grupo social ou na sociedade. O status social implica direitos, deveres, manifestações de prestígio e até privilégios, conforme o valor social conferido a cada posição.

12 Tipos de status Status atribuído não é escolhido voluntariamente pelo indivíduo e não depende de suas ações ou qualidades. Por exemplo, o status de filho de operário ou de irmão caçula. Os principais fatores atribuidores de status são: idade, sexo, raça, laços de parentesco, classe social etc.; Status adquirido obtido em função das qualidades pessoais do indivíduo, de sua capacidade e habilidade.

13 Papel social São os comportamentos que o grupo social espera de qualquer pessoa que ocupe determinado status social. Corresponde mais precisamente às tarefas, ás obrigações inerentes ao status.

14 Estrutura social É o conjunto ordenado de partes encadeadas que formam um todo que mantém estável a sociedade; é a totalidade dos status existentes num determinado grupo social ou numa sociedade. A estrutura social é o aspecto estático da organização social.


Carregar ppt "Agrupamentos sociais. Alunas: Ana Victória Camila Borges Camila Lorran Chirlei Cavalcante Dayanne Elizabeth Layz Matos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google