A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EMILE DURKHEIM POSITIVISMO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EMILE DURKHEIM POSITIVISMO"— Transcrição da apresentação:

1 EMILE DURKHEIM POSITIVISMO

2 * O que é Sociologia: É a ciência das instituições, da sua gênese e do seu funcionamento, ou seja, de toda crença, todo o comportamento instituído pela coletividade.

3 * Objeto da Sociologia: São os FATOS SOCIAIS, que compreendem toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando existência própria, independentemente das manifestações individuais que possa ter. São também aquelas maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção em virtude do qual se lhe impõem ou maneiras de fazer ou de pensar, reconhecíveis pela particularidade de serem suscetíveis de exercer influência coercitiva sobre as consciências particulares.

4 * A sociedade não é o resultado de um somatório ou de uma mera justaposição das consciências, ações e sentimentos particulares: ao serem associados, combinados e fundidos fazem nascer algo novo e externo àquelas consciências (fenômeno sui generis). A vida está no todo e não nas partes. * A internalização dos fatos sociais próprios de uma sociedade precisam ser transmitidos por meio da aprendizagem (socialização) porque são externos aos indivíduos.

5 * A responsável pela coesão social é a solidariedade social, que varia segundo o tipo de organização social (divisão social do trabalho) e de uma consciência mais ou menos similar entre os membros de uma sociedade.  * Para Durkheim, possuímos duas consciências: a) Uma é comum com todo o nosso grupo e, por conseguinte, não representa a nós mesmos, mas a sociedade agindo e vivendo em nós (consciência coletiva). b) A outra, ao contrário, só nos representa no que temos de pessoal e distinto, nisso é que faz de nós, um indivíduo (consciência individual).

6 * Os laços que unem cada elemento ao grupo constituem a solidariedade que pode ser de dois tipos: solidariedade mecânica (suas consciências se assemelham, as pessoas – tipo coletivo – são pouco ou quase nada desiguais entre si e por isso são solidários devido às suas similitudes) e solidariedade orgânica (os membros são solidários porque têm uma tarefa e, além disso, cada um dos demais depende das outras partes que compõem a sociedade).

7 * Essas duas formas de solidariedade evoluem em razão inversa: enquanto uma progride,a outra se retrai, mas cada uma, a seu modo, cumpre a função de assegurar a coesão social nas sociedades simples ou complexas. * Somente existem indivíduos quando se vive numa sociedade altamente diferenciada, ou seja, onde a divisão do trabalho está presente, e na qual a consciência coletiva ocupa um espaço já muito reduzido em face da consciência individual.

8 MORAL, ANOMIA E VIDA SOCIAL
* Moral é tudo o que é fonte de solidariedade. Consiste em um sistema de normas de conduta que prescrevem como o sujeito deve conduzir-se em determinadas circunstâncias. É a sociedade a autoridade moral, é ela que confere às normas morais seu caráter obrigatório.

9 * São três os casos que ocorre anomia (falta de moral): a) Nas crises industriais e comerciais. b) Nas lutas entre o trabalho e o capital. c) Na divisão extrema de especialidades no interior da ciência. * O homem só é humano porque vive em sociedade e sair da sociedade é deixar de sê-lo. É a sociedade que ensino aos homens a virtude do sacrifício, da privação e a subordinação de seus fins individuais a outros mais elevados.


Carregar ppt "EMILE DURKHEIM POSITIVISMO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google