A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SOCIOLOGIA Prof. Everton da Silva Correa 1. Apresentando Émile Durkheim 2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SOCIOLOGIA Prof. Everton da Silva Correa 1. Apresentando Émile Durkheim 2."— Transcrição da apresentação:

1 SOCIOLOGIA Prof. Everton da Silva Correa 1

2 Apresentando Émile Durkheim 2

3 (Épinal, França, 15 de abril de 1858 – Paris, 15 de novembro de 1917) Émile Durkheim 3

4 Pequena biografia 4 Émile Durkheim é considerado, ao lado de Karl Marx e Max Weber, um dos pais da sociologia. Formado em Direito e Economia, tomou a sociedade como objeto legítimo de estudo, com natureza e dinâmica próprias, rompendo com a tendência então dominante de reduzir os fenômenos sociais a experiências individuais. Suas principais obras são, Da divisão do trabalho social (1893), As regras do método sociológico (1895), O suicídio (1897) e As formas elementares da vida religiosa (1912).

5 5 Foi com Émile Durkheim que a sociologia passou a ser considerada propriamente uma ciência, dotada de um objeto específico – os fatos sociais – e de uma metodologia. Mas o que são fatos sociais?

6 Nas palavras de Durkheim... 6 Fato social é toda maneira de fazer, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, ou então que é geral em toda a extensão de uma dada sociedade, embora tenha a existência própria, independente das suas manifestações individuais. (As regras do método sociológico)

7 Explicando... 7 Os fatos sociais são coisas. Mas a que coisas esse conceito se refere? A qualquer coisa, própria da sociedade a que pertence um indivíduo, capaz de exercer algum tipo de coerção sobre ele. Isso significa que o fato social é independente e exterior ao indivíduo, e é capaz de condicionar ou mesmo determinar suas ações.

8 São fatos sociais (exemplos) 8 As regras jurídicas e morais de uma sociedade, seus dogmas religiosos, seu sistema financeiro e até mesmo seus costumes... Ou seja, um conjunto de coisas aplicáveis a toda uma sociedade, independentemente das vontades e ações de cada um.

9 Dessa forma, 9 Na medida em que os fatos sociais acabam por moldar o comportamento de cada indivíduo a partir de um modelo geral, a coerção que eles exercem garante, segundo Durkheim, o funcionamento do todo social.

10 Os princípios básicos dos Fatos Sociais 10 A coercitividade, ou a força que exercem sobre os indivíduos, obrigando-os, através de constrangimento, a se conformar com as regras, normas e valores sociais vigentes; A exterioridade, ou o fato de serem padrões exteriores aos indivíduos e independentes de sua consciência; A generalidade, ou o fato de serem coletivos e permearem toda a sociedade sobre a qual atuam.

11 Texto complementar Trecho de: DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

12 12 FIM


Carregar ppt "SOCIOLOGIA Prof. Everton da Silva Correa 1. Apresentando Émile Durkheim 2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google