A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FATOS SOCIAIS Professor Marcelo Rocha Contin. FATOS SOCIAIS Para Durkheim, os fatos sociais são o modo de pensar, sentir e agir de um grupo social. Embora.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FATOS SOCIAIS Professor Marcelo Rocha Contin. FATOS SOCIAIS Para Durkheim, os fatos sociais são o modo de pensar, sentir e agir de um grupo social. Embora."— Transcrição da apresentação:

1 FATOS SOCIAIS Professor Marcelo Rocha Contin

2 FATOS SOCIAIS Para Durkheim, os fatos sociais são o modo de pensar, sentir e agir de um grupo social. Embora os fatos sociais sejam exteriores, eles são introjetados pelo individuo e exercem sobre ele um poder coercitivo.

3 FATO SOCIAL OBRIGATORIEDADEGENERALIDADEEXTERIORIDADE

4 FATOS SOCIAIS CARACTERÍSTICAS: GENERALIDADE; o fato social é comum a todos os membros do grupo. EXTERIORIDADE; o fato social é externo ao individuo, existe independentemente de sua vontade. COERCITIVIDADE; os indivíduos se sentem obrigados a seguir o comportamento estabelecido.

5 OBJETIVIDADE CIENTIFICA: - Os fatos sociais devem ser tratados como coisas exteriores pelo investigador

6 Os FATOS SOCIAIS são de dois tipos: a) Maneiras de agir: - mutáveis, como a dinâmica social de Comte: correntes de opinião ou ideologias, movimentos sociais, casamentos, suicídios, crimes, etc.

7 Os FATOS SOCIAIS são de dois tipos: b)Maneiras de ser: - cristalizadas/pouco mutáveis, como a estática social de Comte): regras morais, dogmas religiosos, linguagem/escrita, regras jurídicas, sistemas financeiros/moedas, habitação, vestuário, etc.


Carregar ppt "FATOS SOCIAIS Professor Marcelo Rocha Contin. FATOS SOCIAIS Para Durkheim, os fatos sociais são o modo de pensar, sentir e agir de um grupo social. Embora."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google