A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE É SOCIOLOGIA. Trata-se de uma ciência Social/Humana. O que é uma ciência? é todo o conjunto de atitudes e de atividades racionais dirigidas ao sistemático.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE É SOCIOLOGIA. Trata-se de uma ciência Social/Humana. O que é uma ciência? é todo o conjunto de atitudes e de atividades racionais dirigidas ao sistemático."— Transcrição da apresentação:

1

2 O QUE É SOCIOLOGIA. Trata-se de uma ciência Social/Humana. O que é uma ciência? é todo o conjunto de atitudes e de atividades racionais dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido a verificação. Uma Ciência, produz Conhecimento empírico e epistemológico.

3 O QUE ESTUDA A SOCIOLOGIA. É ciência social. Portanto seu domínio é o Homem. Seu objeto de interesse são as relações sociais. Exemplo –João encontra Maria e diz oi e Maria Responde oi. Temos aqui um relação Social. O que é relação social? –Estrutura Social, Comportamento social, tipos de sociedade, formas e fatores de mudanças sociais. –O homem entre todos os seres é o único que conhecimento do outro, logo pode recriar na própria mente a realidade exterior. –Cultura é produto da mente Humana.

4 CONCEITO DE SOCIOLOGIA ÉA CIÊNCIA QUE ESTUDA AS ESTRUTURAS SOCIAIS, O COMPORTAMENTO SOCIAL E AS VARIAÇOES DA SOCIEDADES, SUAS FORMAS E SEUS FATORES.

5 Pensadores Helênicos. Platão - A Republica filosofo rei (idéias) Aristóteles – A política X sofistas Tratamento de forma sistemática e separada da religião Idade Média – Padrões relativos a grupos sociais. Influenciados Pela Religião. – Cria diretrizes e normas e normas a que deveria obedecer o comportamento dos homens e seus relacionamentos. FORMA DE PENSAR A SOCIOLOGIA.

6 AUGUST COMTE. Séc. XIX – Bela Época – Biologia ( Leis naturais )– organicismo Darwinismo social. Ordem e Progresso. Preocupação máxima de objetividade/ verdadeiro espírito científico. Leis – regulamentação da vida. Ausência de metas preconcebidas. Saber para prever, a fim de prover. Isenção de ânimo, não-influência da emotividade. Prioridade do todo sobre as partes. O Progresso dos conhecimentos é característico da sociedade humana. ( O conhecimento ). Física social. Controle sobre os fenômenos estudados. O homem é o mesmo por toda a parte e em todos os tempos. A Lei dos três Estados: a) Estado Teológico. b) Estado Metafísico. c) Estado Positivo. Identificou dois movimentos vitais: a) Estático; b) Dinâmico. Assegurar a ordem ou promover o progresso: Imperialismo. Tecidos sociais.

7 ÉMILE DURKHEIM: Estudo dos fatos sociais como coisas, através de regras de rigor científico. Consciência coletiva X Consciência Individual. Sociedades primitivas X Sociedades Modernas. Solidariedade mecânica X Solidariedade orgânica. Divisão social do trabalho. Três características dos fatos sociais: a) Coerção social: legais e espontâneas. b) Exterioridade social. c) Generalidade social. Neutralidade e prenoções. Achismos ??? Comportamento normal e patológico. Anomia. Amostragem – regularidade. Sociedades variam de estágios: inferiores e superiores.

8


Carregar ppt "O QUE É SOCIOLOGIA. Trata-se de uma ciência Social/Humana. O que é uma ciência? é todo o conjunto de atitudes e de atividades racionais dirigidas ao sistemático."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google