A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora: Karina Oliveira Bezerra. É a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio:associações, grupos e instituições.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora: Karina Oliveira Bezerra. É a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio:associações, grupos e instituições."— Transcrição da apresentação:

1 Professora: Karina Oliveira Bezerra

2 É a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio:associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a sociologia tem uma base teórico-metodológica voltada para o estudo dos fenômenos sociais. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia.

3 Transformação nas relações sociais (XVIII) Teologia/Filosofia Ciências Naturais: método empirista cientifico. Capitalismo Revolução Francesa Política Revolução Industrial - Economia

4 Conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. Lei dos Três Estados: Teológico Porquê? e Como? Metafísico Positivo Religião da Humanidade Regeneração Social e Moral. Altruísmo Augusto Comte ( )

5 Hegel, da realidade se faz filosofia, para Marx a filosofia precisa incidir sobre a realidade. "Até o momento, os filósofos apenas interpretaram o mundo; o fundamental agora é transformá-lo." Forças produtivas Dialética marxista Luta de classes Mais valia: O que faz o valor de uma mercadoria? Alienação e revolucão

6 Consciência coletiva/ Socialização Fatos Sociais Normal e patológico/ solidariedade Coesão social Instituição Social/Anomia Filme: O menino selvagem de Aveyron (83min) A invenção da mentira (100min). Os Croods (98min)

7 Ações sociais 1. Ação social racional com relação a fins: na qual a ação é estritamente racional. Toma-se um fim e este é, então, racionalmente buscado. 2. Ação social racional com relação a valores, na qual não é o fim que orienta a ação, mas o valor, seja este ético, religioso, político ou estético; 3. Ação social afetiva, em que a conduta é movida por sentimentos, tais como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo, etc. 4. Ação social tradicional, que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados.

8 Antropologia Estudar as diferentes culturas do homem. Investigar os diversos grupos sociais, culturais ou étnicos e as transformações ocorridas por causa do contato com outros grupos. Antropologia Física (ou Biológica) Antropologia Cultural Etnografia Linguística Arqueologia Sociologia Investigar as relações, as estruturas e a dinâmica das sociedades modernas, analisando os processos históricos de transformação das organizações sociais.


Carregar ppt "Professora: Karina Oliveira Bezerra. É a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio:associações, grupos e instituições."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google