A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli."— Transcrição da apresentação:

1 AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli

2 Alemão jurista e economista É considerado um dos funda
SOCIOLOGIA APLICADA Nasceu em Erfurt em 1864 Morreu em Munique em 1920 Alemão jurista e economista É considerado um dos funda dores da sociologia Racionalidade Desencanto do mundo Influência da filosofia kantiana Razão apreende o objeto e Através da racionalidade da ex plicação lógica para a realidade

3 Fruto da relação entre a razão e os objetos do mundo.
SOCIOLOGIA APLICADA Pensamento de Kant : “embora todo o nosso conhecimento comece com a experiência não é verdadeiro que ele derive tudo dessa experiência”. Conhecimento é: Fruto da relação entre a razão e os objetos do mundo. Como se conduz o ato de conhecer? Idealismo alemão – inaugura uma nova forma de objetividade do conhecimento humano.

4 SOCIOLOGIA APLICADA Os acontecimentos não são apenas vividos, mas pensados e compreendidos. Por isso a ciência pode apreendê-los não apenas pela sua exterioridade, mas como são interiorizados pelos indivíduos.

5 SOCIOLOGIA APLICADA Weber, Com o objetivo de estipular um cerne conceitual característico para o seu arcabouço teórico: Refuta a idéia de ausência de conflito e o modelo de ciência durkheimiano Questiona a abordagem econômica e a definição de sociedade fundamentada no conceito de classe social de Karl Marx.

6 SOCIOLOGIA APLICADA Comprometido em propor uma ciência social diferente das demais, Weber se dedicou a criar um referencial teórico oriundo da fusão entre as tendências racionais das ciências sociais e a hermenêutica do campo da psicologia. Dessa fusão surgiu a sociologia compreensiva no final do século XIX, isto é, uma ciência social capaz de compreender o sentido que cada ator dá a sua própria conduta.

7 SOCIOLOGIA APLICADA O método definido por Weber também reflete parte de seu diálogo com outras tendências teóricas das ciências humanas. Weber defendia: Uma visão de ciência contrária aos pressupostos de neutralidade axiológica positivista. Uma ciência social comprometida com o rigor da pesquisa investigatória, e com a capacidade de identificar e analisar os fenômenos sociais em dois níveis Geral – aspectos gerais notados a partir de observação que definem comportamentos similares entre os indivíduos de um mesmo grupo social.

8 SOCIOLOGIA APLICADA Específico - aspectos singulares que não podem ser traduzidos de acordo com as proposições gerais. Nesse sentido, verificamos que o esquema analítico de Weber propõe o estabelecimento de uma correlação entre: as ações dos sujeitos e dos atores sociais com o sistema de crenças associado a um contexto histórico-cultural específico.

9 SOCIOLOGIA APLICADA Num esforço para tornar a matéria inteligível, Weber cria os tipos ideais - parâmetros analíticos que permitem identificar os diversos perfis de sujeitos sociais. O método de Weber também inclui a realização de investigações empíricas. Por isso valoriza o trabalho de campo, a coleta de informações e dados e o contato com os sujeitos e atores sociais.

10 Weber inovou também no campo da teoria política ao considerar:
SOCIOLOGIA APLICADA Weber inovou também no campo da teoria política ao considerar: Complexidade, a heterogeneidade e a diversidade como fenômenos característicos das sociedades industriais. Defende o modelo de democracia representativa como uma modelo de governo ideal para as sociedades modernas, em especial para a sua Alemanha da época.

11 Competição entre os partidos políticos pelas cadeiras no parlamento.
SOCIOLOGIA APLICADA Convém ressaltar que Weber defendia uma democracia representativa fundamentada: Competição entre os partidos políticos pelas cadeiras no parlamento. Partidos políticos – representantes dos diversos grupos que compõem uma elite. Seleção de líderes qualificados e competentes. Voto como exercício de participação.

12 Na visão de Weber, a condução da política deveria ficar a cargo:
SOCIOLOGIA APLICADA Na visão de Weber, a condução da política deveria ficar a cargo: Partidos e das lideranças políticas. Estado deveria operar de acordo os aparatos administrativos fundamentados num modelo de racionalidade-legal, conhecido como burocracia. O gerenciamento das instituições do Estado fica sob a responsabilidade dos funcionários públicos especializados que seriam regidos por leis e regras estabelecidas e reguladas pelo direito.

13 SOCIOLOGIA APLICADA Os tipos ideais pensados pelo autor alemão para compreender as relações políticas são: a) tradicional - liderança política arraigada aos costumes tradicionais; b) carismático - liderança política com características sentimentais, capaz de criar um vínculo emotivo com a sociedade; c) racional-legal – liderança política determinada por uma conduta ética, neutra e especializada.


Carregar ppt "AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google