A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese"— Transcrição da apresentação:

1 Unijuí – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese Tássia Morgana Guimarães Portolan Teoria Crítica Ijuí/RS de Março de 2008.

2 A Teoria Crítica começa com a análise do sistema da econômia de mercado: desemprego, crises econômicas, terrorismo entre outros.

3 Teoria Crítica é uma abordagem que ao contrário da Teoria Tradicional, busca unir teoria e prática. A Teoria Crítica da sociedade começa a partir de um ensaio manifestado e publicado pelo filósofo e sociólogo alemão Max Horkheimer.

4 A Teoria parte de uma crítica científica, das ciências humanas, é uma crítica da crença ilimitada na base de dados empíricos. Tendo como explicação os fenômenos sociais. Ex.: Crítica do Funcionalismo.

5 A preocupação focada pela organização dos trabalhadores está primeiramente em entender a cultura como elemento de transformação da sociedade.

6

7 A Teoria Crítica necessita-se submeter-se de teorias filosóficas sociais e políticas para explicar o funcionamento da sociedade e formação de classes.Esta atitude se fortalece com o Nazismo e o Fascismo na Europa.

8 Um dos importantes questionamentos dava no sentido de compreender como os indivíduos se tornavam impassíveis à dor do autoritarismo.

9 Como o instituto era patrocinado através dos Judeus, os pesquisadores Max Horkheimer, Theodor Adorno entre outros, se sentiram obrigados a deixar a Alemanha Nazista.

10 Nos Estados Unidos, os pesquisadores acompanham o surgimento da “Cultura de Massa” com o desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação, principalmente o rádio.

11 Os pensadores da Escola Frankfurt contradizem o conceito de Cultura de Massa, no sentido que ele seria uma maneira “camuflada” indica que parte das bases sociais, que seria produzido propriamente pela massa.

12 Nos anos 1940 pensadores de Frankfurt propõe o conceito de Industria Cultural, que é o nome que se dá ao conjunto de empresas e instituições tendo como principal objetivo econômico produção de cultura.

13 Pensadores como Adorno e Lazarsfeld desenvolveram pesquisas em conjunto aproximando os conceitos do Funcionalismo com a Teoria Crítica. Entretanto, a proposta de Industria Cultural e Cultura de Massa estavam muito distantes.

14 Uma das propostas da Teoria Crítica é propor a teoria de visualização de ações denominadas sociais, visando desta forma não permitir a reprodução constante desta dominação.

15 Com esse sentido a Teoria Crítica oferece um comportamento crítico nos confrontos com a ciência e a cultura, apresentando uma proposta política de modo a superar o que se entendia de “crise da razão”.

16 Entendia-se que a razão era o elemento de conformidade propondo então uma reflexão sobre esta racionalidade. De forma uma rígida crítica à fragmentação da ciência na tentativa de explicar a sociedade.

17 Usava-se da contraposição e contradição de idéias como métodos para entender a sociedade, visando uma investigação analítica dos fenômenos estudados.

18 Para eles as disciplinas setoriais desviam a compreensão da sociedade, todos ficam submetidos a razão instrumental e acabam por desempenhar uma função das normas sociais.

19 A dialítica se dá no sentido para entender os fenômenos estruturais da sociedade. Ex.: Capitalismo.
Foi uma tentativa de esclarecer as relações sociais que aconteceram na sociedade.

20 As ciências sociais que reduzem seus estudos com a coleta e classificação dos dados, a Teoria Crítica assume uma proposta Management, seu objetivo é criar uma sociedade e organização em que possam contribuir e desenvolver-se.

21 Bibliografia


Carregar ppt "Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google