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Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado. Professor: Dejalma Cremonese. Geiza Souza Menegassi.

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1 Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado. Professor: Dejalma Cremonese. Geiza Souza Menegassi. TEORIA CRÍTICA. Ijuí, 16 de Junho de 2008 Max Horkheimer, autor do manifesto Teoria Tradicional e Teoria Crítica".

2 TEORIA CRÍTICA DA SOCIEADE. Modelo de teoria que pretende unir teoria e prática; Fundir o pensamento tradicional dos filósofos, trazendo um significado mais claro para a sociedade do presente; Nasce através de um manifesto, publicado por Max Horkheimer em 1937, que tinha como titulo: "Teoria Tradicional e Teoria Crítica; Escola de Frankfurt. Está fortemente associada à Escola de Frankfurt ; Antes de chegarem a Teoria Crítica, Max Horkheimer e Friedrich Pollock fundaram o Instituto de Pesquisa Social, filiado na Universidade de Frankfurt.

3 A Escola de Frankfurt – uma breve abordagem. Félix Weil, um jovem intelectual de apenas 25 anos - conseguiu convencer seu pai Herman Weil, um negociante judeu muito rico, a tornar-se um mecenas a fim de financiar as obras e amparar o pessoal da instituição de cunho marxista que seu filho idealizou. Integrantes do simpósio sobre marxismo, núcleo fundador da Escola (1923). Félix Weil Escola de Frankfurt

4 A "Escola" denominada oficialmente como Instituts fur Sozialforschun,Instituto de Pesquisa Social, foi fundada no auditório da Universidade de Frankfurt em 22 de junho de 1924, em um seminário denominado de Erste Marxistische Arbeitswoche - ocorrido num hotel em Ilmenau, na Turíngia, numa época de inflação galopante e de tumultos políticos espalhados por grande parte da Alemanha. Além de Weil, estiveram presentes Friedrich Pollock, Georgy Luckás, Karl Wittfogel, Karl Korsh e Victor Sorge. Indústria, angustia e neurose do indivíduo moderno (cena do filme Dr.Caligari que serve como tema da Escola de Frankfurt).

5 Integrantes de maior destaque da Escola de Frankfurt Félix WeilKarl Korsch Georg LukacsFriedrich Pollock Karl August Wittfogel Max Horkheimer Richard Sorge Erich Fromm Wilhelm Reich Kurt Lewin Herbert Marcuse Leo Lowenthal

6 Theodor Adorno Jurgen HabermasWalter Benjamin Adolph Lowe Resumindo: A escola de Frankfurt era composta por filósofos e cientistas sociais que tinham em comum o estudo das tendências marxistas; Deve-se a esta Instituição a criação das palavras: industria cultural e cultura de massa; A Teoria Crítica da Sociedade esta diretamente associada com a Escola de Frankfurt.

7 Pressupostos gerais da Teoria Crítica: Horkheimer, toma como ponto de partida o marxismo e se opõem àquilo que ele designa pela expressão teoria tradicional. Karl Heinrich Marx não pretende qualquer visão concludente da totalidade; Preocupa- se com o desenvolvimento concreto do pensamento; Idéias marxistas não são entendidas como conceitos definitivos, mas como indicações para investigações ulteriores; Para Horkheimer, a Teoria Tradicional pode ser definida como uma certa concepção de ciência resultante do longo processo de desenvolvimento que remonta ao Discurso do Método de Descartes. Sistema dedutivo, no qual todas as proposições referentes a determinado campo deveriam ser ligadas de tal modo que a maior parte delas pudesse ser derivada de algumas poucas.

8 Dois Pressupostos abordados nesta teoria: Marxismo Psicanálise Para explicar a formação do indivíduo, enquanto elemento que compõe o corpo social. Para explicar o funcionamento da sociedade e a formação de classes Pai do Marxismo Karl Heinrich Marx Pai da Psicanálise Freud

9 A Teoria Crítica parte do princípio de uma crítica ao caráter cientificista da ciência, ou seja, crítica à base de dados empíricos e a administração destes para explicar os fenômenos sociais. A preocupação, pautada pela organização dos trabalhadores, está centrada, principalmente, em entender a cultura como elemento de transformação da sociedade.

10 Propostas da Teoria Crítica: Propõe a teoria como lugar de esclarecimento e de visualização das ações de dominação social, visando não permitir a reprodução constante desta dominação; Comportamento Crítico nos confrontos entre: X CIÊNCIA CULTURA

11 Na figura acima temos um esquema da formação lógica do Teoria Crítica segundo Luis Sérgio Coelho de Sampaio* *Cursou o Ginásio e Científico no Colégio Militar-RJ; graduou-se em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e em Economia (SUESC- RJ); obteve a pós-graduação em Análise de Sistemas na ENCE-RJ.

12 A teoria crítica da sociedade, ao contrário, tem como objeto os homens como produtores de todas as suas formas históricas de vida. As situações efetivas, nas quais a ciência se baseia, não são para ela uma coisa dada, cujo único problema estaria na mera constatação e previsão segundo as leis da probabilidade. O que é dado não depende apenas da natureza, mas também do poder do homem sobre ele. Os objetos e a espécie de percepção, a formulação de questões e o sentido da resposta dão provas da atividade humana e do grau de seu poder." (Max Horkheimer, Filosofia e Teoria Crítica, 1968, em Textos Escolhidos, Coleção Os Pensadores, p. 163) Citação Max Horkheimer

13 Max Horkheimer e Herbert Marcuse criaram os seguintes conceitos baseados na Teoria Crítica Herbert Marcuse Max Horkheimer CONCEITOS Cultura de Massa Manifestações culturais destinadas as camadas mais numerosas da população. Indústria Cultural Reunião de instituições e empresas, sendo a principal atividade econômica destinada a produção cultural, com fins lucrativos.

14 Uma pedra no meio caminho Escola de Frankfurt: Instituto era patrocinado com recursos judeus A partir dos anos de 1940 a Teoria Crítica ganha destaque na área da comunicação Cenário da Teoria Crítica: Alemanha Nazista Pesquisadores Max Horkeheimer e Theodor Adorno deixam a Alemanha Nazista, fugindo da perseguição de Hitler

15 Já nos Estados Unidos, estes pesquisadores acompanham o surgimento do que os funcionalistas chamam de "Cultura de Massa" com o desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação, principalmente o Rádio. Manifestações culturais destinadas as camadas mais numerosas da população. Rádio

16 Referências Bibliográficas: Sites da Internet:


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