A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIJUI - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIÊNCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO DEJALMA CREMONESE RODRIGO RAMOS MOSTARDEIRO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIJUI - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIÊNCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO DEJALMA CREMONESE RODRIGO RAMOS MOSTARDEIRO."— Transcrição da apresentação:

1 UNIJUI - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIÊNCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO DEJALMA CREMONESE RODRIGO RAMOS MOSTARDEIRO JURGEN HABERMAS JURGEN HABERMAS IJUI 23 DE JUNHO DE 2008 IJUI 23 DE JUNHO DE 2008

2 Jürgen Habermas

3 1- A Vida de Habermas 1- A Vida de Habermas filósofo alemão contemporâneo, nascido em 18 de junho de 1929 em Dusseldorf,na Alemanha. Estudou nas universidades Gottingen, Zurich e Bonn. Foi o principal estudioso da segunda geração da Escola de Frankfurt, onde foi fundada no mesmo ano em que nasceu.

4 1-1 As figuras comumente associadas com a escola são: Horkheimer, Adorno, Marcuse, Fromm e Habermas. As figuras comumente associadas com a escola são: Horkheimer, Adorno, Marcuse, Fromm e Habermas. Ensinou filosofia primeiro em Heidelberg, e depois se tornou professor de filosofia e sociologia na Universidade de Frankfurt. Ensinou filosofia primeiro em Heidelberg, e depois se tornou professor de filosofia e sociologia na Universidade de Frankfurt.

5 1-2 Obras Abordam temas da epistemologia da política, da ética e da comunicação. Abordam temas da epistemologia da política, da ética e da comunicação Doutorado na Universidade de Bonn, licenciou-se e com um trabalho sobre Schelling Doutorado na Universidade de Bonn, licenciou-se e com um trabalho sobre Schelling.

6 , foi assistente de Theodor Adorno no Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt , foi assistente de Theodor Adorno no Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt Realizou uma pesquisa empírica sobre a participação estudantil na política alemã Realizou uma pesquisa empírica sobre a participação estudantil na política alemã Transferiu-se para Nova York, passando a lecionar na New Yorker New School for Social Research Transferiu-se para Nova York, passando a lecionar na New Yorker New School for Social Research.

7 Dirigiu o Instituto Max Planck, em Starnberg, na Baviera Dirigiu o Instituto Max Planck, em Starnberg, na Baviera transferiu-se para a Universidade Johann Wolfgang von Goethe, de Frankfurt, onde permaneceu até aposentar-se, em transferiu-se para a Universidade Johann Wolfgang von Goethe, de Frankfurt, onde permaneceu até aposentar-se, em 1994.

8 2 -Contexto Histórico Segunda Guerra Mundial Segunda Guerra Mundial. Conseqüências da guerra para habermas: Conseqüências da guerra para habermas: Com as imposições feitas pelos países vencedores,vivenciou outros fatos históricos, como a Guerra Fria; Com as imposições feitas pelos países vencedores,vivenciou outros fatos históricos, como a Guerra Fria; Conflito entre o capitalismo Americano e o socialismo Soviético; Conflito entre o capitalismo Americano e o socialismo Soviético; Divisão da Alemanha,em Ocidental e Oriental, e a sua reunificação em 1989 com a queda do muro de Berlim. Divisão da Alemanha,em Ocidental e Oriental, e a sua reunificação em 1989 com a queda do muro de Berlim.

9 3 - A Especificidade do Fato Moral O Uso Pragmático da Razão Prática: O Uso Pragmático da Razão Prática: Impulsiona e determina, a ação é o resultado que o sujeito pretende obter. Impulsiona e determina, a ação é o resultado que o sujeito pretende obter. O Uso Ético da Razão Prática: O Uso Ético da Razão Prática: A busca do que é bom tanto para o indivíduo, como para a coletividade, atitude ou postura que se baseia em valores. A busca do que é bom tanto para o indivíduo, como para a coletividade, atitude ou postura que se baseia em valores. O Uso Moral Da Razão Prática: O Uso Moral Da Razão Prática: O princípio norteador do agir, a moral surge de uma situação de conflito relacionado com a ação, fenômeno comunitário ou social. O princípio norteador do agir, a moral surge de uma situação de conflito relacionado com a ação, fenômeno comunitário ou social.

10 4-Teoria Crítica de Habermas Articulou criativamente uma extraordinária produção literária especializada nas ciências sociais. Articulou criativamente uma extraordinária produção literária especializada nas ciências sociais. teorias sociais e a história das idéias com uma provocativa. teorias sociais e a história das idéias com uma provocativa. teoria crítica do conhecimento e interesses humanos. teoria crítica do conhecimento e interesses humanos.

11 5 - Teoria Crítica de Habermas comparada com a de Marx A pessoa deve ficar consciente que a ideologia reflete, ou distorce a realidade. A pessoa deve ficar consciente que a ideologia reflete, ou distorce a realidade. Os fatores sexuais, raciais, religiosos, educacionais, profissionais, políticos, econômicos, tecnológicos e ideológicos criam ou contribuem para nossa dependência. Os fatores sexuais, raciais, religiosos, educacionais, profissionais, políticos, econômicos, tecnológicos e ideológicos criam ou contribuem para nossa dependência.

12 6 - Os Três Domínios Genéricos de Interesse Humano

13 6.1 Conhecimento do Trabalho - Ação instrumental - Ação instrumental - Regras técnicas - Regras técnicas - Controle efetivo da realidade - Controle efetivo da realidade - Caracterizam este domínio: - Caracterizam este domínio: - Física, Química, Biologia e ciências exatas. - Física, Química, Biologia e ciências exatas.

14 6.2 Conhecimento Emancipatório - Auto conhecimento, ou auto reflexão. - Auto conhecimento, ou auto reflexão. - Ciências críticas,incluem a teoria feminista. - Ciências críticas,incluem a teoria feminista. - Psicanálise e a crítica de ideologia. - Psicanálise e a crítica de ideologia.

15 6.3 Conhecimento Prático - Interação humana social ou ação comunicativa. - Interação humana social ou ação comunicativa. - Conhecimento social. - Conhecimento social. - Comportamento entre os indivíduos. - Comportamento entre os indivíduos. - Normas sociais,empíricas ou analíticas. - Normas sociais,empíricas ou analíticas.

16 6.3.1 Conhecimento Prático - Disciplinas hermenêuticas classificadas: - Disciplinas hermenêuticas classificadas: - Ciência social descritiva ; - Ciência social descritiva ; - História; - História; - Estética ; - Estética ; - literatura etnográfica. - literatura etnográfica.

17 7 - As três idéias fundamentais de Habermas

18 7.1 A Esfera Pública - Idéias examinadas, discutidas e argumentadas - Idéias examinadas, discutidas e argumentadas - O surgimento da Internet como uma nova esfera - O surgimento da Internet como uma nova esfera

19 7.2 A Reconciliação da Hermenêutica e do Positivismo - Realidade objetiva, as ciências naturais - Realidade objetiva, as ciências naturais - São bem preparadas para explorá-las. - São bem preparadas para explorá-las. - Poder e dominação - Poder e dominação - A lógica da teoria crítica - A lógica da teoria crítica

20 7.3 A Teoria de Ação Comunicativa - Regras semânticas inteligível pelos outros - Regras semânticas inteligível pelos outros - O conteúdo do que é dito é verdadeiro - O conteúdo do que é dito é verdadeiro - Direitos sociais ou normas que são invocadas no uso de idioma. - Direitos sociais ou normas que são invocadas no uso de idioma. - caráter universal. - caráter universal.

21 8 -Teoria da Opinião Pública Condições comunicativas, formação discursiva da vontade e da opinião de um público formado pelos cidadãos de um Estado. Condições comunicativas, formação discursiva da vontade e da opinião de um público formado pelos cidadãos de um Estado.

22 FIM

23 Fontes Pesquisadas as.htm as.htm as.htm as.htm ermas ermas ermas ermas BR&q=jurgen+habermas&btnG=Pesquisar+imag ens.&gbv=2 BR&q=jurgen+habermas&btnG=Pesquisar+imag ens.&gbv=2


Carregar ppt "UNIJUI - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIÊNCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO DEJALMA CREMONESE RODRIGO RAMOS MOSTARDEIRO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google