A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rodrigo Prestes Prof: Dejalma Cremonese Santa Rosa, 28 de junho de 2008 Unijui - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Filosofia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rodrigo Prestes Prof: Dejalma Cremonese Santa Rosa, 28 de junho de 2008 Unijui - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Filosofia."— Transcrição da apresentação:

1 Rodrigo Prestes Prof: Dejalma Cremonese Santa Rosa, 28 de junho de 2008 Unijui - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Filosofia do Direito

2 Filosofia Jurídica Direito objeto de estudo

3 Teoria do conhecimento como é chamada a filosofia, ou gnosiologia. Ela cuida, de investigar este tipo de relacionamento que o ser humano estabelece com o mundo e o chama de conhecimento.

4 Epistemologia designa, a esfera mais alta do conhecimento e constitui a teoria do conhecimento que hoje chamaríamos científico, que se pretende verdadeiro, racional...

5 Na Ontologia como teoria do ser, inclusive dos seres que constituem as múltiplas formas de manifestações objetiva do mundo fenomênico cabe distinguir duas formas de problemas: o seres em si e seres em outro.

6 Realização do Valor Ato Estimativo Sentimento do Valor Perspectiva Gnosiológica segundo Hartmann Ser Real Ser Ideal

7 Perspectiva Ontológica segundo Hartmann Valor Realizado Dever Fazer Dever ser Atual Dever ser Ideal Valor em Si Ser Real Ser Ideal

8 A reflexão filosófica, se apóia na prática de questionar e submeter conceitos e idéias ao teste dos bons argumentos. Ex.: um matemático se ocuparia das relações entre os números, um filósofo indagaria: "o que é um número?".

9 Filosofia do Direito Essência do Direito O que é Direito? Da existência O Direito existe? da Justificação Para que o Direito serve? Do Problema da Justiça Que é Justiça

10 Todo ser Depende EssênciaExistência A relação é Disjutiva Ou a relação é Conjuntiva A essência de um ente depende da existência de outro.

11 Esfera Real Mundo Anímico Mundo Físico Estrato Espiritual Estrato Psíquico Estrato Orgânico Estrato Inorgânico

12 Esfera Ideal Essências Fenomenológicas Entidades Matemáticas e Lógicas Valores

13 Uma Filosofia do Direito, não se pode limitar à teoria do conhecimento, menos ainda às bases da ciência; precisa tratar também de outras perspectivas extremamente complexas, dentre as quais sobressai- se a ética.

14 A Filosofia do Direito envolve pelo menos três lados: O CientíficoO ÉticoO Metafísico

15 Nesses três planos, a teoria do conhecimento, embora criticada modernamente, ainda é, a base da relação entre o homem e seu meio.

16 A filosofia do Direito cuida dos conceitos fundamentais da ciência jurídica, a personalidade, o Estado e muitos outros conceitos do entendimento na atividade científica e técnica da ciência jurídica.

17 Assim como Sócrates, a Filosofia deixou de ser entendida como amor à sabedoria para significar a própria sabedoria.

18 A Filosofia é um mar sem praias, em que até agora temos viajado sem a certeza de encontrar um sítio de terra firme.

19 Fonte: GUSMÃO, Paulo Dourado de. Filosofia do Direito. Rio de Janeiro,1994, Editora Forense, p BOSON, Gerson de Britto Mello. Filosofia do direito: interpretação antropológica. Minas Gerais: Del Rey, 1993, 319 p.


Carregar ppt "Rodrigo Prestes Prof: Dejalma Cremonese Santa Rosa, 28 de junho de 2008 Unijui - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Filosofia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google