A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIJUI Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese ÉTICA Luana Hartmann Miron 24/09/07.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIJUI Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese ÉTICA Luana Hartmann Miron 24/09/07."— Transcrição da apresentação:

1 UNIJUI Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese ÉTICA Luana Hartmann Miron 24/09/07

2 A palavra ÉTICA vem do grego éthos, que significa costume. O termo designa o caráter de cada pessoa, seu modo de ser, derivado da vida social. Éthos, segundo Aristóteles, expressa um modo de ser, uma atitude psíquica, aquilo que o homem trás dentro de si na relação consigo mesmo, com o outro e com o mundo.

3 Ser ético é muito mais do que um problema de costumes, de normas práticas; supõe a boa conduta das açoes, a felicidade pela ação feita e o prêmio ou a beatitude pela alegria da auto-aprovação diante do bem feito no dizer de Aristóteles.

4 No Dicionário Básico de Filosofia, verificamos que a ÉTICA é a parte da filosofia prática que tem por objetivo elaborar uma reflexão sobre os problemas fundamentais da moral, mas fundada num estado metafísico do conjunto de regras da conduta consideradas como universalmente válidas

5

6 Diferente da Moral a ética está mais preocupada em detectar os princípios de uma vida conforme à sabedoria filosófica, em elaborar uma reflexão sobre as razões de se desejar a justiça e a harmonia e como alcançá-las.

7 A moral está mais preocupada na construção de um conjunto de prescrições destinadas a assegurar uma vida em comum justa e harmoniosa.

8 O mundo ético surge da realidade humana ou do denominado mundo da cultura. O mundo ético da origem as Leis éticas, que são regras que dirigem o comportamento humana.

9 A ÉTICA se preocupa não só com os deveres, mas também com os direitos, surgindo assim dois grandes campos de estudo científico: a Deontologia (estudo da ciência dos deveres) e a Diceologia (estudo ou ciência dos direitos). O termo ÉTICA tomado no seu sentido lato, como regulador da conduta humana, assume duas expressões: a Moral e o Direito.

10 Direito e Moral são instrumentos de controle social que não se excluem, antes, se completam e mutuamente se influenciam

11 Direito: ORDEM JURÍDICA Moral: ORDEM SOCIAL

12

13 A ética tem sido aplicada na economia, política e ciência política, conduzindo a muitos distintos e não-relacionados campos de ética aplicada, incluindo: ética nos negócios e Marxismo.economia políticaciência políticaMarxismo

14

15 Também tem sido aplicada à estrutura da família, à sexualidade, e como a sociedade vê o papel dos indivíduos, conduzindo a campos da ética muito distintos e não-relacionados, como o feminismo e a guerra, por exemplo. feminismoguerra

16 Ética Social Para muitos filósofos a Ética Sociológica é uma das formas das éticas voluntaristas baseadas na comunidade humana. A ética Social foi conceituada como uma história natural dos costumes, expressão que remete à etimologia das palavras moral e ética

17 Ética Católica É a que deduz as normas dos atos morais através da palavra moral pronunciada por Deus na revelação, e testemunha na Igreja Católica

18 Ética Política A política é ao mesmo tempo ciência e arte. É a ciência que determina o objeto da sociedade civil e que indica os meios habituais de se atingir o bem comum Nada caracteriza tanto a essência ética do Estado como sua função de realizar o mínimo ético da convivência humana.

19 Ética Econômica A economia social é um ciência normativa que busca proteger as pessoas e os direito de ada um e promover o desenvolvimento da produção levando em conta os direito de todos os interessados

20 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em discurso no 3º Congresso do PT, em São Paulo, que o PT é o mais ético de todos os partidos. "'Ninguém tem mais ética e moral do que o PT", declarou com dedo em riste, sendo aplaudido pelos militantes.

21

22 O presidente falou que houve "erros", e também relembrou que previu sua vitória nas urnas na eleição do ano passado. "É verdade que podemos ter cometido erros e os erros cometidos estão sendo apurados como precisam ser apurados, mas ninguém nesse país tem mais autoridade moral, ética e política que o nosso partido."

23

24 BIBLIOGRAFIA Dicionário Fundação Getúlio Vargas (imagens)www.google.com.br


Carregar ppt "UNIJUI Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese ÉTICA Luana Hartmann Miron 24/09/07."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google