A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Papel do Conselho estadual de Ética Pública do Espírito Santo Governo do Estado do Espírito Santo Conselho Estadual Ética Pública do Espírito Santo Vitória,ES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Papel do Conselho estadual de Ética Pública do Espírito Santo Governo do Estado do Espírito Santo Conselho Estadual Ética Pública do Espírito Santo Vitória,ES."— Transcrição da apresentação:

1 O Papel do Conselho estadual de Ética Pública do Espírito Santo Governo do Estado do Espírito Santo Conselho Estadual Ética Pública do Espírito Santo Vitória,ES – Junho de 2010 Deus Existe!

2 O QUE É ÉTICA?

3 ORIGEM DA PALAVRA ÉTICA Ética vem do grego "ethos", e tem seu correlato no latim "morale", com o mesmo significado: Conduta, ou relativo aos costumes. De modo geral ética e moral são empregas como palavras sinônimas. Atualmente, a palavra ética tem se tornado uma expressão muito usada no cotidiano das pessoas, nas empresas e governos, pela sua constante exposição pela mídia e pelos impactos promovidos pela mesma

4 A ÉTICA SURGIU NA ANTIGA GRÉCIA Historicamente, a idéia de Ética surgiu na antiga Grécia, por volta de 500 a 300 a.C, através das observações de Sócrates e seus Discípulos.

5 Sócrates refletiu sobre a natureza do bem moral, na busca de um princípio absoluto de conduta. Duas formulações mais conhecidas: Nada em excesso Conhece-te a ti mesmo Sócrates Só sei que nada sei.

6 colocava a busca da felicidade (Sumo BEM) como o centro das preocupações éticas. O Homem só encontra a felicidade na prática das virtudes. O ideal buscado pelo homem virtuoso é a imitação de Deus: aderir ao divino. Virtudes:Justiça ordena e harmoniza Prudência ou sabedoria põe ordem em nossos pensamentos põe ordem em nossos pensamentos Fortaleza ou valor faz com que o prazer se subordine ao dever faz com que o prazer se subordine ao deverTemperança serenidade, autodomínio serenidade, autodomínioPlatão Discípulo de Sócrates,

7 Aristóteles Discípulo de Platão Estudou as virtudes e os vícios, concluindo que existem vários bens em concreto para o homem. O homem, como um ser complexo, precisa de vários bens, tais como: Amizade, saúde, e até riqueza. O homem tem seu ser no VIVER, no SENTIR e na RAZÃO. Ele não pode apenas viver, mas viver racionalmente, com a razão. O maior bem? A vida virtuosa. A maior virtude: a inteligência.

8 O homem, quando perfeito, é o melhor dos animais, mas é também o pior de todos quando afastado da lei e da justiça, o homem nasce dotado de armas para serem bem usadas pela inteligência e pelo talento, mas podem sê-lo em sentido inteiramente oposto." Aristóteles - "Política", 1252 b.

9 Mas afinal de contas, o que é a ética a que todos se referem? A ética pessoal funciona como uma bússola para um indivíduo, orientando-o a proceder conforme um juízo de valor pré-adotado por ele mesmo.

10 O jargão o exemplo deve vir de cima é fundamental nas questões éticas tanto no setor público quanto no privado. Se os dirigentes/governantes não realizam suas atividades dentro dos padrões morais que a sociedade almeja, como eles poderão exigir que seus funcionários/colaboradores façam o mesmo? Este é um dos desafios que a sociedade atual precisa enfrentar. O exemplo deve vir de cima

11

12

13

14

15

16

17

18

19 Primeiros Membros Atribuições do Conselho de Ética Pública do ES

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29 Ética: a Flor do Futuro ao alcance de nossa Ousadia, determinação e busca pela Justiça social e Cidadania! Prof. Luiz Fernando Schettino

30 Obrigado! Contato:


Carregar ppt "O Papel do Conselho estadual de Ética Pública do Espírito Santo Governo do Estado do Espírito Santo Conselho Estadual Ética Pública do Espírito Santo Vitória,ES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google